Notícias às 02:00

Conheça artistas que apostam no R&B

Reprodução/Instagram e Rodolfo Magalhães/Montagem

O mundo da música nunca foi tão vasto, com uma indústria consolidada tanto nacional quanto internacionalmente, que praticamente todo dia entrega novidades para seus fãs.

Por conta disso, existem diversos gêneros musicais disponíveis para serem escutados, sendo o R&B um deles. Com forte influência do jazz, soul e até mesmo do hip-hop (principalmente a partir da década 1990), o estilo musical é arcado por sua rítmica bem delineada e alta presença de melismas.

Sabendo disso, nós do OFuxico separamos alguns dos principais artistas que na atualidade estão apostando no R&B para lançar suas músicas.

Confira!

Gloria Groove

Um das maiores drag queens do Brasil e do mundo, Gloria Groove sempre se mostrou uma das artistas mais versáteis da atualidade, cantando diversos gêneros como Pop, Rap/Trap/Hip-Hop, Funk, Reggae e inclusive o tão falado R&B.

Na última terça-feira (1º), ela liberou em todas as plataformas digitais o EP Affair, exclusivamente voltado para o gênero, na qual cada uma das cinco faixas representa uma fase da paixão.

Por se tratar de um projeto visual, as cinco músicas ganharam clipe, com presença constante de Daniel Garcia, persona por trás de Gloria, desmontado, fazendo paralelo entre criador e criatura, outro assunto foco do projeto. Radar, última faixa do EP, teve seu clipe lançado no mesmo dia.

Ariana Grande

Se tem um nome que domina a indústria Pop musical nos dias de hoje, esse é o de Ariana Grande, que não para de acumular recordes em sua carreira.

No último dia 30, ela lançou seu sexto álbum de estúdio, Positions, com o single homônimo liberado uma semana antes. Nesse novo projeto, o R&B domina boa parte das canções, sobretudo sua cara mais romântica e sexy.

“Olá / Obrigada. Esse é meu álbum favorito e sua resposta à música tem deixado meu coração incrivelmente pleno, que nem consigo começar a expressar totalmente o quanto isso significa. Então, obrigada. Muito. Mesmo”, tuítou Ariana com o sucesso do álbum, mostrand ter gostado da sonoridade que apostou nesse trabalho.

Luccas Carlos

Não é só Gloria Groove que está contribuindo para a formação da cena R&B nacional, e entre os muitos artistas que estão fazendo isso, Luccas Carlos com certeza é um dos mais fortes.

Com mais de dois milhões de ouvintes mensais no Spotify, o cantor carioca tem feito muito sucesso com seus lançamentos, inclusive seu trabalho mais recente Solar, álbum recheado de parcerias.

“Lancei um dos melhores trabalhos do ano, tô tendo as melhores respostas da galera em relação as músicas! Ter milhões logo de primeira seria irado também, mas tô muito feliz que o Solar ta chegando e ta batendo para as pessoas que realmente apreciam o trabalho, isso que importa!”, comemorou o artista nas redes sociais.

Mariah Carey

Se o gênero do R&B é conhecido pelos melismas, então a rainha deles não poderia focar de fora esta lista, não é mesmo?

Mariah Carey é uma das maiores cantoras de todos os tempos, e por conta disso, sua forte presença no gênero é bastante significativa para a indústria como um todo e em vários momentos.

No dia 02 de outubro, a artista lançou o álbum The Rarities, composto por faixas descartadas e engavetadas por ela ao longo da carreira, que finalmente tiveram a chance de ver a luz do dia.

Iza

Se a alcunha de alguém no mundo da música é Imperatriz, é porque “tem que respeitar”, assim como a própria Iza parafraseia em Linha de Frente, canção que fecha seu álbum de estreia Dona de Mim.

Falando neste projeto predominantemente R&B, lançado em 2018, continua bastante forte e marcante mesmo com a passagem de dois anos, tendo rendido diversas visualizações e streams para a artista e até mesmo uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

Fora do álbum, Iza também apostou no gênero com canções como Te Pegar e Meu Talismã, com esta última se destacando entre os fãs no Spotify e no YouTube.

Alicia Keys

Outra grande inspiração de vários nomes desta lista para o gênero R&B é Alicia Keys, que domina as paradas do estilo desde o início de carreira.

A influência dela no gênero é tão grande que, no ano de 2001, foi a artista mais ouvida dele.Em 2020, a Recording Industry Association of America classificou Alicia como A artista de R&B feminina com mais certificações do milênio.

Coroando o título em 2020, ela liberou o álbum Alicia, que foi adiado algumas vezes por conta da pandemia do novo coronavírus, que foi o oitavo projeto dela a entrar no Top 10 da Billboard 200 dos EUA.

Agnes Nunes

Com apenas 18 anos, Agnes Nunes se revelou um dos maiores fenômenos da música brasileira atualmente, já tendo mais de 2,3 milhões de seguidores no Instagram.

Muito influenciada pela MPB, Agnes também conta com o R&B em seu repertório, dominando boa parte da lista nacional do gênero no Spotify.

Um de seus lançamentos mais é Escorpião, parceria dela com Xamã, e Romaria, EP de quatro músicas em parceria com Neo Beats.

The Weeknd

Um dos nomes mais falados da atualidade, não tem como falarmos de R&B sem The Weeknd, que ajudou a expandir o gênero e torná-lo mais versátil.

“Ele é um dos maiores artistas que já ouvi. Ouvir alguém com um corpo incrível de trabalho é muito raro. É muito inspirador. Formamos a OVOXO, que se está assumindo agora. Estou orgulhoso dele. Ele trabalha duro. É uma pessoa incrível, ele se tornou um amigo muito próximo de mim”, declarou o rapper Drake para a 2ª Annual OVO Fest.

Recentemente, após ser esnobado no Grammy 2021, The Weeknd teceu diversas críticas ao prêmio, dizendo que muitos artistas negros só conseguem indicações nas categorias de R&B ou Urban Songs, dificultando a entrada de nomes na premiação, citando como exemplo seu trabalho After Lights, muito mais próximo da música Pop e que não fica preso ao citado anteriormente.