Conheça dez filmes e séries mostrando que idade é só um número

Por - 30/06/18

Divulgação/Paris Filmes

Culturalmente, envelhecer sempre foi um tabu. As pessoas tendem a enxergar a velhice como uma sentença e param de agir, desaceleram, se escondem, se censuram. Porém, existem aqueles que enxerguem muito mais do que idade e doenças na terceira idade.

Principalmente hoje em dia, existem as mais diversas instituições que incentivam os idosos a se exercitarem, estudarem, não permanecerem na ideia de que o mundo já está rápido demais e eles estão desacelerando.

Para provar que idade é só um número, entre todos os outros que acumulamos ao longo da vida, algumas estrelas de Hollywood dividem seu estilo de vida após os 60, continuam trabalhando e estrelam filmes que discutem tal assunto.

Confira agora alguns filmes e séries provando que a terceira idade é a "melhor idade":

 

Última Viagem a Vegas (2013)

Billy (Michael Douglas) é um solteirão que em 70 anos nunca casou, mas acabou se encantando por uma moça mais nova. Após um pedido de casamento um tanto polêmico, ele decide organizar uma despedida de solteiro junto de seus amigos de infância Archie (Morgan Freeman), Sam Harris (Kevin Kline) e Paddy (Robert De Niro), com quem estava brigado.

Esses senhores de idade viajam a Las Vegas querendo um tempo juntos, se divertir e sair do convencional. Sam teve o aval da esposa para fazer o que quisesse, desde que não a contasse nada, ela inclusive deu um envelope com Viagra e camisinha para o marido. Archie teve um início de infarto a pouco tempo e fugiu, pois, o filho nunca o deixaria viajar sozinho. Paddy foi convencido a ir, pois estava bravo com Billy, mas ainda adorava os outros dois.

Última Viagem a Vegas é um filme animado. Para começar, ele lida com o luto, amizades antigas, recomeços, doenças, amor e sexo na terceira idade. Sem pudores, foi apresentado de forma divertida os problemas de cada personagem

 

Supergatas (1985 – 1992)

A série gira em torno da vida de Blanche Devereaux (Rue McClanahan), Sophia Petrillo (Estelle Getty), Rose Nylund (Betty White) e Dorothy Zbornak (Beatrice Arthur). Três mulheres na terceira idade que vivem juntas, incentivando e apoiando umas às outras nas mais diversas situações, desde encontros com rapazes mais novos, até quase morte de entes queridos.

Logo no primeiro episódio o humor da série se torna explícito. Blanche está prestes a se casar novamente, deixando Rose e Dorothy preocupadas, visto que elas viviam de aluguel na casa da amiga, caso mais alguém se mudasse, elas precisariam sair. Sophia é mãe de Dorothy e aparece com uma malinha e de táxi, bate na porta da residência e entra, dizendo que o asilo tinha pego fogo.

Em todas as temporadas problemas relacionados a doenças, sexo, trabalho, família, perdas, amizades e novas aventuras são retratados com maestria. Blanche fazia pilates, Sophia era saudável feito um touro, Dorothy era divertida e sem papas na língua, Rose só começou a descobrir o mundo após muito tempo. As Supergatas mostram que barreiras de idade não existem.

 

Red – Aposentados e Perigosos (2010)

O filme gira em torno da vida de Frank Moses (Bruce Willis), um agente aposentado da CIA. Ele leva uma vida normal, inclusive sente um profundo interesse por Sarah (Mary-Louise Parker), uma moça que ele não conhece ao vivo, mas vive conversando com ela por telefone.

Certo dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Preocupado com sua ligação a Sarah, ele procura seus antigos companheiros do serviço secreto Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren). Eles são agentes aposentados prontinhos para tirar a poeira de suas armas e atacarem quem quer que esteja por trás disso.

Além de mostrar uma desenvoltura corporal maravilhosa dos atores, Red também mostra que aposentadoria não é a morte, você estará descansando do serviço que desempenhou, mas não se livrou do fato de ainda estar vivo, podendo assim criar hobbies, ou praticar o que mais gosta desde sempre.

 

Um Amor de Vizinha (2014)

Oren Little (Michael Douglas) é um corretor de imóveis viúvo e rabugento. Bem-sucedido em seu emprego, ele vive uma boa vida, mas tem sua rotina mudada quando o filho, um rapaz com um extenso histórico envolvendo drogas, aparece dizendo que está prestes a ser preso e deixa na casa do pai a filha de 9 anos, Sarah (Sterling Jerins). Apesar de não concordar no início, o rapaz despacha a criança e some.

Sem saber o que fazer, Oren acaba deixando a neta com a vizinha, Leah (Diane Keaton), uma cantora, também viúva. Com o tempo, Sarah passa a chamá-la de avó. A proximidade com elas acaba tornando o personagem de Michael Douglas alguém menos carrancudo, mais alegre.

Um Amor de Vizinha mostra que mesmo perdendo um ente amado, depois de muitos anos casados, ainda existe a chance de encontrar esse sentimento quente e bonito novamente, mesmo que seja na pessoa vivendo na casa ao lado. Sempre existe uma segunda oportunidade de viver um romance.

 

O Exótico Hotel Marigold (2010)

O filme gira em torno da vida de Muriel (Maggie Smith), uma idosa racista que precisa ir para a Índia para fazer uma cirurgia. Douglas (Bill Nighy) e Jean (Penelope Wilton) formam um casal enterrado em dívidas que acaba leiloando a casa para quitá-las. Evelyn (Judi Dench) que decide viajar e conhecer o mundo após perder o marido, e Graham (Tom Wilkinson), um jurista aposentado que foi criado na Índia e decide voltar para lá, após uma longa vida no Reino Unido.

Após verem imagens na internet, eles decidem se hospedar no Hotel Marigold, gerenciado pelo jovem Sonny (Dev Patel), que sonha em transformar a antiga casa da família num verdadeiro oásis para idosos viajantes.

Eles vivem aventuras, reveem a vida e seus preconceitos, além de se aprofundarem mais no autoconhecimento.

O Exótico Hotel Marigold mostra que nunca é tarde para se aventurar e redescobrir sua essência, rever seus ideais e expectativas.

 

Grace & Frankie (2015 -)

A série original Netflix conta a história de Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin), duas idosas completamente diferentes, mas que tem como ligação os maridos Sol (Sam Waterston) e Robert (Martin Sheen). No início do primeiro episódio elas já recebem um balde de água fria: o divórcio.

Ao longo do primeiro episódio já é explicado que Sol e Robert eram gays enrustidos, que viveram um relacionamento escondido por mais de 30 anos, que agora viam a hora certa para se separar das esposas e viver a vida como mereciam.

Após se separarem de Sol e Robert, as duas acabam vivendo juntas na casa de praia adquirida pelos casais. Elas não se suportavam, Grace era uma empresária de sucesso, chique e fina, enquanto Frankie era uma orgulhosa riponga, com seus incensos, chás exóticos, roupas coloridas e maconha medicinal.

Juntas elas passam por todas as aventuras possíveis, desde assaltos, medos, dores, separação. Além da série discutir com maestria masturbação, sexo, sucesso comercial e morte.

 

Despedida em Grande Estilo (2017)

Falando em assalto… O longa se passa na vida de Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin). Eles vivem uma vida parada, entediante, além de sofrerem com problemas financeiros.

Certo dia, Willie acaba testemunhando um assalto milionário e se sente inspirado. Ele chama os amigos Joe e Albert para elaborarem um plano para o próprio assalto. Erguendo as mangas, eles dão o troco num sistema que rouba até migalhas de pombos.

Isso pode parecer brincadeira, mas olha a disposição deles. Após muitos anos sendo roubado por corporações, três senhores de idade montam um plano para dar o troco. Sabe, idade é só um número, muitas vezes é pessoa é eternamente jovem de espírito, planejando situações insanas onde qualquer coisa é possível.

 

Garotas do Calendário (2004)

O longa conta a história de Chris Harper (Helen Mirren) e Annie Clarke (Julie Walters). Elas vivem numa cidade pequena da Inglaterra, onde todos se conhecem. Elas fazem parte de um grupo só para mulheres chamado Women’s Institute, para atividades voltadas a jardinagem, preparo de doces e compotas, etc.

O marido de Annie morre de leucemia, devido principalmente a falta de estrutura e preparo do hospital local. Vendo a amiga perdida e triste, Chris decide tentar levantar fundos para a melhora das condições hospitalares, além da contratação de profissionais especializado em algumas áreas.

O plano de Chris é criar um calendário, onde todas as vendas são voltadas para o hospital. As moças do Women’s Institute se reúnem e a proposta é fazer com que cada mês seja uma delas mostrando seu talento, seja um bordado ou um bolo, mas com um porém: completamente nuas.

O filme é baseado em uma história real, que repercutiu na época, inspirando senhoras a saírem da zona de conforto, seja para praticar algum esporte ou aprender alguma coisa nova, ajudar alguma ONG, ou até mesmo trabalhar em meio período, ajudando a comunidade, mostrando que a idade não afeta utilidade.

 

Um Senhor Estagiário (2015)

O longa gira em torno da vida de Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos que não conseguiu ver toda aquela felicidade na aposentadoria, apesar do que todos seus amigos diziam.

Cansado de ficar vagando pela casa sem nada para fazer, ele decide voltar a trabalhar, após muitas recusas se torna o estagiário sênior de um site de moda, fundado e dirigido pela jovem Jules Ostin (Anne Hathaway).

Ao longo do filme, Ben e Jules se tornam grandes amigos, principalmente pela maturidade do estagiário, capaz de ajudá-la nas mais diversas áreas, desde dirigir pela cidade, até aconselhar em questões matrimoniais.

Um Senhor Estagiário mostra que nunca é tarde para recomeçar, e que experiência vale muito, mas muito mesmo. Uma pessoa de idade tem muito valor no mercado de trabalho, afinal, sabedoria não se compra, mas se adquire com a vivência.

 

Do Jeito que Elas Querem (2018)

O filme mais atual da lista conta a história de Diane (Diane Keaton), Vivian (Jane Fonda), Sharon (Candice Bergen) e Carol (Mary Steenburgen), quatro amigas que todo mês iniciam uma nova leitura, em um tipo de clube do livro. A escolha mensal é Cinquenta Tons de Cinza, o que no início causa constrangimento, mais para frente muda a mente de cada uma.

Vivian está completamente satisfeita com seus relacionamentos sem compromisso. Sharon passa por um divórcio que dura décadas, parecendo nunca ter fim. Diane se vê viúva, após passar 40 anos casada. Carol está assistindo seu casamento desmoronar aos poucos, desesperada por alternativas que o salve.

Juntas, elas se apoiam e incentivam, sempre visando tornar o próximo capítulo de sua existência o melhor possível, sem abrir mão das memórias antigas, criando novas ainda mais incríveis.

Do Jeito que Elas Querem mostra um lado divertido da terceira idade, onde alguém passou por quase tudo, precisando de um refresco, uma novidade. No filme, as amigas encontram isso num livro de soft-porn, mas fora das telinhas existem milhares de outras opções, desde danças, ioga, esportes, lutas, música, leitura, idiomas, qualquer coisa que possa melhorar e animar uma parte tão pouco compreendida da vida.

---