Notícias às 05:00

Cramulhão tá on! Outras novelas também destacaram o diabinho na garrafa

Eriberto Leão, Osmar Prado e Gabriel Sater
Eriberto Leão, Osmar Prado e Gabriel Sater “conviveram” com o cramulhão na ficção – Foto: TV /Globo

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) é unanimidade, mas Gabriel Sater, o Trindade em “Pantanal” tem ganhado destaque na trama e a admiração do público, não apenas por soltar a voz nas modas de viola, com “Cavalo Preto” e outras canções.

A relação do bonitão com o cramulhão, que o leva a fazer premonições e ter até uma viola enfeitiçada, já caiu no gosto da galera e virou uma trama à parte. Tanto que muita gente lembrou que já ouviu falar no demo da garrafa anteriormente.

Se no remake da novela, o administrador da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) se apaixona por Irma (Camila Morgado) e diz que seu coração só poderá ser libertado do trato que fez com o diabo se ele o entregar a uma mulher “com cara de anja” que atravessa seu caminho, em outras tramas de Benedito Ruy Barbosa, o Cramulhão também fez as suas.

Sempre envolvido em um pacto que é firmado com alguém em troca de algo, pacto este que resulta no aprisionamento da alma e do coração de quem pede, o Capeta da Garrafa esteve em outras novelas de Benedito.

O CRAMULHÃO DE ‘PARAÍSO’ – 1982/ 2009

O peão José Eleutério, interpretado por Kadu Moliterno na primeira versão e por Eriberto Leão no remake, em 2009, era conhecido como “Filho do Diabo” e se apaixonou pela Santinha vivida por Cristina Mullins no original e depois por Nathalia Dill.

Eles viveram um amor proibido e Eleutério (Cláudio Corrêa e Castro/ Reginaldo Farias), o pai do peão, criava um diabinho numa garrafa, o que lhe dava poderes.

O CRAMULHÃO DE RENASCER – 1993

Para sair da pobreza, o homem humilde Tião Galinha (Osmar Prado) decidiu fazer o pacto com o “Coisa Ruim”. Ele queria largar os manguezais para enriquecer facilmente e conquistar seu tão sonhado pedaço de terra. 

Patrão de Tião, o coronel José Inocêncio, (Antonio Fagundes) tinha um diabinho na garrafa e a isso era atribuído seu poder, sua riqueza e seu corpo fechado. Ele, então, ensinou como criar o próprio “demo”: “Arrume uma galinha preta que nunca botou um ovo. O primeiro ovo que ela botar vai ser na palma da sua mão. Você vai chocar o ovo debaixo do seu sovaco, 21 dias e 21 noites, do lado do coração. Esse ovo vai tá galado pelo demo!”, explicou Inocêncio.

CONHEÇA A LENDA DO CRAMULHÃO

Também é conhecido como “Diabinho da Garrafa”, “Famaliá” e “Capeta da Garrafa”, o cramulhão está sempre envolvido em um pacto que é firmado com alguém em troca de algo. Este pacto resulta no aprisionamento da alma e do coração de quem pede.

Segundo a lenda, uma vez feito o tal pacto com o diabo, a pessoa que quer a graça tem que conseguir um ovo, do qual nascerá um diabinho de 15 a 20 centímetros.

Não se trata de um ovo qualquer. Ele tem que ser fecundado pelo próprio diabo e seria do tamanho de um ovo de codorna.

Em algumas regiões do Brasil, acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo. Em outras, que seria colocado por um galo, e não por um galinha.

Para conseguir o tal ovo, deve-se esperar a Quaresma, Na primeira sexta-feira após estar de posse dele, a pessoa tem que ir até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo embaixo do braço esquerdo.

Após 40 dias, ele é chocado e nascerá o diabinho. É aí que ele entra na garrafa, onde fica bem fechado.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!