Crianças da Cidade de Deus são aprovadas para o Balé Bolshoi

Por - 07/11/21

Seleção de crianças carentes para o balé BolshoiFoto: Reprodução/ Instagram @escola_bolshoi

A cidade de Deus entrou para o mapa mundial quando o filme que leva o nome do bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro arrebatou bilheterias e segue até hoje consagrado no cinema. De lá pra cá, o local revelou talentos como Tati Quebra Barraco e agora, destaca duas crianças aprovadas para a maior escola de balé do mundo, o Bolshoi Integrantes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Alunos do Instituto Artreiros, projeto social localizado na comunidade, Pedro e Ana Luisa foram selecionados para fazer parte da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. As aulas começam no ano que vem e ao longo de oito anos eles irão receber 100% de bolsa para moradia, alimentação, lazer e viagens nas férias para o Rio de Janeiro.

A seleção foi feita pelo russo Pavel Kazarian, diretor-geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

A notícia da aprovação de Pedro e Ana Luisa foi motivo de festa na comunidade. Os professores do Instituto Artreiros celebraram nas redes sociais.

Veja +: Balé Bolshoi fez apresentação inesquecível em São Paulo

MELHOR COMPANHIA DE BALÉ DO MUNDO

Considerada a melhor companhia de balé do mundo, o Ballet Bolshoi é a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou. Sua origem se deu em 1773 quando um grupo de bailarinos, meninos e meninas carentes, e outros cidadãos servos, foi formado através de aulas realizadas em um orfanato de Moscou, porém a capital da URSS ainda era Leningrado.

No início da sua história, o Ballet Bolshoi sofreu com a competição de outras escolas de peso da Rússia, como a do então Ballet Imperial Russo — atual Ballet Mariinsky. Ainda assim, foi capaz de dar os primeiros passos para sua consagração mundial.

Na segunda metade do século 19, o Bolshoi encenou espetáculos fundamentais para a história da dança, montados por aquele que é considerado o “pai do balé clássico” e um dos principais coreógrafos de todos os tempos: Marius Petipa. O bailarino franco-russo foi responsável por apresentações como Dom Quixote (1869).

Petipa tinha um estilo de trabalho bastante exigente e primava pela grandiosidade e o virtuosismo técnico, cobrando muita intensidade dramática dos seus pupilos. Desse período, destacam-se bailarinas como Yekaterina Geltzer.

Veja +: Joelma se emocionou com história de bailarino

BOLSHOI NO BRASIL

Única filial do teatro no mundo todo, no Brasil a escola funciona desde o dia 15 de março de 2000 e proporciona a formação de artistas na área da dança. Com aulas de balé que utilizam a metodologia Vaganova no currículo, além de aulas complementares e danças contemporâneas, aceita alunos de todos os estados do país e do exterior.

Tudo começou quando, em 1996, a companhia russa realizou uma turnê pelo Brasil e a cidade de Joinville foi inclusa na rota. O espetáculo programado aconteceu no 14° Festival de Dança, e os russos ficaram impressionados com a receptividade do público e com a empolgação da cidade em relação à arte da dança. Depois desse acontecimento, começaram a esboçar propostas para que uma unidade da escola fosse instalada no país.

Sem fins lucrativos, a escola, preocupada em manter um compromisso social, concede 100% de bolsas de estudo aos seus alunos e oferece vários benefícios. Todos os anos acontece uma seleção para a escolha de novos bailarinos para o curso básico e para o técnico de dança clássica. Para isso, há o apoio da Prefeitura de Joinville, e a escola é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e por uma instituição conhecida como “Amigos do Bolshoi”.

Para conseguir uma vaga, existem pré-seleções feitas em algumas partes do país com datas definidas, e as audições com os selecionados acontecem na própria instituição. Nessa parte, são disponibilizadas algumas vagas femininas e masculinas e são preenchidas de acordo com a disponibilidade de cada ano.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Mãe de Marília Mendonça passou mal e foi levada ao hospital
Detalhes do velório de Marília Mendonça
Famosos lamentam a morte de Marília Mendonça
O último vídeo: Marília Mendonça fez imagens momentos antes de embarcar no avião
Produtor de Marília Mendonça trabalhou com Cristiano Araújo
Relembre os clipes inesquecíveis de Marília Mendonça
Sammy Lee fala sobre a morte de Marília Mendonça
Adeus Marília Mendonça – Galeria de fotos para relembrar
Saiba como foi o último show de Marília Mendonça
Polícia civil detalha a queda de avião onde viajava Marília Mendonça
Luciano Huck ressalta legado de Marília Mendonça
Avião de Marília Mendonça bateu em torre de alta tensão
Roberta Miranda passa mal ao saber da morte de Marília Mendonça
Marília Mendonça vendeu jatinho privado durante a pandemia
Marília Mendonça deixou filho com o pai antes de viajar
Marília Mendonça se declarou para a mãe na véspera da sua morte

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino