Notícias às 13:00

Cristiane Machado: ‘O resgate da autoestima é essencial’

Divulgação/Paula Brandino

Vítima de violência doméstica, Cristiane Machado foi convidada para participar do projeto Muito Mais que Isso, que tenta ajudar mulheres que sofreram algum tipo de violência, e que já se encontram no estágio da recuperação traumática.

O objetivo é tentar resgatar a autoestima dessas mulheres através de um ensaio fotográfico.

“Mágico seria se os traumas pelos quais elas passaram, pudessem ser apagados de suas histórias, mas como isso não é possível, o propósito é fazer com que as fotos representem o encerramento do ciclo dos fantasmas das agressões e, ao mesmo tempo, representem o início de uma nova etapa na vida delas, voltando a se sentirem bonitas e seguras e mostrando que são muito mais que isso”, comentou a empresária e idealizadora do projeto, Nina Fuchs.

Em um estúdio no Rio de Janeiro, a atriz posou para as lentes da fotógrafa Paula Brandino.

“Acho que a proposta do resgate da autoestima é essencial. A mulher que sofre violência doméstica começa a ter o olhar sempre para outro e a agressão é tão cruel, que a mulher deixa de se amar, de olhar para si e enxergar quem ela é. Eu estou passando por isso. Eu, atriz, acostumada a fotos, a me cuidar, olhei e pensei: Meu Deus, sou eu? Vivemos com tantos traumas que perdemos a referência de quem somos. E esse projeto ajuda a retomar esse olhar generoso e nos empoderar como mulher, como ser humano. Fiquei maravilhada com a proposta, que foi essencial para mim. Voltar a me amar de novo, me resgatar como pessoa”, relatou Cristiane.

Cristiane Machado estampa a capa da revista Plena
Cristiane Machado é homenageada na Câmera dos Deputados
Cristiane Machado será palestrante no Mulher SuperBonita

Cristiane Machado

Cristiane Machado