Danny Glover visita a Rocinha em dia de confronto

Por - 28/05/18

Daniel Delmiro/AgNews

Maior comunidade carente do país, a Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu a visita de Danny Glover no domingo (27).

O ator norte-americano, embaixador das Organizações da Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos e questões raciais, souvire reuniu com moradores e ouviu suas colocações sobre a onda de violência que aterroriza a região.

A Rocinha viveu uma manhã violenta em que um jovem morreu e três pessoas ficaram feridas entre elas um policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora local. O encontro com seria realizado na sede da Associação de Moradores da Rocinha, mas os intensos confrontos provocaram a alteração dos planos. Glover se reuniu com moradores num espaço ao lado da passarela que dá acesso à comunidade.

"Estou um pouco desencantado por vocês não terem podido entrar e se encontrar lá em cima comigo. Mas estou interessado em ouvir vocês e saber de suas histórias", disse o ator.

O grupo teatral Bando Cultural Favelados apresentou a peça Brasil, um Campo de Concentração, que faz uma alusão à violência imposta durante a ditadura militar e à brutalidade de agentes de segurança na atualidade.

"Sem paz, sem justiça! A questão não é simplesmente o fim da violência, mas a presença da Justiça. Gostaria de agradecer a todos os atores que encenaram essa peça e parabenizo-os pela sua coragem. Os artistas, que são moradores, fazem parte de um processo de cura. Arte é algo que você vê e se sensibiliza. Isso serve para mostrar as impressões, as histórias de vocês e a sensibilidade das pessoas. Obrigado pela oportunidade de eu estar aqui apreciando a arte e ouvindo de vocês, pela arte, o que têm a dizer", disse o artista.

O ator Osmar Prado tambem esteve presente ao ato e lamentou que Danny Glover não pode circular pela comunidade.

"Fui convidado a participar desse ato para dar visibilidade. Íamos fazer uma caminhada pela Rocinha até para que Danny Glover tivesse uma visão melhor do que está acontecendo. Seria bom ele conhecer de perto".

 

 

 

 

 

 

 

---