Dar voz a negros na TV é foco do canal Trace Brazuca

Por - 23/07/20

Divulgação

Em tempos de engajamento de famosos na luta antirracista e nos quais a representatividade negra nos meios de comunicação passou a ser uma exigência desta população no mundo todo, o Brasil ganha um novo canal televisivo dedicado a criar novas narrativas para este público, geralmente tão mal representado na história da TV em nosso país.

Trata-se do Trace Brazuca, canal pago que estreia nas operadoras Claro (canal 624) e Vivo (canal 630) neste sábado (25), data em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana.

Com programação inteiramente focada na cultura afrourbana no Brasil, o canal promete um novo olhar para esta população, muitas vezes vítima de visões preconceituosas e estereotipadas em outros canais.

“Este projeto conta a nossa história, a nossa narrativa, de uma forma verdadeira e sensível”, diz Ad Junior, influenciador que responde pela área de marketing do novo canal e que está no time de sua implementação no Brasil, em conversa com o jornalista Miguel Arcanjo Prado para OFuxico.

“Estamos aqui para potencializar a visibilidade dessa pauta e dessas pessoas para que sejam legitimamente representadas. Vamos quebrar essa barreira com histórias positivas e talentos plurais. Com certeza, veremos um Brasil cada vez mais entendendo e respeitando a diversidade, porque a Trace é isso”, complementa Junior.

Música e cultura afrourbana

Tendo a música como carro-chefe, o canal promete espaço para novos artistas da cultura afrourbana na TV e nas redes sociais, com um conteúdo original durante 24 horas que realmente converse com a audiência. Na grade estão previstas produções originais e ainda retransmissão de programas internacionais da Trace.  

A programação estará ainda no Vivo Play, na TV, smartfone, tablet ou notebook. Na Claro, estará disponível Ao Vivo no aplicativo do NOW, plataforma de streaming da operadora, e disponibilizará conteúdos para o assinante assistir quando quiser em uma pasta exclusiva dedicada ao canal.

Para José Papa, CEO da Trace Brasil, a estreia do canal vem no bojo da discussão antirracista mundial, tema que ganhou maior relevância após o brutal assassinato do homem negro George Floyd pelo policial branco Derek Chauvin nos EUA, que gerou uma onda de protestos planetária.

“A sincronicidade global de acontecimentos que trouxe a discussão antirracista para a vida das pessoas só reforça a importância e a relevância da presença da marca no país. É um projeto ambicioso e inovador, que traz toda a bagagem adquirida ao longo dos anos, presente nas mais diversas culturas”, diz ele.

Segundo o executivo, “a Trace tem legitimidade no discurso e a missão de tangibilizar essa pauta que sempre foi tão urgente”. Papa promete ainda “formato e conteúdo multiplataforma” inéditos no Brasil.

Comunicação negra

O grupo midiático afrourbano Trace chegou ao Brasil em 2019 e é responsável pelo programa Trace Trends na Rede TV!. O conglomerado comunicativo existe desde 2003 e está presente em 27 canais que falam com 350 milhões de pessoas em 120 países, sempre focado em programação multicultural e com farta dose de representatividade da população negra.

Tais números tornam o grupo Trace líder no segmento negro na França, Inglaterra, Caribe, Oceano Índico e África Subsaariana. Agora, a marca aposta forte no Brasil, país que segundo o IBGE tem 120 milhões de pessoas pretas e pardas: ou seja, negros correspondem a mais da metade dos brasileiros, público ávido por se ver de forma positiva na tela da TV. 

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