Notícias às 20:00

Darren Criss declara que não interpretará mais gays em respeito aos LGBTs

Reprodução/Instagram/@darrencriss

Darren Criss declarou que não aceitará mais os roteiros de temática LGBT porque não quer privar atores gays de papéis LGBTs.

O ator, que é hetero, foi aclamado na noite de ontem com o Globo de Ouro de melhor ator em serie limitada por interpretar o personagem gay de Andrew Cunanan em American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace e também foi premiado com o Emmy em setembro passado elo mesmo papel.

“Eu quero ter certeza de que não serei outro garoto hetero assumindo o papel de homem gay”, disse ele em entrevista.

Ele disse que tem sido “uma alegria” atuar em papéis gays, mas não se sente mais confortável fazendo isso. Antes do American Crime Story, ele era conhecido principalmente por sua interpretação do aluno gay Blaine Anderson em Glee. E também atuou no musical Hedwig – Rock, Amor e Traição, no papapel titulo onde interpretou uma drag queen.

“Há certos papéis que eu vou ver que são simplesmente maravilhosos”, explicou ele. “Mas eu quero ter certeza de que não serei outro garoto hetero assumindo o papel de homem gay.”

O debate sobre quem tem o direito de interpretar certos personagens foi reacendido no início deste ano, quando Scarlett Johansson deixou de interpretar um personagem transexual após uma reação negativa.

Sir Ian McKellen está entre os críticos da atitude de Hollywood em relação aos atores gays. Nenhum homem abertamente gay já ganhou o Oscar de melhor ator, enquanto atores heterossexuais levaram para casa o prêmio por interpretar papéis LGBT.

Tom Hanks venceu para a Filadélfia em 1993, enquanto Sean Penn ganhou por Milk em 2009. No total, 52 atrizes e atores heterossexuais foram indicadas ao Oscar por interpretar personagens gays.

 

Matéria original do site Empoderadxs, cedida gentilmente para OFuxico.