Notícias às 16:38

Débora Falabella protagoniza peça do Grupo 3 de Teatro

Marcos Ribas/Brazil News

O Grupo 3 de Teatro, formado pelos atores Débora Falabella, Gabriel Paiva e Yara de Novaes, já está chegando ao seu sexto espetáculo, e desta vez, reestrearam na última quarta-feira (29) a peça Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, da autora Silvia Gomez, no Teatro Vivo, localizado no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo.

Com Débora e Yara em cena, dirigidas por Gabriel, a peça aborda o encontro entre duas mulheres em uma estrada brasileira, após uma delas ser violentada.

Diversos famosos estiveram presentes, entre eles, a atriz Flávia Garrafa; o ator Daniel de Oliveira; a atriz Cynthia Falabella (irmã de Débora Falabella); a atriz e diretora Rachel Ripani, e outros.

Daniel de Oliveira, Flávia Garrafa e Cynthia Falabella (irmã de Débora) prestigiaram a reestreia de Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante

Na trama, enquanto aviões de várias partes do mundo decolam e aterrissam, a vigia do KM 23 de uma rodovia abandonada encontra jogada no asfalto uma garota que delira após ser violentada naquela noite estrelada.

"Terminei este texto no final do ano passado, mas ele começou a se materializar mesmo em 2015, dia após dia, diante do aumento dos casos de estupro e violência contra a mulher no Brasil, histórias que temos visto tomar as notícias. Acho que a peça é um desabafo, alegoria, uma resposta artística a essa realidade, buscando falar dela em outra camada: escrevo sobre um encontro entre duas mulheres num KM abandonado do Brasil. Uma delas acaba de ser violentada e, no delírio da violência, fala”, revelou Silvia.

“Busco no delírio um diálogo com a realidade impossível de alcançar. De que sintoma complexo do nosso tempo e do nosso país as estatísticas falam? Não tenho respostas exatas, mas muita perplexidade e perguntas que procuro elaborar na cena absurda. Escrevi pensando no Grupo 3, pois há muito tempo queria criar algo só para eles, que são minha turma de Belo Horizonte, MG, com a qual comecei e troco há mais de 20 anos", completou.

Grupo 3 de Teatro no palco de Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante

Com linguagem não realista e poética e humor ácido, o texto discute as relações de dominação e resistência, de conflito e poder, praticadas pela humanidade há muito tempo. É uma obra ao mesmo tempo política e psicológica, local e universal, escrita por uma das principais dramaturgas brasileiras atuais, que já teve seus trabalhos publicados em sete idiomas.

"Em geral, encontro personagens em situações de limite pessoal, emocional, às vezes físico. Nesse lugar, onde as convenções parecem de repente suspensas, uma espécie de lucidez-delirante – assim mesmo, contraditória – toma corpo nas relações e na fala perplexa. Aquilo que não gostamos de dizer vem à tona, as palavras ficam perigosas e ao mesmo tempo quase engraçadas – há uma espécie de humor instável nascido do impasse", acrescentou a dramaturga.

A peça estreou no Sesc Consolação, passou pelo Teatro João Caetano e Sesc Santo André tendo forte repercussão de mídia, público e imprensa e agora realizará uma curta temporada no Teatro Vivo de 29 de janeiro a 13 de fevereiro, às quartas e quintas.

Se interessou em conferir Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante?

Serviço:Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante
Com Grupo 3 de Teatro
Teatro Vivo – Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi, São Paulo
Temporada: 29 de janeiro a 13 de fevereiro, às quartas e quintas, às 20h
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos

Retrospectiva

Quem nasceu em 2019

Quem morreu em 2019

Quem casou em 2019

Quem separou em 2019

O Brasil se despede de Gugu Liberato

Notícias Relacionadas