Dia D! Britney Spears depõe sobre tutela nesta quarta-feira (23)

Por - 23/06/21

Britney Spears em foto, com olhar cansado e roupa transparenteBritney Spears em foto, com olhar cansado e roupa transparente (Foto: Reprodução Instagram)

Mais um round na luta de Britney Spears por sua independência acontece nesta quarta-feira (23). A cantora de 39 anos vai falar perante um tribunal sobre o controle que o pai, Jamie Spears, tem sobre sua vida, negócios e fortuna. Por conta da pandemia, a audiência será virtual.

Partiu da própria artista americana o desejo de falar diretamente à Corte. Vale destacar que Britney não costuma falar sobre o assunto de forma direta e pública.

No ano passado, Spears entrou com um pedido para remover seu pai da tutela e dar poder exclusivo sobre seu patrimônio a uma instituição financeira. Seu advogado, nomeado pelo tribunal, disse que ela tinha “medo” do pai. Ela questionou a aptidão dele em controlar sua carreira diversas vezes.

Veja+: Britney Spears diz que foi obrigada a trabalhar doente dinheiro foi extorquido sob tutela do pai

De acordo com o jornal The New York Times, o primeiro pedido de remoção da tutela foi em 2014. Na época, a os advogados apresentaram uma lista de motivos para que Jamie deixasse de ter o controle sobre a vida de Britney Spears. Entre eles, estavam o consumo de bebida, comportamento e uma “mesada semanal” que a cantora recebia.

Anos depois, a cantora chegou a firmar que sentia que “a tutela se tornou uma ferramenta opressora e de controle sobre ela”, segundo um investigador do tribunal em relatório de 2016. Nos documentos, Britney também informou que queria que a tutela fosse encerrada o mais rápido possível.

“Ela está ‘cansada de ser explorada’ e disse que é ela quem trabalha e ganha dinheiro, mas todos ao seu redor estão em sua folha de pagamento”, destacou o investigador.

A cantora ainda afirmou que o pai estava “obcecado” e controlava quem podia ser seu amigo ou não, quem ela namorava e até a possibilidade de uma reforma na cozinha de Britney. Os documentos asseguram que a artista vivia “com muito medo”, e que se cometesse qualquer erro, as consequências eram “muito severas”.

Veja+: Sobrinha faz aniversário e Britney Spears nem aparece

#FreeBritney

Dos 22 anos de Britney Spears como cantora profissional, 13 deles foram vividos tendo o pai como tutor. Desde 2008, Jamie foi nomeado na justiça americana como responsável legal por assuntos pessoais e financeiros da princesa do pop.

Essa decisão judicial, o movimento #FreeBritney e indícios de que a cantora estaria insatisfeita com a situação são os principais temas de “Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela”, documentário do jornal “The New York Times”, que está disponível no Globoplay.

A cantora americana de 39 anos vendeu mais de 150 milhões de álbuns na carreira e passou a ter problemas com a saúde mental a partir de 2007. Hoje, ela tem uma fortuna de US$ 60 milhões, cifra bem abaixo do esperado para uma carreira de tanto sucesso, segundo a revista “Forbes”.

Veja+: Britney Spears conversa com pedras

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino