Dia do Homem: quem se destaca neste conturbado 2020?

Por - 16/07/20

Fotomontagem

A comemoração da data é recente, mas o Dia do Homem existe. E não é dia 1º de abril… Por aqui, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Mas entrou definitivamente para o calendário em em 1999, quando em Trinidad e Tobago, o Dr. Jerome Teelucksingh, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), criou a data com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de gênero masculino. 

Em outros países, o Dia do Homem é comemorado em 19 de novembro, com o mesmo objetivo.  Desde então, muitas campanhas têm sendo feitas em vários países, na expectativa de conscientização principalmente sobre o câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão, bem como a igualdade entre os gêneros masculino e feminino. 

A reportagem de OFuxico perguntou a algumas famosas quem seria o homem que representa a data, neste conturbado 2020.

Mulheres famosas elegeram os homens de 2020. Confira: 

Ivy Moraes – ex-BBB20

Eu não poderia deixar de  homenagear o meu marido, principalmente por tudo o que aconteceu dentro da casa do BBB. Nós não estávamos juntos e, mesmo assim, ele honrou com a minnha familia, com o nosso filho, com os meus amigos, ele cuidou de tudo. Fica a minha eterna admiração pelo Rogério por tudo o que  ele fez por mim. É muito importante por todos os motivos e o que mais me marcou, me deixou mais admirada por ele foi o fato dele, sem querer nada em troca, cuidar de mim à distância, cuidar das minhas redes sociais, sem se mostrar, embora não estivéssemos mais juntos. Esse é o verdadeiro sentido do amor, o significado de cuidado e carinho.

Jojo Todynho – cantora

Péricles, um exemplo de marido, pai e artista. Uma pessoa ímpar, tive o prazer de ir num evento em que ele estava e eu sequer sonhava ser Jojo Todynho. Fui muito bem tratada por ele. Sou muito fã do trabalho dele, admiro muito, ele é um homem de f!. 

Dany Ornellas – atriz de Órfãos da Terra, estará em Nos Tempos do Imperador

O homem que representa o Dia do Homem nesse momento conturbado é o que entende que a sua primeira casa, a sua primeira morada, é um útero feminino, que gera a vida como a terra gera pra gente. Esse homem se relaciona com o feminino de uma outra forma. A gente não bate, não quebra, não desrespeita a casa que a gente mora. A gente tem a nossa casa como espaço sagrado. Então esse homem precisa entender esse corpo feminino como um espaço sagrado.  É assim que crio o meu filho, pra eu me reconectar, pra fazer as pazes com o masculino e me reconectar, gerei um filho homem. Desde o primeiro momento que soube que habitava um ser em mim, mesmo sem saber se seria homem ou mulher, já conversava e queria que entendesse que sou sua primeira morada e por isso tem que me amar e respeitar profundamente. 

Jaqueline Grohaslky- ex-BBB e cantora

Alok, um pai de família que se importa muito com o próximo, faz lives solidárias, está sempre em pensando ajudar. 

APri – cantora pop

Felipe Neto, que saiu da zona de conforto, se desconstruiu, se expôs diante do cenário complicadíssimo da política no Brasil e está fazendo a diferença influenciando muitos  jovens e adolescentes, dessa vez em assuntos muito relevantes socialmente. 

Ju Colombo – atriz de Bom Sucesso

O homem de 2020 já compreendeu que a honestidade e transparência nos sentimentos são os únicos meios para atrair uma mulher de valor e, com ela, construir uma relação onde, acima da perfeição, haja a disposição e confiança em ser a sua melhor versão e merecer a melhor versão de sua companheira. 

Bia Damini – atriz de Malhação 

Só me vem na cabeça a Djamila Ribeiro e um rapaz chamado Fábio Mariano, pensando que o Dia do Homem é muito sobre entender masculinidades tóxicas e descontruí-las. Me veio à cabeça uma live que ela fez com ele e aprendi muitas coisas! Acho que dentro desse panorama da pandemia, nós temos a oportunidade de acesso a essas lives e a esses conteúdos é de uma riqueza muito grande! 

Cinara Leal – Atriz que estará em Nos Tempos do Imperador

Carlos Roberto de Freitas Leal, meu irmão que sempre me inspirou, teve Covid-19, ficou 6 dias na UTI, foi um dos primeiros caso de coronavírus no Rio de Janeiro e hoje curado. 

Lady Chokey – DJ

Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor geral da OMS. Com todos erros e acertos, deu a cara à tapa nessa pandemia pra tentar fazer o mundo todo entender a gravidade da situação e salvar vidas no combate a esse vírus. 

Renata Banhara – Atriz e apresentadora

Trabalho diretamente na Delegacia da Mulher em ação voluntária com minha ações de acolhimento Às mulheres vítimas de violência e entendo que o homem que representa essa data, em 2020 é o que acolhe a mulher. Os homens da polícia civil, militar, o escrivão, o delegado, o policial que dirige a viatura e socorre prontamente as mulheres com um olhar doce e singelo, muito diferente do que as pessoas imaginam. Eu lido com a dor, com o sofrimento, o desespero da mulher e encontro mulheres de bem e homens sérios e acolhedores, que até parto fazem. Há duas semanas, chamei hospitais, ambulâncias, ninguém veio. Um policial parou a viatura e me ajudou a fazer o parto. É esse tipo de homem que legitima a segurança, o carinho e a atenção. Homens que trabalham numa área tão bruta, mas que precisam ser respeitados e ter palavras de carinho, existe exceções. A grande maioria ajuda e acolhe. 

Rafaela Berlucci – modelo trans

Luiz Henrique Mandetta, ex-Ministro da Saúde, que foi muito coerente e transparente em tudo o que agiu em relação à verdade da pandemia. 

Tati Zatto – DJ

Só Deus mesmo. Um ano tão difícil que não consigo pensar em um homem para elegê-lo como homem do ano. Só me vem Deus à cabeça . Aquele que tem nos sustentado diante de tanta desgraça. 

Nubia Ólliver – modelo

Sérgio Moro, ele teve atitude, sabe o que quer. Chegou onde chegou por não ter medo. Fez o que prometeu.e veio a público quando foi necessário dar explicações. 

Adryana Ribeiro – cantora

Tedros Adhanom Ghebreyesus, da OMS. É um ano atípico e não é fácil segurar a pandemia no mundo inteiro, uma carga de muita responsabilidade. Estamos todos ainda envoltos nessa energia e ele é a pessoa que teve que carregar toda essa responsabilidade nas costas. Ele é o primeiro africano a ocupar esse cargo, a representatividade nesse panorama todo, é a figura dele.

Jojo Todynho desabafa sobre crise de ansiedade: 'Loucura'
Nubia Oliiver esbanja beleza em Haras
Renata Banhara e Tânia Oliveira posam de noivinhas caipiras

---

Tags: