Dia dos Namorados: Filmes para a data mais romântica do ano

Por - 12/06/18

Reprodução/New Line Cinema/The Notebook

Dia dos namorados… Ah, que época romântica. Nessa data tão especial, para todos os pombinhos, é essencial terem planos, mesmo que seja só pegar cobertas e se enrolar no sofá com um balde de pipoca, o mozão e um filminho na televisão. Assim como também existem pessoas solteiras que sentem a necessidade de assistir alguma coisa romântica, seja pra chorar ou se convencer de que não planeja entrar num relacionamento.

De qualquer forma, independente do que você busca, sempre existe um filme romântico do seu agrado. Pode ser o clichêzão, uma película mais rebuscada, ou até mesmo algo cheio de reviravoltas.

A infinidade de opções pode agradar a gregos e troianos.

Confira aqui uma lista de pelo menos alguns romances, que OFuxico escolheu, para curtir no Dia dos Namorados, sozinha ou na companhia de alguém especial:

Filmes para quem está solteira e está afim de chorar um pouquinho:

Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

Recém casados, Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) se mudam para um apartamento em Nova York. Após analisar as contas bancárias, ele decide contatar um amigo para verificar se existia alguém enviando dinheiro sujo para sua esposa, mas durante a busca pelo suspeito, Sam acaba sendo assassinado por uma pessoa próxima.

Após descobrir que o seu assassino pretendia continuar com o golpe, Sam entra em contato Oda Mae (Whoopi Goldberg), uma ex-presidiária que não conseguiu emprego e decidiu se fingir de vidente. O bom coração de Oda faz com que ela enxergue a alma de Sam e o ajude a tentar contatar Molly e avisar sobre o criminoso.

 

Um Amor Para Recordar (2002)

Landon (Shane West) é um adolescente irresponsável e sem metas. Após aprontar uma brincadeira de mal-gosto e quase deixar um jovem paraplégico, ele é punido sendo obrigado a participar da produção de uma peça. Ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma garota certinha e filha de um pastor, que tem uma lista de desejos a realizar.

O adolescente sem futuro se apaixona por Jamie e eles vivem um romance fofo, até onde o destino permite. Qualquer outra informação será considerada spoiler.

 

Filmes aqueles que querem um clichêzinho:

Simplesmente Acontece (2014)

Os britânicos Alex (Sam Clafin) e Rosie (Lily Collins) são melhores amigos desde criança, juntos eles enfrentaram amores fracassados, problemas na família e escolares. Apesar de se gostarem, nunca houve algo além da amizade. Um dia, Alex decide estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. Segredos surgem com a distância entre eles, novos namoros, mas algo continua atraindo Alex e Rose em direção um ao outro.

 

Diário de Uma Paixão (2004)

O filme conta a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), jovens apaixonados que se conheceram durante a década de 1940 num parque de diversões. Pelo rapaz não ter rico, os pais da garota os separam, inclusive interceptando as cartas mandadas por ele durante a Segunda Guerra Mundial. Após muitos anos sem notícias um do outro, Allie seguiu em frente com um oficial do exército, Lon Hammond Jr. (James Marsden). Porém, a vida não queria o casal separado, como a família Hamilton, e acabou fazendo-os se reencontrar.

 

Filmes para quem curte filmes mais comédia romântica adolescente:

10 Coisas que Odeio em Você (1999)

Na casa dos Stratford existe um impasse entre o Sr.Stratford (Larry Miller) e a filha mais nova, Bianca (Larissa Oleynik), a garota quer arranjar um namorado, mas o pai ciumento não quer deixar. Após muita discussão surge uma ideia: ela só poderia namorar no momento em que a filha mais velha, Katherine (Julia Stiles), fizesse o mesmo. O problema é que a primogênita não tem o mínimo interesse em namoros, preferindo estudar e curtir a vida sozinha.

Vendo sua paixão adolescente triste e um possível romance indo por água abaixo, Cameron (Joseph Gordon-Levitt) contrata Patrick Verona (Heath ledger) para conquistar a carrancuda Katherine Stratford.

 

Sorte no Amor (2006)

A socialite de Manhattan Ashley Albright (Lindsay Lohan) é a pessoa mais sortuda de Nova York. A garota faz o bom uso de toda essa sorte, até perder o dom durante um baile de máscaras, em que beija o azarado Jake Hardin (Chris Pine). O ato romântico faz com que o inesperado aconteça: a sorte deles é invertida e a vida de ambos virada de ponta cabeça.

*Uma observação interessante sobre esse filme, é a participação especial da banda britânica McFly.

 

Filmes clássicos, para os românticos mais 'cult':

Casablanca (1942)

Durante a Segunda Guerra Mundial, fugitivos do regime nazista tentam fugir por uma rota em Casablanca, Marrocos. Rick Blaine (Humphrey Bogart) é um exilado americano, que se refugiou na cidade marroquina, sendo dono de uma das casas noturnas da região. O estabelecimento é uma fachada para ajudar condenados a fugir para os Estados Unidos.

Certo dia um casal aparece pedindo ajuda. Enquanto tenta auxiliá-los, Rick reencontra sua antiga paixão, a belíssima Ilsa (Ingrid Bergman), que está casada e presa ao regime nazista.

 

Bonequinha de Luxo (1961)

Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa que vive em Nova York. Sua maior cina é casar com um milionário e deixar de viver a vidinha medíocre. Todos os dias, enquanto imagina seu futuro, ela toma café em frente a loja de jóias Tiffany.

Sua mente muda ao conhecer o vizinho Paul Varjak (George Peppard), um escritor bancado pela amante. Holly fica confusa entre continuar seguindo seu sonho de enriquecer, ou viver com o possível grande amor de sua vida.

 

Filmes para quem quer fugir do clichê:

Ferrugem e Osso

Alain (Matthias Schoenaerts) se divide em dois empregos: segurança de boate e lutador de vale-tudo clandestino. Certo dia, enquanto separava uma briga numa festa, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma treinadora de orcas.

Entre o romance e seus empregos, ele tem um filho de cinco anos. Durante um dos raros momentos em que Alain está focado no primogênito, a criança cai e bate a cabeça com uma força absurda. Aliado a quase perda do filho, Stéphanie sofre um acidente e perde as duas pernas, não podendo mais trabalhar.

Ferrugem e Osso é um romance cheio de drama, um verdadeiro soco no estômago e no emocional do espectador.

 

Mensagem Para Você (1998)

Kathleen (Meg Ryan) é dona de uma pequena livraria, negócio familiar há 42, ela vive com o noivo, Frank (Greg Kinnear), mas se mostra insatisfeita com o relacionamento ao se corresponder com alguém anônimo na internet. Todos os dias troca e-mails com o internauta, mesmo sem ter a mínima ideia de quem seja.

Em certo ponto do filme, Joe Fox (Tom Hanks) chega a cidade com sua enorme rede de livrarias Foxbooks, acabando com os negócios de Kathleen. A moça o odeia com todas as forças, sem nem imaginar que seu correspondente na internet é ele.

 

Filmes com temática LGBT:

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Leonardo (Guilherme Lobo) é um adolescente cego, ele constantemente tenta conseguir sua independência, contrariando os desejos da mãe superprotetora. Ele tenta buscar sua identidade o tempo todo, e isso não muda com a chegada de Gabriel (Fabio Audi). Juntos, Leonardo passa a entender melhor quem é, explorando sua sexualidade e personalidade mais a fundo.

 

Flores Raras (2013)

O filme se passa em 1951, onde Elizabeth Bishop (Miranda Otto) vive em Nova York e é uma poeta tímida, cheia de inseguranças, não se sente à vontade nem mesmo narrando seu trabalho, exceto para o amigo mais próximo, Robert Lowell (Treat Williams).

Querendo mudar de ares e mais motivação, ela viaja ao Rio de Janeiro, planejando passar algum tempo na casa da colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta Lota de Macedo Soares (Glória Pires).

No início Elizabeth e Lota não se gostam, não ficam confortáveis próximas, mas esse sentimento muda, chegando num ponto em que elas se apaixonam perdidamente uma pela outra.

 

Filmes para casais que querem chorar juntinhos:

Um Dia (2011)

Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conheceram dia 15 de julho, na faculdade, sentindo desde o primeiro segundo juntos uma ligação quase sobrenatural. Durante 20 anos eles tentam ficar juntos, tendo sempre algo impedindo, sejam as circunstâncias ou a distância.

Ao longo do filme Emma enfrenta dificuldades na carreira e nos relacionamentos, enquanto Dexter consegue tudo com um estalar de dedos. Apesar das diferenças e das vidas diferentes, todo ano, em algum momento eles se encontram sem querer, mostrando que a conexão é real e os interliga como um.

 

Antes do Amanhecer (1995)

Durante uma viagem de trem para Viena, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se encontram e começam a conversas. Papo vai, papo vem, eles se interessam um pelo outro.

Ele a convence a desembarcar na cidade de Viena, em vez de seguir viagem.

Aos poucos eles se envolvem numa paixão crescente e intensa. Porém, a distância poderia atrapalhar o romance em desenvolvimento, visto que ao amanhecer do dia seguinte, Jesse iria para os Estados Unidos e Celine voltaria para a França. Nesse meio tempo, eles aproveitam a companhia um do outro o máximo que conseguem.

Antes do Amanhecer é o primeiro de uma trilogia de filmes completa por Antes do Pôr do Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), todos dirigidos pelo diretor Richerd Linklater e aclamados pela crítica.

---

Tags: