Notícias às 16:34

Dia Mundial do Rock: Como surgiu e as lendas do gênero

Reprodução/YouTube

Saudade de uma aglomeração, né minha filha? Bem antes de se falar em uma pandemia, em pleno século 21, que faria as vidas de todo o mundo passarem por uma grande mudança, a banda Queen, com o imponente vocalista Freddie Mercury, marcaria a história da música nos mais diversos gêneros, principalmente o rock, no dia 13 de julho de 1985.

Dessa forma, a data passou a celebrar o aniversário da épica apresentação do grupo britânico no festival beneficente Live Aid e nesta segunda-feira (13), se celebra os 35 anos do famoso show, além de comemorar o Dia Mundial do Rock – somente no Brasil.

Como assim? Pois é, parece loucura, mas só a terra verde e amarela levou a sério a proposta de Phil Collins, que se apresentou no festival. Durante sua festa no palco, o artista tentou emplacar a proposta para a multidão que estava ali, vendo o palco, e também a que acompanhava pela TV. Apesar de uma tentaiva meio frustrada, duas rádios roqueiras de São Paulo levaram a proposta bem a sério e a onda pegou por aqui.

Importância

 

O Live Aid reuniu cerca de 60 dos maiores nomes mundiais da música da época a fim de arrecadar fundos para auxiliar o combate à fome no continente africano, mais precisamente na Etiópia. Transmitido pela BBC, o evento aconteceu simultaneamente entre os estádios Wembley, em Londres (Inglaterra), e John F. Kennedy, na Filadélfia (Estados Unidos), com apresentações de Madonna, Elton John, U2, Paul McCartney, Tina Turner e até uma reunião do Led Zeppelin.

Criado por Bob Geldof, que chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela iniciativa, o festival teve proporções tão inimagináveis que é difícil ter um números certeiros. A arrecadação monetária gira em torno de 40 milhões de libras até 150 milhões de libras. Segundo a Rolling Stone dos Estados Unidos, a festança beneficente foi chamada de 'Woodstock dos anos 1980'.

Vale lembrar ainda que em 1982, o Queen teve um certo desapontamento comercial com o álbum Hot Space e poucos meses antes do Live Ainda, Mercury havia lançado o disco solo Mr. Bad Guy. Sendo assim, o show no evento foi uma oportunidade de provar ao público o poder da banda. Tão icônico que tal momento ganhou uma cena quadro a quadro na cinebiografia Bohemian Rhapsody (2018).

Cheio de significados, nada melhor do que curtir o Dia Mundial do Rock com uma espécie de playlist de clássicos que o OFuxico preparou. Segue o fio abaixo!

Bohemian Rhapsody

 

Na apresentação de mais ou menos 20 minutos, Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon colocaram o público do Estádio Wembley e de casa para vibrarem com grandes hits, incluindo o qual deu nome ao filme que garantiu um Oscar de Melhor Ator para Rami Malek.

Whole Lotta love

 

Formada na Inglaterra em 1968, Led Zeppelin foi – e ainda é – um grande nome no rock and roll. Com o vocalista Robert Plant, a banda possui fãs por vários lugares e teve um grande sucesso com Stairways To Heaven (1971). Depois disso, os conhecidos como precursores do heavy metal angariaram bons resultados em seus trabalhos, incluindo Whole Lotta Love.

Another Day in Paradise

 

Pai da atriz Lily Collins e 'criador' do Dia Mundial do Pock, Phil Collins é outro artista de sucesso no rock/pop. Ex-integrante da banda Genesis, o britânico segue em atividade depois de batalhas contra o alcoolismo, por exemplo, e problemas na saúde, incluindo a surdez de um dos ouvidos.

Tempo Perdido

 

Se a data foi levada a sério no Brasil, não dá pra deixar de fora um dos grupos de maior relevância no cenário atual. Legião Urbana tem hit atrás de hit que fica até difícil escolher uma canção de Renato Russo, mas Tempo Perdido é um título forte e dá um gostinho especial para aqueles que ainda não ouviram o astro.

Epitáfio

 

Outro grupo brasileiro presente nas rodinhas de amigos é o Titãs. Paulistana, a banda de rock já flertou com o pop-rock, o grunge, a MPB, o punk rock, new wave… De som calmo ao pesadão, Epitáfio é aquela canção que tem um lugar especial no coração de muita gente.

(I Can't Get No) Satisfaction

 

Outra formação britânica, The Rolling Stones segue muito atual. Recentemente, durante a ação promovida por Lady Gaga e a organização Global Citizen para ajudar os profissionais da saúde na luta contra o novo coronavírus, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts deram um show de casa, sem perderem a essência dos palcos.

Hey Jude

 

Juntamente com o The Rolling Stones, The Beatles foi um grupo que causou fervor mundial. Ambas ficaram conhecidas pela chamada Invasão Britânica nas paradas dos Estados Unidos e se tornaram febres nos mais variados cantos do planeta.

Notícias Relacionadas