Dica OFuxico: Grupos que são verdadeiros anjos da guarda de pets desaparecidos

Por - 27/02/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram/Murilo Rocha

Você já sentiu na pele a dor de perder um animal de estimação? Ou até mesmo ver seu bichinho fugir e ter a terrível sensação de que vai ser difícil encontrar? Calma, essas histórias podem ter um final feliz como o meu, graças à ajuda de grupos e ONG’s que se dedicam na ajuda de resgate desses pedacinhos fujões!

Na última semana passei momentos de verdadeiro terror: minha cachorra, Violeta Furacão, uma SRD (Sem Raça Definida) preta, linda, escapou da guia e da coleira e sumiu, em plena noite, na região do Ipiranga, em São Paulo. Ao escapar, ela foi atropelada e fugiu, com medo.

Durante dois dias a agonia de pensar que poderia nunca mais vê-la me trouxe uma sensação dolorida de impotência, dor e muita tristeza.

Violeta Furacão: minha cachorrinha fujona!

Anunciando em redes sociais, conheci diversas ONGs e grupos que se dedicam à ajuda da causa animal. Foi a minha sorte: nunca imaginei a quantidade de pessoas engajadas em buscar, acolher, ajudar na procura da minha filhota de quatro patas. Violeta tem 3 aninhos e nós a adotamos há 2 anos, quando ela sofria maus tratos de seu antigo tutor.

Essa história teve um final feliz graças ao empenho de grupos que colaboram com a busca e divulgação de pets que fogem, se perdem e até mesmo são roubados de dentro de casa.

OFuxico entrevistou Rodrigo Ferreira, do Grupo Amo Animais Jardim da Glória, para saber como criaram e como agem nessa missão que acalma o tutor e que traz de volta pra casa esses bichinhos que são verdadeiros filhos para quem os ama.

O grupo em questão começou com Shirley Lucchesi, uma tutora desesperada em busca da sua gatinha perdida.

“A Shirley Lucchesi, em 2018, perdeu a gatinha e buscou a ajuda de pessoas nos arredores. Juntou com mais pessoas e a busca se tornou grande. Paralelamente temos o grupo Programa da Vizinhança Solidária (PVS) e contamos até com a ajuda de alguns policiais. O Grupo Amo Animais Jardim da Glória nasceu da necessidade de divulgarmos os animais perdidos, machucados e tudo mais", contou Rodrigo.

OF: E o PVS?

Rodrigo Ferreira: O grupo PVS tem a ajuda da Polícia Militar para ajudar em buscas de pessoas. A gente sempre entendeu que animais fazem parte das famílias, então, por que não ajudar a buscar e localizar? O PVS é das pessoas que moram em determinada rua, tem o cadastro das pessoas e não tinha a divulgação de animais nas redes. As normas são mais rígidas em relação a postagens. Então, quando me chamaram, aderi ao grupo para somar e para postarmos essas coisas.

OF: O Grupo Amo Animais Jardim da Glória  só ajuda na procura dos animais perdidos?

RF: Ajudamos de todas as formas possíveis. Divulgamos os perdidos, ajudamos resgatar os que vemos nas ruas e divulgamos buscando seus tutores ou lares temporários (LT) ou lares definitivos. Se vemos um animal que sofreu um acidente, acolhemos, levamos para atendimento, fazemos vaquinha virtual, rifas, tudo para ajudar também a quem acolheu um anilmal temporariamente a alimentar e medicar se necessário.

OF: Quantos participantes há hoje no grupo?

RF: Hoje temos 122 participantes e criamos uma dimensão bem bacana. Temos indicações, fazemos o auxílio também aos bairros vizinhos e temos casos que vamos até mesmo mais longe ajudar com nosso engajamento. No Instagram acabamos de criar o amo.animais2020. Temos o mais antigo, o @ajudamiau, tudo pensando no conforto, na volta ao lar, na busca de uma família aos pets abandonados ou perdidos.

OF: O grupo acaba virando uma família?

RF: Sim, viramos uma grande família e agregamos sempre mais pessoas que queiram ajudar na causa animal. Tentamos juntos resolver da melhor forma possível, temos um esquema de busca, de divulgação, pessoas que compartilham, vão às ruas, divulgamos notícias de outros grupos e criamos até subgrupos.

OF: Para que os subgrupos?

RF: Para atender um caso específico. Uma busca determinada, montamos subgrupos naquele bairro, naquele local para fazer uma busca maçante.

OF: Como vocês levantam dinheiro par alimentar, salvar?

RF: Usamos muito o site do vaquinhas, com divulgação ampla, fazemos rifas  online, organizamos brechós com roupas e o dinheiro todo revertido. Tudo para ajudar nos resgates, alimentação, medicamentos…

OF: No grupo existem profissionais de alguma área pet?

RF: Sim, temos a adesão de veterinários. Temos também uma coisa bacana que é a indicação de profissionais, como dog walker, hotelzinho, veterinários, clínicas, alimentação. É uma ajuda mútua. Temos até uma tabela com veterinários listados, para indicarmos e que também nos ajudam muito no atendimento, na medicação, no socorro, resgate,”

OF: Além de veterinários, mais profissionais aderem ao grupo?

RF: Temos alguns policiais que abraçam a causa animal. Quando precisamos algo mais forte, como intimar alguém ou que possa necessitar de segurança, temos os policiais no grupo também.

Para ajudar o Grupo Amo Animais Jardim da Glória você pode entrar em contato através do Facebook Amo Animais e das páginas do Instagram Amo.animais2020 e Ajuda Miau.

Graciele Lacerda e a felicidade de reencontrar Nescau, que havia fugido de casa

A imagem está no Instagram @Gracielelacerdaoficial

Zezé Di Camargo e Graciele perderam seu pet

O mais recente caso de “sumiço” de pet no mundo dos famosos aconteceu no início de fevereiro. Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda enfrentaram um momento bem difícil. Nescau, o cachorro de estimação do casal, fugiu da fazenda em Goiás. Em sua conta no Instagram, o cantor compartilhou fotos com o animalzinho e pediu ajuda para encontra-lo.

"Pegamos o Nescau pequenininho, cuidamos, medicamos e demos muito amor. Viajamos e deixamos ele na fazenda, e quando voltamos simplesmente ele desapareceu. Alguém da região de Araguapaz, Aruanã, Mozarlandia se souberem notícias, avisem a gente. Por favor", escreveu ele.

Depois do anúncio, o casal conseguiu reencontrar Nescau!

"O Nescau voltou! Graças a Deus estava em uma fazenda vizinha e graças a divulgação de vocês ele já está conosco! Foram horas de aflição e desespero, mas tudo acabou bem! Obrigada pelas orações e divulgação!", falou ela.

Nome de Graciele e rosto de Seu Francisco estão na pele de Zezé
Zezé Di Camargo pede ajuda para encontrar cão desaparecido

---

Tags: ,