Divulgado atestado de óbito de Príncipe Philip

Por - 05/05/21

Reprodução/Instagram

Segundo o jornal Daily Telegraph, já saiu o atestado de óbito do duque de Edimburgo. O documento diz que o marido da Rainha Elizabeth II morreu de 'velhice'. 

O príncipe Philip morreu 'pacificamente' aos 99 anos no mês passado, mas o Palácio de Buckingham não revelou a causa da morte na época. 

Agora o aviso oficial da morte revela que ele morreu simplesmente 'por velhice'. 

O certificado foi assinado pelo médico da família real, Sir Huw Thomas. 

De acordo com a publicação, a descrição 'velhice' é aceita se o paciente tiver mais de 80 anos e se o médico ter cuidado pessoalmente do paciente por um longo período, observando um declínio gradual de seu estado de saúde. 

Isso sugere que não houve nenhuma outra doença ou lesão identificável que contribuiu para a morte, incluindo o problema cardíaco que o forçou a se submeter a um procedimento cirúrgico poucas semanas antes de morrer. 

O atestado também revela o nome completo e títulos do duque: "Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, anteriormente conhecido como Príncipe Philippos da Grécia e Dinamarca, anteriormente conhecido como Philip Mountbatten."

  

Compromissos reais

 

Segundo a imprensa internacional, espera-se que a Rainha Elizabeth II entregue o papel de seu falecido esposo, o Príncipe Philip, ao seu filho, o Príncipe Charles em seus próximos compromissos reais. Segundo o jornal The Sun, o Príncipe de Gales assumirá o papel tradicional do Duque de Edimburgo como consorte real, ao lado de sua mãe durante a Abertura Estatal do Parlamento, evento anual realizado em maio no Reino Unido, que marca o início das sessões do parlamento inglês. 

O falecido membro da realeza, que morreu aos 99 anos no começo deste mês, deu um passo atrás em seus deveres reais após sua aposentadoria em 2016, por isso não será a primeira vez que Charles acompanhará sua mãe à inauguração do Parlamento. 

Uma fonte informou ao The Sun que agora que o duque morreu, espera-se que Charles assuma um papel mais importante e ativo ao lado da mãe, como uma preparação para quando ele chegar ao trono. 

"É um sinal claro de que a Rainha não quer que a coroa pule uma geração e que o Príncipe Charles começará a assumir um papel ainda mais importante na vida real", disse a fonte. 

"Será uma prova visível de apoio à Rainha por parte dos membros sênior da família em eventos futuros, e abertura do Parlamento não é exceção", acrescentaram. 

 A fonte esclareceu que, se realmente a rainha quisesse ver o neto William tornar-se rei, o duque de Cambridge assumiria esses novos compromissos, mas não é assim. Será Charles quem assumirá ao lado da mãe.

---

Tags: