É pique! Rádio Bandeirantes exibe especial dos 80 anos de Pelé

Por - 22/10/20

Pelé completa 80 anos de idade nesta sexta-feira (23). Em homenagem ao Atleta do Século, a equipe de esportes da Rádio Bandeirantes preparou um especial que irá ao ar na programação esportiva do sábado (24).

A reportagem abordará as fases mais importantes da vida e da carreira do craque, com depoimentos de familiares, ex-companheiros do Santos e da seleção brasileira, personalidades e material de arquivo do Centro de Documentação e Memória (CEDOM) da emissora.

Uma versão deste especial irá fechar o Jornal Gente de sexta-feira (23) com reapresentação nos programas Os Donos da Bola, às 12h, e Nossa Área, às 20h.

Pelé joga, canta e encanta

Pelé sempre foi louco por música e composição – mas nunca falava sobre isso, diz ele, porque não queria que o público fizesse a comparação entre Pelé compositor e Pelé jogador.

“Isso teria sido uma grande injustiça – no futebol, meu talento foi um presente de Deus, a música é apenas para me divertir. Escrevi muitos livros, marquei muitos gols, gerei filhos, plantei muitas árvores. A única coisa que falta é uma lembrança musical da minha vida”, disse.

Rodrigo y Gabriela acrescentam: “Somos ambos grandes fãs de futebol. Quando crescemos na Cidade do México, ouvimos muitas histórias sobre Pelé e a lendária seleção brasileira que triunfou na Copa do Mundo de 1970 em nossa terra natal. Imagine nossa surpresa e alegria ao descobrir que Pelé não só é o maior jogador de futebol de todos os tempos, mas também é um cantor e compositor muito talentoso? É uma grande honra para nós colaborar com Pelé por ocasião do seu 80º aniversário.”

Essa música especial começou quando Rodrigo y Gabriela – vencedores do último Grammy com seu álbum Mettavolution – foram convidados pelo produtor musical mexicano Jorge Berlanga para contribuir com uma canção para um tributo ao lendário compositor Armando Manzanero.

Ao descobrir que Rod & Gab são fanáticos por futebol, Jorge comentou que era um bom amigo de Pelé, e perguntou se eles teriam interesse em trabalhar em uma música juntos.

Rapidamente, a música fluía entre São Paulo e Ixtapa, no México. Acredita No Véio foi escrita originalmente por Pelé em 2005, quando trabalhava com sua parceira regular, a jazzista e arranjadora brasileira Ruria Duprat, mais conhecida por seu trabalho com as estrelas do jazz Diana Krall, Randy Brecker e Ron Carter.

Sobre a própria música, o Rei disse: “Escrevi essa porque quando eu jogava no Santos, o treinador falava que quando a gente perdia era nossa culpa, mas quando ganhávamos era a macumba que ajudou. A música brinca com isso – é claro, macumba não ganha nenhum jogo”.

No dia 23 de outubro, Pelé comemora 80 anos em casa com a família, em São Paulo. Acredita No Véio é um pequeno presente para os seus fãs em todo o mundo e também um presente para ele próprio.

A faixa foi lançada com total apoio da Fundação Pelé.

John Legend dedica música à esposa em meio ao luto que vivem
Luan Santana vai se pronunciar nas redes sociais sobre fim de noivado