Notícias às 09:49

Em Portugal, Lucélia Santos faz duras críticas ao Brasil

AgNews

Há 15 dias, Lucélia Santos fixou residência em Portugal, onde passará uma temporada atuando na novela Na Corda Bamba, escrita por Ruy Vilhena. Em entrevista ao programa Você na TV, da TVI, a atriz de 62 anos contou que saiu do Brasil revoltada com a atual situação política e econômica do país e que tem sido perseguida por se expressar contra o governo.

"Sou perseguida por isso há muitos anos. Eu sempre tive uma posição de esquerda, assumidamente. Sempre tive do lado dos trabalhadores e das populações mais afetadas…", revelou.

Lucélia fez duras críticas o país.

"É um retrocesso civilizatório, uma coisa inexplicável. Todo o dia no Brasil você acorda e acha que está vivendo um pesadelo. Só que você acorda e está dentro do pesadelo, porque ele não passa. E a cada dia as notícias vão piorando. É um desrespeito total às instituições, à constituição, inclusive. A grande meta no Brasil hoje é defender a democracia, que está frágil. A gente está debaixo das botas dos militares, inclusive com relação ao Supremo Tribunal Federal. Isso é uma crise institucional e quase constitucional. O país está completamente dividido desde 2013, desde que o Aécio Neves perdeu a eleição pra Dilma. Naquele momento, o país ficou dividido a metade", desabafou.

Lucélia destacou ainda a gravidade da questão ambiental.

"O Brasil é o país que tem o maior potencial ambiental do planeta hoje. Talvez junto com o continente africano e a Austrália. Nós temos a maior floresta tropical úmido do mundo, que é a Floresta Amazônica. E eles querem destruir tudo. Eu sou uma defensora da Amazônia há mais de 30 anos, dos bichos, da fauna, da flora e dos povos da floresta (seringueiros, caboclos, índios)".

Durante a entrevista, Lucélia sugere que Portugal faça um boicote ao Brasil.

"Acho que vocês podem nos ajudar. Tem que boicotar todos os que querem destruir a floresta: as empresas, os produtos. Não comprar mais. Isso é uma forma séria de dar um basta. Esse produto está comprometido com a destruição da floresta, que implica na destruição do clima da humanidade, boicota, rompe contrato, não compra. Essa é a única linguagem que se pode entender porque é a linguagem do capital".

Lucélia Santos se forma professora de ioga 

Lucélia Santos escapa da morte

Confira:

 

Notícias Relacionadas