Notícias às 06:00

Entenda a condição que paralisou metade do rosto de Justin Bieber

Justin Bieber
Foto: Reprodução/Instagram @justinbieber

Recentemente, Justin Bieber apareceu em um vídeo nas redes sociais para anunciar que está com o rosto parcialmente paralisado por causa de uma condição viral chamada Síndrome de Ramsay Hunt, causada pelo vírus varicela-zoster, que também é o responsável pela catapora e pela herpes zoster. Por causa do diagnóstico, ele teve que adiar alguns show de sua turnê.

“Quero atualizar vocês do que está acontecendo, obviamente como vocês podem ver pelo meu rosto. Eu tenho uma síndrome chamada Ramsay Hunt, por causa desse vírus que ataca os nervos do meu ouvido e meus nervos faciais e fez meu rosto ficar paralisado”, explicou o cantor.

Leia+: Justin Bieber adia shows por causa de doença: ‘Está piorando’

Nas imagens, ele apareceu tentando mover o rosto, mas sem sucesso, por conta da condição. “Como vocês podem ver esse olho não está piscando, não posso sorrir desse lado do meu rosto, esse lado do nariz não se move. É uma paralisia total desse lado do meu rosto”, contou.

Os seguidores ficaram preocupados com a saúde dele, porém, o marido de Hailey Bieber fez questão de tranquilizá-los. “Amo vocês, obrigada por serem pacientes comigo. Vou melhorar. Estou fazendo todos os exercícios para que meu rosto volte ao normal, é só uma questão de tempo, mas não sabemos quanto exatamente”, garantiu.

Diante da notícia sobre o estado de saúde de Justin Bieber, OFuxico separou informações importantes sobre a síndrome e conversou com a Dra. Kátia Blume, cirurgiã dentista especialista em odontologia estética, que revelou detalhes médicos sobre o que afeta o cantor.

A SÍNDROME DE RAMSAY HUNT

A síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora. Ela é um distúrbio neurológico raro que ocorre quando esse vírus toma conta de um nervo na cabeça perto do ouvido interno. Após ter varicela na infância ou herpes zoster quando adulto, o indivíduo pode ficar com o vírus adormecido no corpo, e ele pode se reativar, produzindo sintomas da Ramsay Hunt. O risco de ter esta condição aumenta em pessoas imunossuprimidas, diabéticas e em crianças ou idosos que já tenham sofrido com catapora.

Entre os sintomas está uma erupção dolorosa que acontece dentro do canal auditivo e fora do ouvido. Além disso, isso também pode ocorrer na língua e no céu da boca. Em razão do acometimento do ouvido interno, as pessoas afetadas pela condição podem apresentar vertigem ou zumbido no ouvido.

Em alguns casos, a síndrome de Ramsay Hunt também causa perda auditiva no lado do rosto que foi impactado pela condição. Como o astro pop, também o indivíduo também pode apresentar fraqueza, queda facial ou paralisia no lado do rosto prejudicado pelo vírus. Essa fraqueza gera dificuldade para fechar o olho, fazer expressões faciais, levantar a sobrancelha e para mastigar.

“A paralisia dos músculos faciais ocorre devido a compressão do nervo facial causada pela inflamação da região pelo vírus da varicela zoster”, explicou a Dra Kátia Blume.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da doença que acometeu o astro canadense é realizado com base nos sintomas apresentados. Também são feitos exames no ouvido, testes para avaliar o lacrimejamento e o paladar, e o PCR, que é capaz de detectar a presença do vírus.

“O diagnóstico é realizado principalmente pela sintomatologia, exame na região do ouvido. Também é possível fazer o PCR para detectar presença do vírus causador da síndrome”, explicou a especialista

TRATAMENTO

O tratamento desta síndrome consiste na utilização de medicamentos anti-inflamatórios fortes e antivirais, assim como os analgésicos, em caso de dor. O uso de lubrificantes específicos para os olhos à noite e lágrimas artificiais durante o dia também é indicado para evitar a secura do olho afetado, principalmente, se ele não estiver fechando. Exercícios de fonoaudiologia podem ajudar a minimizar os sintomas na audição e estimular os músculos faciais, melhorando a paralisia.

“Em alguns casos quando há compressão do nervo facial é necessário uma intervenção cirúrgica para descomprimir o nervo”, acrescentou a cirurgiã dentista.

Leia+: Justin Bieber e a esposa Hailey são barrados em restaurante de Nova York

Se o nervo acometido não estiver muito danificado, os movimentos podem voltar ao normal em algumas semanas. Entretanto, em uma situação mais grave, pode não acontecer a recuperação total. Diante disso, o indicado é iniciar o tratamento o mais rápido possível, sendo que o recomendado é até três dias após o inícios dos sintomas.

FAMOSOS QUE TAMBÉM JÁ TIVERAM PARALISIA NA FACE

Angelina Jolie

Grosby Group

Angelina Jolie revelou para a revista Vanity que sofreu de paralisia facial de Bell, um problema que ataca o nervo facial e pode permanecer por meses, logo após a separação de Brad Pitt.

Sylvester Stallone

Reprodução/Instagram @officialslystallone

Ao nascer, Sylvester Stallone teve uma paralisia facial devido ao seu parto complicado. Por isso, até hoje, o ator possui algumas sequelas em seu rosto.

Katie Holmes

Reprodução/Instagram @katieholmes

Ainda na infância, Katie Holmes teve paralisia de Bell. Em um dos lados do rosto da atriz, a condição deixou sequelas, como o famoso sorriso de lado que ela possui.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Notícias Relacionadas