Está na hora de saber o que é K-pop definitivamente

Por - 25/02/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Não dá para fugir mais, o fenômeno K-pop, aquele mesmo do BTS, está em todo lugar. Da rádio à internet; da família ao amigo. Está em todo canto! Pode até soar estranho, mas eu te garanto que é mais simples do que imagina. 

Trata-se da música popular sul-coreana que vem se espalhando feito foguete, de uma maneira que somente as vias digitais poderiam comportar. Contudo, não é somente mais um estilo musical, como também o maior meio de exportação da cultura da Coréia do Sul e por isso você deve conhecer! 

K-Pop bate novo recorde mundial no Twitter

Veja!

De onde veio?

O K-pop (sigla para Korean pop, sendo pop coreano, em português) deu as caras logo no início dos anos 1990, com o trio Seo Taiji and Boys apresentando a faixa I Know durante um show de talentos da TV coreana. A canção – que levou a menor pontuação pelo júri – explodiu entre os jovens com a produção cheia de influências do hip-hop e do pop americano, garantindo aos integrantes um papel significativo dentro do gênero antes mesmo da popularização global.

Seo Taiji and Boys, grandes precursores do gênero K-pop

A partir daí, o estilo boyband foi inaugurado e outros grupos foram surgindo, como o H.O.T., em 1996, sendoum dos mais populares e amados do público, marcado por ser o primeiro grupo pop a se apresentar no Estádio Olímpico de Seul. Também teve 1 milhão de álbuns vendidos (coisa pouca hoje em dia), sendo um marco pela crise econômica do país naquela época.

Dessa forma, a onda Hallyu, que caracteriza a disseminação de conteúdos produzidos no país asiático, cresceu, conquistando primeiro o leste do continente, atingindo países como Japão, China e Filipinas. O nome mais conhecido da última década, aliás, foi Psy, artistas por trás do hit Gangnam Style.

Estratégia importante 

Por conta da crise que assolou a Coréia do Sul na década de 1990, o governo e a indústria  investiu bastante no movimento Hallyu, principalmente no mercado criativo, emplacando produtos de exportação e investimento público, algo que aconteceu anteriormente no âmbito automobilístico e tecnológico.

Look do BTS usado em clipe é arrematado por quase R$ 900 mil em leilão

Legado

Graças ao sucesso do gênero, boa parte dos sites dedicados às letras de músicas possuem traduções das faixas do K-pop. Normalmente, para tornar mais popular, as composições têm nomes em inglês e frases, palavras, chegando a uma estrofe toda em inglês também. Assim, dá para entender quais as mensagens que os grupos querem passar para além dos videoclipes superproduzidos.

Com o intuito de inspirar os jovens, as canções tendem a falar de rompimento de barreiras culturais, amor, amizade e há uma pitadinha de tristeza porque ninguém é de ferro, né?! Há ainda as motivações para que o público, quanto mais interessado no assunto, queira aprender a dançar, a falar outro idioma. Outro ponto da cultura sul-coreana intensificado internacionalmente está em relação ao interesse pelos costumes e pela culinária. 

Vale lembrar que os olhos de artistas renomados voltaram-se aos artistas orientais, tendo parcerias concretizadas com Dua Lipa, Charli XCX, Steve Aoki, Lady Gaga, Nicki Minaj, Bruno Mars.

Receitinha não muito básica

Se Beyoncé, Michael Jackson e Madonna são sinônimos de excelência ao unir criatividade, talento, música e dança nos projetos, as estrelas do K-pop vieram para complementar a lista.

Dificilmente os integrantes dos grupos tocam algum instrumento no palco, mas cantam e dançam com fôlego de dar inveja! As sincronias são impressionantes mesmo com tanta gente se apresentando (existem projetos com mais de 10 pessoas), e os vocais vão dos mais suaves aos mais altos.

Clipes com diversos elementos e ritmos cada vez mais integrados às produções do pop ocidental são toques à parte que conectam ouvintes de todas as partes do mundo, sem deixar a originalidade morrer. 

Membros do BTS entram em lista de homens mais bonitos de 2020

---

Tags: ,,,