Notícias às 09:29

Ex-ator de Friends luta contra um câncer terminal

James Michael Tyler aparece barbudo, de boné e óculos
James Michael Tyler aparece barbudo, de boné e óculos (Foto: Reprodução Instagram)

O ex-ator de Friends, James Michael Tyler, que interpretava Gunther, o dono da cafeteria Central Perk, onde os personagens se reuniam, revelou sua luta contra um câncer de próstata em estágio 4.

O ator de 59 anos foi diagnosticado com a doença em setembro de 2018, mas ela se espalhou para outras partes de seu corpo.

Em entrevista no programa Today, o ator comentou:

“Fui diagnosticado com câncer de próstata avançado, que se espalhou para os meus ossos. Tenho lidado com esse diagnóstico há quase três anos. … É o estágio 4 (agora). Câncer em estágio avançado. Então, eventualmente, você sabe, provavelmente vai me pegar”, lamentou.

Os sinais da doença foram detectados pela primeira vez durante um check-up anual de rotina e outros testes revelaram que James tinha câncer de próstata em estágio 4. Ele foi então encaminhado ao Dr. Matthew Rettig, um cientista pesquisador e oncologista que usou testes genéticos para determinar se a doença era genética e não ambiental.

Terapia hormonal

O ator embarcou na terapia hormonal, que ‘funcionou incrivelmente por cerca de um ano’:

“Tudo o que eu precisava fazer era tomar um comprimido de manhã e à noite, e bum, a vida estava bem normal … Sinceramente, eu estava me sentindo bem. Não tinha sintomas, não sentia nenhum sintoma . E era muito fácil de regular”, afirma.

Infelizmente, o câncer se espalhou para os ossos e coluna de James, levando à paralisia da parte inferior do corpo, no ano passado.

“O câncer decidiu sofrer mutação na época da pandemia e, portanto, progrediu.”

O ator publicou no Instagram uma foto sua durante a quimioterapia.

Reunião de Friends

O ator explicou que queria ter feito parte do encontro, mas não queria “desanimar” o show por ter que explicar sua doença pessoalmente.

Ele disse: “Eu queria fazer parte disso, e inicialmente eu ia estar no palco, pelo menos, com eles, e poder participar de todas as festividades. Foi agridoce, honestamente. Fiquei muito feliz por ter sido incluído. Decidi não fazer parte disso fisicamente e fazer uma aparição no Zoom, basicamente, porque não queria aborrecer, sabe? … Eu não queria ser como, ‘Oh, e por falar nisso, Gunther tem câncer'”, explicou.

James pediu aos homens que façam os exames. Um exame de PSA, um antígeno específico da próstata, que pode indicar sinais da doença.

“Não desista. Continue lutando. Mantenha-se o mais leve possível. E tenha metas. Estabeleça metas. Minha meta no ano passado era comemorar meu 59º aniversário. Fiz isso em 28 de maio. Minha meta agora é ajudar a salvar pelo menos uma vida com esta notícia”, indicou.

Notícias Relacionadas