Ex-The Voice Leandro Buenno revela ter HIV: ‘Falta empatia’

Por - 12/05/20

Reprodução / Instagram

Um dos ex-integrantes do The Voice Brasil, Leandro Buenno, afirmou ser soropositivo durante uma live na internet com o influenciador digital João Vivas. O artista de 27 anos afirmou que foi diagnosticado com HIV em 2017. 

Em entrevista posterior para o portal UOL, o cantor abriu o coração sobre o assunto e contou mais detalhes da época em que descobriu ter o vírus e como foi lidar com isso. 

Leandro afirmou que, por sempre ter convivido com outros amigos soropositivos, encarou a notícia de forma prática. 

"Já havia passado por algumas situações com pessoas próximas de mim. Eu era tão forte e sóbrio ao tratar esse assunto com eles, que não consegui me colocar em um lugar diferente quando a situação foi comigo mesmo", contou. 

O artista também criticou a falta de informação das pessoas sobre o tema e como não é tratado de forma aberta e natural, mas sim cheio de estigmas e preconceitos. 

"Há pessoas que não sabem, por exemplo, a diferença entre HIV e Aids. E isso é realmente assustador", destacou. 

A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, doença vinculada à infecção pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável pelos processos de defesa do corpo. O controle do HIV por meio de tratamentos é justamente para evitar que a Aids se manifeste. 

 

Preconceito

Outro ponto de muito preconceito é que acham que a pessoa portadora do HIV não pode ter relações sexuais com outras pessoas, o que não passa de uma farsa. 

Leandro está em um relacionamento sério com Rodrigo Malafaia há um ano e meio e o modelo não é soropositivo. O cantor revelou ao noivo que tinha HIV antes de terem a primeira relação sexual juntos e ele não teve reação negativa à notícia. 

"Foi tão natural que não lembro exatamente como foi e quando conversamos mais profundamente sobre o assunto. Contei das minhas experiências anteriores com pessoas soropositivas e disse que já entendia bastante sobre o assunto, que não era uma grande questão para mim", revelou o noivo de Leandro. 

Ainda na entrevista, o ex-participante do The Voice aproveitou a ocasião para criticar o governo de Jair Bolsonaro e a forma como o presidente trata as pessoas com HIV. O político chegou a afirmar publicamente que soropositivos são uma despesa para o País. 

"Como é triste ver a falta de empatia e a falta de consideração com que o nosso governo trata o assunto, tentando cada vez mais marginalizar e distanciar a população de um tema que sempre foi presente na sociedade", opinou. 

 

 

Tratamento

Para controlar o HIV, Leandro segue o tratamento oferecido pelo SUS e consegue manter a carga viral próxima a 0%. Ele toma dois comprimidos do medicamento antes de dormir e, logo que descobriu o vírus, começou a ter uma rotina de vida mais saudável, o que contribuiu para resultados mais positivos. 

"Parei de fumar, faço exames e cuido da minha saúde de forma muito mais regular e rotineira", declarou. 

 

Casamento adiado

Na entrevista ao UOL, Leandro Buenno também falou da pandemia de coronaírus, que acabou adiando seu casamento com Rodrigo Malafaia. 

Os dois se casariam em 20 de março com uma festa para 250 convidados, mas tiveram de adiar os planos por conta da quarentena. 

"Nós temos levado o isolamento social bem a sério, afinal, é a única maneira de contribuir para que o final seja mais rápido e para impedir que o sistema de saúde entre em colapso", falou.

O sonho ainda permanece e, inclusive, o cunho social do evento também se manterá. Leandro e Rodrigo decidiram usar a celebração para arrecadar doações e esse desejo continuará para quando a data for remarcada. 

"Nossa união vai reunir arrecadações para a instituição Casa Esperança, que cuida de pessoas com HIV em situação vulnerável. Pedimos a todos os nossos convidados que contribuam com 15 kg de alimento não perecível", contou. 

---

Tags: