Falas Negras: Simoninha e Jair Oliveira assinam direção sonora

Por - 20/11/20

TV Globo/Divulgação/Montagem

A S de Samba assina a produção musical do especial Falas Negras, que será exibido no Dia da Consciência Negra, pela TV Globo na sexta-feira (20), às 23h.

A direção sonora ficou a cargo dos sócios da produtora Wilson Simoninha e Jair Oliveira, herdeiros de dois ícones da cultura afrodescendente no Brasil: Wilson Simonal e Jair Rodrigues.

“Tentei entender o que passava na cabeça e no coração do Lázaro Ramos, diretor do projeto. E o mais importante foi preservar o texto e a interpretação dos atores. A música e os sons entraram para descrever o sentimento, o que foi impresso pelo elenco”, relembrou Simoninha.

Falas Negras revisita depoimentos e discursos históricos de pessoas que lutaram em causas raciais e pela liberdade desde 1600 até os dias atuais. Entre elas, o poeta e jornalista Luiza Gama, a vereadora Marielle Franco, a cantora Nina Simone e o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

O elenco do especial é composto por Taís Araújo, Silvio Guindane, Aílton Graça e Barbara Reis, entre outros atores. Diego Guimarães e Pedro Caldas, da S de Samba, são os produtores musicais.

Giovanna Ewbank faz texto emocionante sobre o Dia da Consciência Negra

Com a palavra: autora e diretor

Falas Negras mostra que o espírito de luta e de resistência dos povos afrodiaspóricos ultrapassa a barreira do tempo, os limites territoriais, e permanece vivo até os dias de hoje.

“O projeto nasceu durante a pandemia, durante três semanas de episódios tão simbólicos. Teve o assassinato do João Pedro, na semana seguinte o assassinato do George Floyd, e depois teve a morte do Miguel, um assassinato indireto que evidencia de forma quase caricatural a nossa chaga histórica. Isso tudo me mobilizou e propus para a TV Globo que a gente fizesse o especial. Sugeri abrir espaço para essas aspas para mostrar a inconformidade com o que a gente vem vivendo há mais de 500 anos”, explicou a autora.

Lázaro Ramos, junto da assistente de direção Mayara Pacífico, conduziu por dez dias ensaios feitos de forma remota, onde o elenco contou com a preparação da atriz Tatiana Tibúrcio e teve aulas sobre a trajetória dos personagens dadas pela antropóloga Aline Maia, que também é consultora do especial.

“Procuramos atores que fossem bons contadores de história, porque o projeto, na verdade, é isso. Ele não tem grandes movimentos de câmera e mudanças de cenários, aposta na capacidade de os atores contarem bem essa história, que é o que vai fazer com que o espectador se envolva com ela”, explicou Lázaro.

Integram o elenco do especial Fabricio Boliveira, Babu Santana, Guilherme Silva, Ivy Souza, Naruna Costa, Taís Araujo, Heloisa Jorge, Barbara Reis, Mariana Nunes, Izak Dahora, Silvio Guindane, Olivia Araujo, Reinaldo Junior, Aline Deluna, Flávio Bauraqui, Bukassa Kabengele, Angelo Flavio, Samuel Melo, Aílton Graça, Tulanih Pereira, Valdineia Soriano e Tatiana Tiburcio. O especial vai ao ar no dia 20 de novembro, logo após A Força do Querer.

Após data importante, artistas comentam o Dia da Consciência Negra
No dia da Consciência Negra, Érika Januza manda recado sobre respeito

Veja o teaser:

---

Tags: