Famosos lamentaram incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro

Por - 03/09/18

Reprodução/TV Globo

O Brasil perdeu 200 anos de sua História na noite de domingo (02) com o fatídico incêndio que destruiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi perdido um acervo de 20 milhões de itens e ainda não se sabe a causa do incêndio.

Bombeiros de 12 quartéis chegaram as 18h30 e desde então trabalham no rescaldo das chamas que consumiram o local e ainda no fim da madrugada desta segunda-feira (03), era possível ver focos de incêndio em alguns pontos do prédio. Segundo o comandante geral dos Corpo de Bombeiros, os dois hidrantes próximos ao Museu Nacional apresentavam problemas no começo do combate às chamas. Não havia pressão suficiente. A solução foi retirar água de um lago próximo para o caminhão da corporação e, assim, levar ao local do incêndio. O problema atrasou o combate às chamas.

Segundo bombeiros foi possível recuperar itens da parte de botânica e alguns documentos. O restante foi completamente consumido pelas chamas.

O palácio abrigou a Família Real e o Museu Nacional é a instituição científica mais antiga do país. Claudio Prado de Mello, arqueólogo e historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), resumiu o sentimento.

"É inestimável, incompensurável. A gente está falando de um museu que formou uma coleção histórica na época que os grandes museus da Europa estavam se formando. Tinha pesquisa acontecendo, tinha a reserva técnica de material arqueológico. Perdemos a oportunidade de conhecer parte do passado do próprio Brasil".

Na web, os famosos não param de expressar a tristeza e destacar a negligência. O autor Walcyr Carrasco enfatizou afasta de atenção dada ao museu.

"Que cena triste! Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu Nacional no Rio, que completou 200 anos. Com as verbas para a cultura cada vez menores, estão fazendo com que a gente perca o nosso patrimônio! Até quando a cultura vai sofrer no Rio de Janeiro e no país? #cultura #vergonha #museunacional"

"Perdemos. Infinita tristeza", escreveu Nanda Costa. 

"Triste fim de um pedaço de todos nós", escreveu Flávio Canto. 

Patrícia Pillar foi incisiva.

"Fruto da negligência e do desmonte generalizado em que estamos vivendo".

Luciano Huck apontou a falta de esmero.

"Perda inestimável de um enorme acervo do patrimônio histórico brasileiro. Resultado de uma politica cultural equivocada que não valoriza nossos museus como deveria. Entender nosso passado, é o melhor jeito de desenhar nosso futuro. Muito triste com a cena do museu ardendo em chamas".

Glória Pires também se posicionou.

"O fogo leva 200 anos de História da Humanidade, até hoje preservação pelo Museu Nacional. Estou sem palavras para demonstrar o sentimento que representa essa perda. 

Astrid Fontenelle também fez questão de se expressar.

"Uma tragédia para a História, a Cultura e a Ciência. Os três andares do palácio abrigam um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos da época do Império; fósseis ( o mais antigo do Brasil e q essa semana Gabriel estudou na escola) ; coleções de minerais; e a maior coleção egípcia da América Latina. Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo em maio último completado 200 anos. A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas. Eu me somaria a esse numero esse ano!!! Um crime!!! E vem aí 20 anos sem investimento na área da educação…. Indo dormir arrasada".

Armando Babaioff fez seu desabafo.

"É muito simbólico, um museu em chamas. Um museu que foi residência da família real. Um Museu que se chama Nacional. É o país sendo cremado e a nossa história virando cinzas. É um país sem preocupação com a cultura, sem memória. É revoltante e triste ver um incêndio como esses. O acervo já foi perdido, agora pelo visto vamos perder o edifício histórico. Não conseguimos apagar esse fogo. Todos nós perdemos. Todos saímos perdendo. Que tristeza".

Zezé Mota também ressaltou o descaso.

"20 milhões de itens estão sendo queimados neste momento, no museu mais antigo do nosso país. 200 anos de história. Triste. A culpa? Da falta de atenção do nosso governo. #luto #museuhistorico #museunacionalufrj".

Otávio Mesquita demonstrou sua  indignação.

"Que tristeza ! Meu Deus nosso museu destruído! Museu nacional da quinta da Boa Vista".

"Museu Nacional em chamas .Quanto descaso! Que tristeza. Como nosso país está largado. Como o Rio está largado. Uma perda inestimável para a cultura e história do nosso país", destacou Débora Falabella.

"Nada mais simbólico nesse período de desvalorização e perseguição da cultura e da educação como um museu nacional inteiro lambendo em fogo. O nome disso não é tragédia, o nome disso é crime mesmo, por negligência e abandono do nosso patrimônio cultural. Quando vamos entender o tamanho da importância de defender a nossa história?", indignou-se Igor Angelkorte

Solange Couto apontou o desleixo.

"Muito triste ver nossa história se esvaindo por desleixo. Neste lugar vivi parte da minha adolescência, aprendi, estudei,brinquei, e agora vejo tudo indo embora para não mais voltar! Estou chorando muito de tristeza! Adeus minha história. Adeus história do Brasil. Adeus referência. ADEUS!"

---