Notícias às 12:00

Fátima Bernardes e Fábio Porchat choram ao lembrarem de Paulo Gustavo

Reprodução/TV Globo

Foi difícil para Fátima Bernardes começar o “Encontro” na manhã desta quarta-feira (05). A apresentadora não conteve as lágrimas e chorou na abertura do programa, ao falar sobre a morte do humorista Paulo Gustavo.  Ela ainda destacou as muitas mortes que já foram contabilizadas no Brasil.

"É muito difícil fazer um programa como esse, mas é injusto não prestar essa homenagem ao Paulo Gustavo, que tanto fez por nós. Ele nos acostumou a acreditar que as coisas eram possíveis. Acreditei que ele sairia dessa, não me preparei para o fim", disse a apresentadora, às lágrimas

“Tem sido muito difícil ver a morte de tantos brasileiros. Tem mais de 411 mil. E quando a perda é muito próxima ela reacende a dor de todas as outras mortes, de todas as perdas que a gente teve”, disse ela.

Hoje é um dia de luto pelo Paulo Gustavo, mas também por todos os outros que se foram por conta dessa doença terrível que é a Covid-19 e pela forma como essa pandemia vem sendo administrada, infelizmente, aqui no nosso país”, destacou a apresentadora.

“Dói muito saber que muitas, mas muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas. Cadê a vacina? Cadê o respeito ao distanciamento?  Cadê o uso de máscara? Cadê uma campanha forte e firme de alerta e de informação da população? O Paulo tinha só 42 anos, tinha uma família linda como a de muitos brasileiros, dois filhos com menos de dois anos e se foi mesmo sem ter nenhuma comorbidade”, destacou.

Após mostrar uma série de imagens da trajetória do artista, que tinha formação no teatro, Fátima conversou com Fábio Porchat e a emoção foi ainda mais intensa. Os dois estudaram juntos na Escola de Teatro e foram lançados na TV numa participação no “Domingão do Faustão”. Porchat mal conseguiu falar.

"A gente se formou junto e a nossa primeira estreia profissional foi junto. Foi um pedaço meu também, m pedaço daminha história, da minha vida. Fico feliz de ver como as pessoas amam o Paulo, eu já sabia disso, mas fico feliz de ver que ele realmente estava no coração de todo mundo. Paulo é meu, nosso amigo, nossa mãe, a mãe do Brasil. E o Brasil não precisava de mais um golpe desse por causa dessa doença maldita. Ele se cuidava, falava disso. Essa doença destrói. É duro. Eu olho para as fotos dele e não acredito, que loucura, Deus! O que está acontecendo", disse Fábio.

“O legado dele continua, a gente tem ele presente no nosso coração. o humor fica. Eu olho pra ele e dou risada. Ele era um palhaço não só na TV, na vida mesmo. Era solar no palco, era parte da minha família também, estávamos o tempo todo juntos. Todo mundo só tem boas lembranças dele”, afirmou Porchat.  

Rafael Infante também falou sobre o amigo.

"A luz de Paulo Gustavo vai continuar reverberando. É um mestre, um gênio, revolucionário", complementou Rafael Infante.

"O Brasil fica sem graça som o Paulo Gustavo. É um grande amigo, um ídolo. Aqui na minha casa era o grande amor da minha família, o grande amor do Brasil. Ele vive em cada sorriso", acrescentou Lucio Mauro Filho.