Notícias às 13:18

Fernanda Montenegro sobre incêndio na Cinemateca: “Tragédia anunciada”

Retrato Fernanda Montenegro
Reprodução/Innstagram

Na última sexta-feira, 30 de julho, Fernanda Montenegro usou a sua conta no Instagram para comentar sobre o incêndio que atingiu uma unidade da Cinemateca Brasileira, localizada em São Paulo.

“O incêndio na nossa Cinemateca, em São Paulo, é uma tragédia anunciada. Toda a nossa Cultura das Artes sofre um ‘cala a boca’ neste momento. Mas vamos renascer, tenho certeza, das cinzas vamos renascer. É sagrado o eterno retorno. Um país não existe sem cultura ligada às artes”, disse ela, em vídeo compartilhado na rede social.

Os funcionários da cinemateca avisaram sobre o risco do incêndio no local em abril deste ano. Outros artistas também lamentaram o acontecido.

Veja +: Relembre quando Fernanda Montenegro lamentou a morte de Paulo Gustavo

MARINA RUY BARBOSA REBATE ALFINETADAS DE SAMANTHA SCHMÜTZ E PEDE RESPEITO

Climão! Marina Ruy Barbosa movimentou as redes sociais após responder a alfinetada que recebeu de Samantha Schmütz, na última sexta-feira (31). No Instagram, a atriz se posicionou sobre o incêndio que atingiu a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e rebateu as acusações de se omitir sobre o ocorrido, como alfinetou a humorista.

“O incêndio à Cinemateca é uma agressão à cultura do nosso país. Estamos vendo nossa história ser queimada há tempos, nossa cultura sendo abandonada e isso é inquestionável. E é sobre isso que devemos falar, cobrar o governo para fazer alguma coisa, cobrança em relação a minha ida ao festival de Cannes não deveria ser pauta, nem motivo de preocupação”, iniciou ela. Mais cedo Samantha, postou uma indireta aos artistas “que foram para Cannes desfilar vestidos e joias”. “Não vão defender o cinema? (…) Ao invés de Cannes ano que vem, deveriam ir em Cana”, disparou ela.

Veja +: Fernanda Montenegro celebrou ao receber a vacina contra o coronavírus

Marina continuou: “Eu tenho muito orgulho de ser atriz, de trabalhar com o que amo desde os nove anos de idade. O fato de ter ido ao festival contratada por uma marca não deveria causar tamanha indignação”.

Em seguida, a atriz ainda cobrou respeito de seus colegas da classe artística e dos internautas. “Devemos respeitar todos os profissionais, todos os trabalhos, independente da nossa opinião. Não podemos nos achar no direito de desqualificar nossos colegas”, disse ela, que reforçou o quanto a cobrança pode ser perigosa.

Veja +: Fernanda Montenegro revela para quem daria o Oscar de 1999