Fernanda Motta sobre câncer: ‘Parte da cura vem da nossa cabeça’

Por - 01/10/20

Reprodução/TV Globo

Nesta quarta-feira (1º), junto com o início do mês de outubro, se iniciam as campanhas do Outubro Rosa, que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Pensando nisso, Fátima Bernardes recebeu Fernanda Motta no Encontro, pois a artista recebeu diagnóstico positivo da doença em julho de 2019 e terminou o tratamento recentemente.

“Eu descobri através de um exame de toque. Sempre cuidei muito da minha saúde. Foi assim que eu descobri o nódulo, em um domingo, tomando banho”, começou ela, reforçando a importância de sempre se cudiar.

“A gente tem que desmistificar esse nome tão forte. O câncer é uma doença séria, mas ele tem cura. Principalmente se você tem um diagnóstico precoce. É muito melhor a gente se cuidar e prevenir”, afirmou.

Em seguida, ela falou de como ter trabalhado sua autoestima foi essencial para que ela se mantivesse bem durante todo o tratamento, chegando a se emocionar enquanto falava.

“Acredito muito que a cabeça da gente é nosso guia. A cura vem da nossa cabeça. Se não forem 50%, no mínimo, 40% vêm da nossa cabeça. Se sua cabeça está mais positiva, as células do seu corpo vão te ajudar”, garantiu.

“O otimismo faz com que a gente tenha mais força. Eu não deixei de trabalhar, sempre mantive minha cabeça muito ocupada. Nunca pensei que seria o fim”, completou.

Fernanda Motta lança conteúdo de variedades no IGTV
Tratando câncer, Fernanda Motta afirma: 'Lutar até o fim'

Apoios e homenagem

 

Fernanda revelou que, assim que descobriu a doença, dividiu apenas com algumas pessoas, além de ter preservado sua filha de seis anos, Chloé.

“Não dividi nada com ela. Sempre soube que ela não precisava viver aquilo. Até porque, graças a Deus, consegui enfrentar isso de forma positiva. Vou deixar isso mais para frente, quando ela crescer e entender melhor”, contou a modelo, dizendo também que sua experiência pode ajudar outras mulheres.

“Tenho certeza que, com a minha experiência, posso alertar, ajudar, dar uma palavra de apoio, encorajar muita gente que precisa de informação. (…) É muito emocionante você ver que, com uma dificuldade sua, pode ajudar alguém, saber que suas palavras vão conseguir ajudar alguém”, falou.

Por fim, ela se emocionou mais uma vez ao receber uma homenagem recheada de depoimentos de algumas amigas, reforçando o pedido para as mulheres cuidarem da própria saúde.

“Se eu fiz o autoexame e descobri precocemente, é porque eu tinha que me curar e precisava fazer algo depois. Vou contar a minha história quantas vezes for”, concluiu Fernanda Motta.

---

Tags: ,,