Free! Amanda Bynes quer o fim de sua tutela e luta na justiça

Por - 26/02/22

Amanda Bynes em dois momentosFoto: Reprodução/ Instagram @amandabynesreal

Estrela da série ‘Ela é o Cara”, Amanda Bynes está lutando pelo fim de sua tutela, que já dura nove anos. Após uma temporada em uma clínica psiquiátrica, a atriz teve o controle sobre sua vida estendido legalmente até janeiro de 2023. A Juíza responsável pelo caso analisou um relatório elaborado pela equipe jurídica da atriz e, desta forma, as decisões pessoais e profissionais de Amanda serão tomadas pelos seus pais, Lynn e Rick Bynes até a data estabelecida. Mas ela não quer mais esse controle e uma audiência está marcada para o dia 22 de março.

“Amanda deseja encerrar sua tutela. Ela acredita que sua condição melhorou e a proteção do tribunal não é mais necessária”, disse o advogado da atriz, David A. Esquibias.

A artista de 35 anos apresentou uma declaração de capacidade à Justiça da Califórnia, que exige que todos os casos de tutela tenham registros atualizados sobre o estado mental de um médico, psicólogo ou religioso.

Amanda ficou inicialmente sob tutela da mãe, Lynn, desde agosto de 2013, depois que a atriz supostamente incendiou uma garagem. Na ocasião, o controle era temporário.

A atriz está longe do trabalho desde 2010, quando interpretou Marianne no filme “A Mentira”. Após abandonar a carreira como atriz, a celebridade também estuda para concluir seu bachareldo no Fashion Institute of Design and Merchandising, em Los Angeles.

Leia +: Amanda Bynes teve problemas com divórcio

PROBLEMAS PSIQUIÁTRICOS

A tutela legal de Amanda Bynes teve início em 2014, ocasião em que ela passava por uma internação em uma clínica psiquiátrica, em meio a uma série de problemas que enfrentava com a Justiça dos Estados Unidos, como prisões após ser flagrada dirigindo sob a influência de álcool.

Em setembro de 2021, a Justiça aprovou o relatório sobre a saúde da atriz e estendeu a tutela até janeiro de 2023. 

“Um relatório de status sobre sua saúde e bem-estar foi recentemente apresentado e aprovado pelo tribunal. Por lei, o próximo relatório de status deve ser feito em dois anos. Sua tutela será encerrada quando não for mais conveniente para Amanda”, afirmou o advogado.

A situação de Amanda Bynes faz lembrar o caso de Britney Spears, que conseguiu se livrar da tutela depois 13 anos. O pai da cantora, Jamie Spears concordou em deixar a filha livre de seu radical controle.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino