Gabriela Prioli sobre ataques na web: ‘Realmente triste’

Por - 04/11/20

Reprodução/Instagram

Gabriela Prioli movimentou a web depois de se posicionar sobre o caso de Mariana Ferrer. A comentarista da CNN disse que nunca tinha recebido tantas mensagens “ofensivas e de ódio” depois de ter comentado sobre a absolvição do empresário André Aranha, acusado de estupro, na última terça-feira (3). 

Gabriela defendeu que as críticas nas redes sociais estavam “mal direcionadas” e que elas seriam mais coerentes caso se direcionassem à absolvição do réu por faltas de provas ao invés do uso do termo “estupro culposo” pelo promotor.

Nos Stories do Instagram, a advogada aproveitou para esclarecer a sua opinião.

"[O Ministério Público alega] que o acusado não teria podido perceber a situação de vulnerabilidade da vítima e teria incorrido no erro em relação à capacidade dela de oferecer resistência. Quando isso acontece, ele ainda pode ser punido pelo Código Penal se ele tiver previsto a modalidade culposa. O MP diz que não existe a 'modalidade culposa' e, portanto, [o réu] não pode ser responsabilizado por crime algum. [O promotor] não disse que o 'estupro culposo' existe. Ele disse justamente que não existe, para defender a absolvição", argumentou Gabriela. 

Monalisa Perroni, Gabriela Priolli e Leandro Karnal contraem a Covid-19

Ela afirma ainda que, de acordo com os autos, Aranha foi absolvido por falta de provas, uma vez que não seria possível atestar o estado de embriaguez da vítima e, consequentemente, a sua condição de vulnerabilidade.

Porém, Gabriela defendeu que a absolvição é passível de críticas, mas que ela deveria ser melhor direcionada, justamente pelos argumentos já citados.

A comentarista também revelou acreditar que o juiz, Rudson Marcos, errou na condução da audiência com Mariana Ferrer ao permitir o tratamento do advogado de Aranha, Cláudio Gastão da Rosa Filho, em relação à vítima.

"Ele deveria ter feito cessar aquela conduta. Aquilo é um absurdo. Me incomodou muito o vídeo", afirmou. 

Gabriela recebeu muitas mensagens ofensivas após expor a sua opinião e deixou claro que a intenção não é fazer com que concordem com ela.

CNN anuncia a contratação de jornalista Roberto Nonato
Alexandre Garcia e Sidney Rezende são contratados pela CNN

“Eu sei que muitos de vocês ficam frustrados porque vocês esperam que eu faça um discurso que vocês querem que eu faça e que vai satisfazê-los de alguma maneira. Mas eu não posso deixar pra trás a minha coerência e não mostrar pra vocês — e aí eu não dizendo que vocês precisam concordar e nem que vocês não possam se indignar — para vocês direcionarem direitinho a crítica, só isso (…) Não tentem deturpar a minha fala”

Mais tarde, a comentarista desabafou por meio de um texto nos Stories sobre os ataques. "Entre nós — e realmente triste por dizer isso —, faço críticas contundentes a políticas e políticos há meses e nunca recebi tantas mensagens ofensivas de ódio. Em tese, de quem repudia a violência", escreveu.

Gabriela Prioli rebate críticas na web

---