Após grave crime transfóbico, Gil desabafa: ‘A população LGBTQIA+ tem vidas ceifadas a todo instante’

Por - 26/06/21

Gil do Vigor com semblante serioDivulgação/TV Globo

Na última sexta-feira (25), Gil fez um desabafo em seu Twitter, comentando sobre o caso de uma mulher trans que sofreu uma tentativa de homicídio por um adolescente em Recife, que ateou fogo no corpo da jovem na última quinta-feira (24), sendo pego em flagrante.

A vítima teve 40% de seu corpo queimado e agora se encontra com um quadro de saúde considerado estável. O economista declarou que é difícil ver casos assim cada vez mais constantes no país, e que sempre irá usar sua voz para trazer à tona a importância da pauta LGBTQIA+.

Mais uma tragédia que, infelizmente, não é exceção! A população LGBTQIA+ tem vidas ceifadas a todo instante, eu não aguento mais, nunca aguentei e vou usar sempre esse alcance pra mostrar essas barbaridades. Soube que na quinta, um adolescente ateou fogo em uma mulher trans.“, começou Gil.

Isso diz muito sobre o quanto a sociedade precisa ser EDUCADA! Precisamos falar sobre isso desde cedo nas escolas, em casa…. Eu sei que tem muitos pais e mães que me acompanham aqui, conversem sobre diversidade com seus filhos. O futuro do país precisa ser uma juventude responsável, consciente, tolerante e que respeite o direito de cada um de ser e de VIVER!“, completou ele.

Gil do Vigor e Bruna Linzmeyer participam de Live Falas de Orgulho

Na segunda-feira, 28 de junho, é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, e em celebração a este fato, a TV Globo veiculará o “Falas de Orgulho” após a exibição do capítulo de “Império”.

Porém, para ir preparando o público para conferir ao programa, foi transmitida nas redes uma Live Falas do Orgulho, que contou com comando da atriz Bruna Linzmeyer e recebeu o ex-BBB Gil do Vigor, a historiadora Giovanna Heliodoro, a diplomata Ariadne Ribeiro e a cantora Majur, estas duas últimas presentes no especial de segunda-feira.

OFuxico assistiu à Live Falas de Orgulho, e separou algumas das falas de histórias dos convidados para você.

Bruna Linzmeyer

“Que possamos achar futuro para nós, para nossos corpos e para nossa identidade. Que não possamos ter medo de andar de mãos dadas na rua, de ser quem somos por medo”, declarou a atriz diversas vezes

“Olham muito para a gente como narrativa de dor, e pode até ter muitas vezes, mas temos de alegria, de amor, temos capacidade para reverter essa história e viver felizes, com muita alegria e liberdade”, afirmou em dado momento.

“É nosso trabalho reconhecer tudo isso que passou, e ser inspiração para construirmos um caminho novo, um futuro melhor para mim e outras pessoas que virão e poderão se inspirar. Estamos tecendo tudo isso juntos, e é muito bonito”, celebrou Bruna Linzmeyer.

Giovanna Heliodoro

“Estou feliz que estamos construindo novas possibilidades de história que não sejam apenas tristes, e que nossa voz possa ecoar para todos os lugares”, garantiu Giovanna Heliodoro, conhecida nas redes pelo perfil @transpreta.

“Eu amei sua passagem pelo BBB21, pois mesmo eu sendo trans, você estar assumido de forma tão aberta como eu sou, me deu muita inspiração”, chegou ela a dizer para Gilberto.

“Me dediquei ao conhecimento para guardar quem eu sou, ocupar minha cabeça com outras coisas, pois sempre ouvi na minha cabeça que eu poderia ser tudo, menos travesti, até dentro da própria comunidade LGBTQIA+. Porém, foi em um momento de contato com as artes e minhas vivências que percebi que eu poderia conhecer e aceitar a mim mesma, e foi na universidade. Sou grata por todas as pessoas LGBTQIA+ que vieram antes de mim, que lutaram para termos nosso espaço”, explicou a hsitoria dora.

“Lembro até hoje da emoção quando peguei meu documento, quando puder dizer que sou Giovana. Algumas coisas para pessoas são tão simples, para nós não. Tive também muita dificuldade de arrumar emprego, mas também decidi criar eu mesma meu próprio emprego.”

Gil do Vigor

De cara, Gil do Vigor afirmou: “Ouvido a gente é, mas respeitados não, e precisamos que as pessoas passem a nos respeitar, respeitar a nossa voz. Mostrar para os governantes quem somos e que precisamos de atenção”

“Eu demorei para entender que Deus em amava como eu era, pois ouvimos muitas vozes, mas só uma é de deus. Mas se Deus criou tudo perfeito, por que eu seria um erro?”, revelou o doutorando em economia

“Fui gerado assim, nasci assim, como eu estaria condenado para ir ao inferno se Deus tem um plano de amor? Comecei a questionar usando a palavra de Deus, a do amor, e o preconceito vai contra o que ele estava ensinado”, continuou ele.

“Com isso, aos pouquinhos passei a me aceitar, a me entender. Já cheguei a voltar de uma missão, se ajoelhar e dizer para tirar isso de mim, até entender que Deus me fez assim para os propósitos dele”, concluiu Gil

---

Tags: ,