Notícias às 14:00

Gilberto Barros crava: ‘Televisão é minha vida, mas perdeu o seu glamour’

Reprodução/Instagram

Ele é um dos maiores comunicadores da TV brasileira, com seu jeito leve e divertido animou milhões de telespectadores durante sua trajetória – e ainda o faz com maestria na web. Estamos falando de Gilberto Barros, que por telefone, bateu um papo franco e direto com a nossa reportagem.

Uma das personalidades mais versáteis ele apresenta, entrevista, canta, atua, produz e escreve. No auge de seus 61 anos, tem muita história para contar. E o público, seu companheiro fiel sente muita falta do rugido do Leão na telinha.

“Televisão é minha vida, mas perdeu o seu glamour da última década para cá, lamentavelmente. E o glamour perdido foi ocasionado pela falta de interesse de quem faz TV. O foco maior agora é ser departamento comercial. Eu tive a oportunidade de receber alguns convites, eu nunca expus isso. Respeito muito pessoas que são dignas e fieis a mim”, iniciou ele a OFuxico.

O apresentador que já esteve à frente de atrações tais como Leão Livre, Quarta Total, Domingo Show, Sabadaço, Boa Noite Brasil, A Grande Chance e Sábado Total todos na linha de shows, destacou sua tristeza com a programação atual das emissoras.

“A TV não está maravilhosa. Eu sou fanático, macaco de auditório, assisto aos meus amigos e bons programas. Sinto náusea quando vejo a programação da TV brasileira hoje. O frio na barriga parece que foi substituído pelo calor do bolso. Já me falaram que estou fazendo internet por não ter lugar na televisão. Que eu estaria bravo. É uma grande falácia, mentira. Eu sou uma pessoa realizada financeira, profissional e familiarmente”, completou.

Sábado Total foi seu último programa na TV, em 2015 na RedeTV!

Retorno à telinha

Gilberto Barros reafirmou sua identidade dentro do contexto da obra mágica que é a televisão.

“E sou um comunicador! Isso é minha vida. Sinto muita saudade, mas eu coloco toda minha ansiedade aqui na TV Leão. Convivo com as câmeras, criação, edição… Isso preenche um pouco a lacuna que a TV me faz. Eu quero muito voltar. Um dos convites que eu não aceitei foi da Record, estive conversando durante alguns dias com o Antonio Guerreiro (vice-presidente de jornalismo). Não deu certo. Mas quem sabe o meu projeto de jornalismo possa acontecer em outro momento. Estou sempre à disposição para conversar, esperando a oportunidade”, pontuou ele.  

Vale relembrar que antes de migrar para o viés do entretenimento, Leão integrava o time do jornalismo clássico, estreando na reportagem do SPTV da TV Globo, onde permaneceu de 1983 a 1987.

Nos anos seguintes, ainda no segmento comandou os noticiários Disque Record e Cidade Alerta, ambos na Record TV. No canal paulista estreou participando de um dos capítulos da novela Estrela de Fogo, em 1998, interpretando a si mesmo. Experiência que o também ator Gilberto Barros repetiu quase 20 anos depois, na plim plim, no folhetim Pega Pega, horário das 19h.

“Na novela interpretei eu mesmo (risos). Quem poderia fazer aquele papel? Quem poderia descobrir o ladrão do hotel? Tinha que ser o Leão! Te cuida Francisco Cuoco (risos). [Há muitos anos] Eu fiz um curso de artes cênicas com o ator e diretor Jayme Barcellos, que faleceu recentemente. Eu quase voltei para Globo em outra condição. Nosso amor é mútuo. Eu fiquei um tempo no Rio, e apresentava plantões em São Paulo”, ressaltou ele.

Gilberto Barros fez uma participação especial na novela Pega Pega

Referência artística

O papo que seguia descontraído, entretanto, fez com que o apresentador das massas se emocionasse ao falar de duas de suas referências na comunicação.

“A mistura de Flávio Cavalcante e Bolinha. Eles são inspirações. Os programas deles eram uma delícia! Faltam os artistas populares chamados de bregas novamente na televisão. Se existe isso eu sou com muita honra. A gente se divertia! Uma vez o seu Édson [vulgo Bolinha] me chamou e disse que eu ocuparia o seu lugar. Ouvi surpreso! Ele falou que estava com câncer e iria morrer… Foi muito forte escutar isso, chocante. Então, o que importa nessa vida é o bem que podemos fazer, ser feliz e honesto, desta forma, alcançamos a Deus”, ponderou.

TV Leão: desde 2015

Engana-se que durante seu hiato da TV, Gilberto Barros estagnou-se na área. Pelo contrário. O operário da comunicação continua mais ativo do que nunca.

“Montei a TV web quando eu ainda estava na RedeTV!, há cinco anos. É muito prazeroso. É um nicho que quem não tiver, não estará por dentro. Aqui temos uma diferença: não busco audiência. Eu não jogo para a plateia, espero a plateia. Não é que eu não me preocupe, mas não é o fundamental. Meu objetivo sempre foi construir uma produtora de conteúdo, uma rede de comunicação via web, para aplicar o que aprendi de comunicação em geral. Estamos fazendo isso. Temos equipamento de ponta, trabalhamos juntos da primeira [plataforma] streaming de qualidade que é a Lab 3. Estamos bem”, ressaltou.

Ele nos contou qual foi o impacto da pandemia causada pelo novo coronavírus em seus negócios.

“A gente tinha uma rotina de produção que sustentava os canais da TV Leão: Viver Bem, Nas Garras do Leão, Amigos do Leão, Rádio Leão, Rugido do Leão. Com a pandemia, a equipe ficou trabalhando de casa, e realizávamos o que dava para fazer. Deixamos de fazer e editar os demais. Há duas semanas que voltamos, aos poucos, tirando o pó da produtora. Mas não paramos de trabalhar, não paramos de viver. Eu me recuso a ser vítima da falta de informação dos Governos de Estado, Prefeitos mal intencionados. Quem tem informação, tem vida! Me informo para transmitir na TV Leão. Me escuta quem quiser, e depois me critiquem, quem desejar me criticar”, concluiu Leão com sua simpatia e franqueza que amamos.

Gilberto Barros pede respeito em 2020. Entenda!
Gilberto Barros conta momento hilário vivido em festa de fim de ano

Notícias Relacionadas