Gilberto Gil cita “fúria” sobre impacto do governo Bolsonaro na Cultura

Por - 24/05/22

Gilberto Gil cita "fúria" sobre impacto do governo na Cultura

Gilberto Gil foi o mais novo convidado do Roda Viva, da TV Cultura, da última segunda-feira, 23 de maio. O cantor e compositor, e agora imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras), falou sobre o impacto do governo Bolsonaro (PL) na Cultura. “Ficamos muito consternados. Não imaginávamos que essa fúria fosse prevalecer no caso das artes, do campo cultural. Foram instituições fortalecidas em governos anteriores. Processos e projetos de fomento foram totalmente abandonados”.

Leia+: Luisa Sonza se emociona ao cantar com Gilberto Gil e Xamã

Gilberto Gil critica impacto do governo na Cultura. "Não imaginávamos que essa fúria fosse prevalecer no caso das artes". Veja mais!
Reprodução/TV Cultura

Gil emendou o assunto falando sobre a importância do voto para a mudança no país. “Boa parte do Brasil reivindica a substituição dos que estão aí. Ficamos consternados, mas é o suficiente? É preciso batalhar, lutar e insistir no fortalecimento dos mecanismos democráticos. São importantes a liberdade de expressão, a eleição, o associativismo contemporâneo com tantos coletivos. É a sociedade brasileira tomando em suas mãos as suas responsabilidades”, afirmou.

Leia+: Gilberto Gil toma posse de cadeira na Academia Brasileira de Letras

Em outro momento, Gil falou sobre sua entrada na ABL, dizendo que outros grandes nomes da músicas poderiam ter ocupado uma cadeira da academia. “Tom Jobim chegou a se inscrever e disputar uma vaga, mas ele desistiu em prol do Antônio Callado, que era muito amigo dele. Ele abriu mão da candidatura”, recordou.

Heitor Villa-Lobos também deveria estar lá, representando este lugar entre o erudito e o popular. Ari Barroso, Noel Rosa. Muitos poderiam estar lá representando a oralidade cantada brasileira”, disse. “Resisti durante muito tempo, mas ao final aceitei e eles me aceitaram. Agora compartilham comigo a responsabilidade de insistir na popularização do acadêmico”, concluiu.

https://www.youtube.com/watch?v=YLUhMK-g58o

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: