Gilberto Gil fala pela primeira vez após Preta Gil revelar câncer no intestino

Por - 12/01/23

Gilberto Gil e Preta Gil abraçadosGilberto Gil e Preta Gil abraçados - Reprodução/Instagram

Preta Gil anunciou que está com um adenocarcinoma, um tipo de câncer, no intestino e começa tratamento na próxima semana. E, na noite da última quarta-feira (11), o cantor Gilberto Gil postou uma mensagem de apoio à filha, que foi diagnosticada com câncer no intestino.

“Pretinha, desde que você nasceu tudo em sua volta realçou pra mais bonito e intenso. Sua força sempre foi um exemplo pra todos nós. Estamos com você”, diz o post no Instagram.

Ele ainda colocou um trecho da música Realce: “Se a vida fere. Com a sensação do brilho. De repente a gente brilhará”.

Leia+: Preta Gil fala do diagnóstico do câncer: ‘Fé na minha cura’

O filho de Preta Gil, Francisco Gil, usou as redes sociais para falar sobre o estado de saúde da mãe. A cantora recebeu o diagnóstico de adenocarcinoma, um câncer no intestino, na última terça-feira (10).

“A todos que estão mandando mensagens, vai ficar tudo bem. Minha mãe está bem, a gente está bem… na luz sempre”, escreveu Francisco Gil, compartilhando o comunicado oficial.

Na noite da última terça-feira (10), Preta Gil usou as redes sociais para contar sobre o ocorrido.

“Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo, e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos pra seguir tranquila e confiante”, disse em uma publicação.

Preta Gil estava internada desde quinta-feira (5), quando chegou à Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e foi internada às pressas. Inicialmente, a assessoria da artista comunicou que ela apenas ficou no local para fazer alguns exames.

Já no último domingo (8), ela falou pela primeira vez sobre a internação, disse que seguia fazendo exames para descobrir o que estava acontecendo.

“Essa mensagem vai diretamente para os meus fãs, admiradores e aqueles que emanam amor e boas energias para mim. Sim, eu estou, desde quinta-feira, internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Vim parar aqui por conta de um quadro de dor abdominal e, desde então, estamos fazendo uma série de exames para saber exatamente o meu diagnóstico”, começou.

Leia+: Flora Gil atualiza estado de saúde de Preta Gil: “Ressonância na cabeça”

Ela ainda revelou que fez a postagem para tranquilizar os fãs, já que não se comunicava nas redes sociais desde então.

“Não quero que fiquem preocupados, estou sendo muito bem assistida por uma junta médica. Estou cercada da minha família e amigos íntimos e estou confiante, que seja o que for, vamos tratar e ficarei bem”, acrescentou.

“Tenho muita fé me Deus, nos meus Orixás, nas minhas Santas e na vida. Sssim que tiver informações mais precisas, dividirei com vocês, como sempre fiz ao longo desses anos. Amo vocês, se cuidem, cuidem de quem amam e fiquem em paz”, finalizou.

O QUE É ADENOCARCINOMA?

O adenocarcinoma é um tipo de câncer que tem origem nas células glandulares, podendo se desenvolver em vários órgãos do corpo, como próstata, estômago, intestino, pulmões, mamas, útero ou no pâncreas, por exemplo. As informações são do Tua Saúde, vinculado à Rede D’Or.

A evolução do adenocarcinoma depende do momento do diagnóstico e do local onde o tumor teve origem. Pode ter um crescimento mais lento, devendo ser acompanhado regularmente, ou crescimento mais rápido, havendo maior risco de metástase e devendo o tratamento ser mais urgente.

Assim, é importante que o clínico geral ou oncologista seja consultado assim que forem identificadas alterações que sejam sugestivas de adenocarcinoma, pois assim é possível que o tratamento seja iniciado logo em seguida.

O caso de Preta Gil, onde o adenocarcinoma é no intestino, é um câncer mais comum na população. Ele responde muito bem ao tratamento, principalmente se descoberto de forma precoce, sem ter atingido outros órgãos do corpo.

Um dos modos para detectá-los de forma precoce é por exames de colonoscopia, além de analisar o histórico familiar, fatores de risco e idade maior que 50 anos.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais