Globo divulga padrões de segurança após tragédia de Baldwin

Por - 24/10/21

Globo divulga padrões de segurança após tragédia de BaldwinGlobo divulga padrões de segurança após tragédia de Baldwin. Foto: Reprodução/Globo

O “Fantástico” divulgou os padrões de segurança da Globo para uso de armas em cenas de seus projetos de teledramaturgia. Isso, por causa da tragédia que envolveu o nome de Alec Baldwin nos Estados Unidos. Ele atirou com uma arma cenográfica na diretora de fotografia Halyna Hutchins, durante a gravação do filme “Rust”.

A matéria, com mais de dez minutos de duração, trouxe entrevistas com um técnico de efeitos especiais e o gerente do setor na emissora. Então, o vídeo deixa claro que tecnologias mais avançadas no mercado estão disponíveis para que as cenas de violência com armas sejam utilizadas.

“Das pistolas, aos fuzis, todas as armas são de airsoft. E os efeitos de tiros dos disparos são criados em pós-produção. O responsável dos efeitos especiais dos estúdios Globo acompanha o caso nos Estados Unidos para entender.”, declarou Renata Capucci ao explicar a situação.

Leia+: Irmão de Alec Baldwin se pronuncia após tragédia

Então, o gerente de efeitos especiais da emissora, Rafael Serra, classificou o assunto como ‘inimaginável’ no contexto brasileiro. Ainda assim, disse seguir acompanhando para entender e tentar aprender algo com o ocorrido na produção independente que era filmada nos EUA.

“É algo inimaginável, mas a gente sempre tem que aprender com o erro dos outros. Seria inimaginável a gente pensar nisso”, declarou.

“No Brasil, as armas de festim são desmontadas, adaptadas e bloqueadas para o uso de balas letais, o que nem sempre acontece nos Estados Unidos”, completou Capucci.

Leia+: ‘Alguém terá de pagar’, afirma amiga de diretora morta em set

Um técnico de efeitos especiais Roberto Rocha também falou ao “Fantástico”, explicou o modelo de uma arma de festim e levantou o alerta a respeito do tema. “O orifício dela é bem pequeno. Aqui só passa o fogo. Se eu colocar uma bala comum aqui, ela vai explodir o cano, porque ela não passa por aqui. Qualquer tipo de arma tem que ser tratada como arma real!”, explicou

Na tragédia nos Estados Unidos, Halyna Hutchins e Joel Souza foram feridos. A diretora de fotografia ucraniana faleceu, enquanto o diretor foi ferido no ombro e levado ao hospital. Ele já passa bem. Diversas discussões apareceram ao longo dos últimos dias. Por exemplo, a responsabilidade de Alec Baldwin, não por disparar a arma, mas por não averiguar com rigor de segurança. Afinal, ele também é o produtor do filme.

AFASTADO

Após a morte acidental da diretora de fotografia Halyna HutchinsAlec Baldwin decidiu cancelar os seus próximos projetos.

“Alec ficou histérico e absolutamente inconsolável por horas. Todo mundo sabe que foi um acidente, mas ele está absolutamente arrasado. Isso foi muito devastador. É assim que ele lida com tempos difíceis. Sempre que algo ruim acontece, no curto prazo, ele se afasta dos olhos do público”, contou uma fonte para a Revista People.

Veja+: ‘Alguém terá que pagar’, diz amiga de diretora morta por Alec Baldwin

ENTENDA O CASO

De acordo com o The New York Time, o ator disparou uma arma cenográfica e acertou em cheio a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, que morreu e feriu o diretor Joel Souza, de 48. O fato aconteceu no Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, Novo México.

“O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de ‘Rust’ foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, afirma o comunicado.

Socorrida, Hutchins chegou a ser levada de helicóptero ao hospital da Universidade do Novo México, mas não conseguiu resistir aos ferimentos. Já Joel Souza, que foi atingido no ombro, foi levado de ambulância ao centro médico Regional Christus St. Vincent e já recebeu alta.

NOTÍCIAS PRINCIPAIS
Alec Baldwin cancela projetos após tragédia em set
Henrique e Diego encerram show após incêndio
Gusttavo Lima faz show lotado com presença do governado de Goiás
Anitta alfineta Gui Araújo após polêmica em A Fazenda 13

---

Tags: ,,,