Notícias às 08:15

Gugu Liberato recebe homenagem batizando complexo cultural público em Barueri

Marcelo Sá Barretto/AgNews

No último dia 11 de agosto, a câmara municipal de Barueri, na grande São Paulo, aprovou projeto de lei em que altera o nome do Complexo Cultural da Vila Boa Vista para Praça das Artes Barueri Antonio Augusto de Moraes Liberato – Gugu Liberato. A votação foi aprovada em unanimidade pelos 21 vereadores e agora aguarda sanção do prefeito Rubens Furlan (PSDB) e publicação do Diário Oficial do Município.

O espaço está localizado no Jardim dos Camargos, às margens da rodovia Castelo Branco em um terreno de 12 mil m² e área construída com mais de 20 mil m². O complexo terá instalações que compreendem um amplo estacionamento, Pinacoteca, restaurante e espaço criança com brinquedos interativos, além do novo Teatro Municipal de Barueri e Ginásio de Esportes Sérgio Holanda

Depois de finalizado, o centro cultural atenderá cerca de 10 mil alunos nas Oficinas de Artes e Núcleos de Dança e de Música. O novo teatro terá capacidade para 938 pessoas com dois palcos para ensaios, fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração.

O lugar também terá 2 salas de aula de teatro, 6 salas de aula para dança, 12 salas de aula para oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos; 16 salas de aula para música (futuro conservatório de Barueri) e oficinas de artesanato. “Será um dos melhores e mais modernos teatros do Brasil”, afirma o prefeito.

A Praça das Artes terá espaços multiculturais e será sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Além da Pinacoteca e o espaço criança, abrigará a biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte.

O projeto arquitetônico é assinado por renomado Ruy Ohtake e a previsão de inauguração deve ocorrer em março de 2021.

 

Confira imagens do projeto e espaço em obras:

Pedido de mãe

 

E a homenagem partiu de uma vontade de dona Maria do Céu, mãe do apresentador. Durante uma visita, José Jordão, que foi assessor de assuntos imobiliários de Gugu por 28 anos, recebeu o seguinte pedido:

“Pede para o prefeito colocar o nome dele em alguma rua daqui”, disse dona Maria.

Imediatamente Jordão ligou para o prefeito e fez o pedido. Algumas horas depois ele retornou com a surpresa:

“Vamos fazer melhor que dar um nome de rua. Ele será o nome do nosso complexo cultural”, disse o prefeito que gostava muito de Gugu e se conheciam há um bom tempo. Mandou projeto de lei para a câmara que foi votada essa semana.

“Contei para a família e todos ficaram super emocionados”, revelou Jordão.

Gugu Liberato foi morador da cidade de Barueri por muitos anos. Primeiramente em Alphaville e, depois no condomínio na Aldeia da Serra, ambos bairros da cidade.

O complexo de estúdios do apresentador também está localizado em Alphaville, além de alguns empreendimentos imobiliários construídos pela cidade.

 

Memória Gugu: Família organiza acervo da trajetória do apresentador