Hélio de La Penha apoia projeto de pré-vestibular gratuito na Cidade de Deus

Por - 24/06/21

Hélio de la Peña(Reprodução/Instagram)

O Instituto Arteiros, fundado em 2010 na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem como propósito ajudar jovens e adultos por meio da cultura, educação e direitos humanos a ganharem uma nova perspectiva de vida. Entre tantos outros projetos, o pré-vestibular se destaca pela oportunidade oferecida e tem um apoio importante, o do ator e humorista Helio de La Peña.

“Eu conheci o projeto dos arteiros em Nova Iorque, isso mesmo. Eu e Rodrigo Felha, que foi quem me apresentou, a gente estava na semana global da Kufa, quando a Kufa foi apresentada à ONU e nós estávamos lá. O Felha foi falando do projeto dele e eu fiquei interessada para ver qual é, quando voltamos ele me convidou para uma roda de conversa com os atores”, contou o artista.

Veja+: Ana Furtado ajuda ONG que tratou 300 mulheres com câncer em 2020: ‘Gratificante’

“No instituto, ele me mostrou uma sala vazia na qual ele queria fazer um pré-vestibular, eu perguntei: ‘mas o que você tem?’ e ele me respondeu: ‘eu tenho isso aqui ó, ou seja, nada!’. Aí eu falei para montarmos esse projeto e perguntei qual seria a coisa principal ele me respondeu carteira, com carteira nós temos alunos, nós temos estudantes”, acrescentou.

Helio de La Peña ainda afirmou que, para ele, educação é uma das maiores prioridades na vida.

“Para mim educação é a minha palavra de ordem, ele mandou certo, acertou meu coração, então, a partir daí a gente começou esse projeto do pré-vestibular. Eu forneci as carteiras para sala, os professores foram muito solícitos e imediatamente se agregaram à ideia. Eu acho que mudou a Cidade de Deus, é mais uma iniciativa bacana do projeto Arteiros e eu sempre me mantenho próximo, com contato com eles porque eu quero vida longa a esse projeto e a vários outros”, finalizou.

O Projeto Arteiros

O projeto surgiu em 2017, após perceber a necessidade de criar e apresentar como funciona o acesso à faculdade para os jovens e adultos, isso porque muitos e muitas não sabem nem como é a dinâmica de ingresso no ensino superior. E, claro, entendendo também a importância da educação nos espaços das favelas

“Oferecer um curso de pré-vestibular em espaços como estes é desconstruir um preconceito, abrir horizontes, colaborar para criação de novas perspectivas e realização de sonhos”, disseram as coordenadoras do pré-vestibular: Marina, Débora, Rafaella e Ana Claudia.

As inscrições são realizadas através de um formulário do Google Forms, disponibilizado na biografia do instagram do Instituto (@institutarteiro).

As aulas acontecem de segunda à sexta das 19h às 22h e, pelo momento de pandemia, estão sendo online pelo Google Meet, sem qualquer restrição de faixa etária para participar.

Os professores criam os materiais e os disponibilizam para os alunos, onde atualmente são 28 participantes.

O pré-vestibular na Cidade de Deus já contou com alunos que passaram para UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

---

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais