Notícias às 10:30

Herbert Vianna ganha documentário sobre sua obra

Divulgação/Maurício Valadares

"A arte é de viver da fé, só não se sabe fé em que". Os versos de Alagados, escritos por Herbert Vianna, não poderiam soar mais atuais, especialmente em tempos de pandemia.

Desde os anos 80, ao lado dos companheiros Bi Ribeiro e João Barone, Herbert fez dos Paralamas do Sucesso uma das maiores bandas da história da música brasileira.

A edição 2020 do Prêmio UBC, realizado pela União Brasileira de Compositores, celebra a obra de Herbert, artista com 59 anos, autor de 245 obras registradas e filiado à UBC há 35 anos.

Biquíni Cavadão lança álbum em homenagem a Herbert Vianna

As homenagens acontecerão entre os dias 1 e 9 de outubro, com uma programação especial nas redes sociais da UBC, incluindo entrevistas, exposição virtual e a estreia de um documentário inédito celebrando a obra de Herbert, com depoimentos de grandes nomes da cultura brasileira.

A première será dia 7 de outubro, quando é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro, no canal oficial da UBC no YouTube.

"O Prêmio UBC 2020 é de muito merecidamente de Herbert Vianna, um compositor que todo o Brasil admira. Herbert é um extraordinário compositor, capaz de unir racionalidade e emoção em suas obras. Consegue ser sofisticado e popular ao mesmo tempo. Pelo conjunto de sua obra e cada música individualmente faz jus ao prêmio deste ano. A União Brasileira de Compositores se orgulha muito de Herbert Vianna", disse Paulo Sergio Valle, presidente da UBC.

Nando Reis e Herbert Vianna dão selinho em show

Saiba mais

 

Natural de João Pessoa, na Paraíba, Herbert Vianna criou a banda de rock Os Paralamas do Sucesso no Rio de Janeiro no início dos anos 80, ao lado de Bi Ribeiro, baixista do grupo, e João Barone na bateria. Foi nesta época que Herbert compôs a música Vital e Sua Moto, que se tornou o primeiro sucesso do trio.

Com o grupo, o artista soma mais de 20 álbuns lançados, entre discos de estúdio, ao vivo e coletâneas. Na carreira solo, que correu em paralelo, são mais quatro álbuns.