Hola! Produções espanholas tomam conta da Netflix

Por - 12/04/20

Divulgação

A Netflix se tornou a grande precursora no meio dos serviços de streaming e mesmo em meio a expansão do mercado, a queridinha dos internautas conseguiu inovar ao apostar em produções de língua estrangeira, principalmente a espanhola.

O filme O Poço mostrou, recentemente, o estouro desse nicho ao chegar na plataforma na última semana de março e se tornar uma das 10 obras mais vistas no Brasil, por exemplo – pouco depois do lançamento, conseguiu alcançar a primeira posição.

Mas os fãs das série também não decepcionaram e colocaram Elite dentro dos assuntos mais comentados no Twitter com a chegada da terceira temporada na ferramenta. Com várias histórias tendo uma escola como ponto central, pode até lembrar a novela mexicana Rebelde (saudades, né?!), porém, com um ar bem mais pesado e crimes a serem resolvidos. A fórmula certeira conquistou além do público jovem!

Bom, se você ainda está em dúvida sobre assistir algo novo na Netflix, então vem dar uma espiadinha nas recomendações do OFuxico para se jogar no universo espanhol e encontrar grandes histórias.

La Casa de Papel

La Casa de Papel

A parte quatro da série estreou no streaming no último dia 3 de abril e uma galera já maratonou os episódios. Uns gostaram dos acontecimentos, outros ficaram impactados, uma parcela não gostou tanto assim… De qualquer forma, a fama é real!

Tudo começou quando um professor decidiu reunir um grupo de pessoas para um grandioso assalto à Casa da Moeda da Espanha. A batalha para sair com uma boa quantia de dinheiro custou a vida de parceiros no crime e reviravoltas emocionais passaram a fazer parte do grupo.

Com uma história movimentada, o público logo se apaixonou pela obra e tanto em convenções, como a Comic Con Experience (CCXP), e no Carnaval, o figurino dos assaltantes – um macacão vermelho e máscaras do pintor Salvador Dalí – virou moda.

Vis a Vis

Personagens de Vis a Vis

Uma coisa em comum nas produções espanholas é o “crossover” de atores. Alba Flores, a Nairóbi de La Casa de Papel, aparece nessa quase versão em língua latina de Orange Is The New Black.

Vis a Vis se passa dentro de uma prisão com foco em Macarena Ferreiro (Maggie Civantos). Ela acaba presa depois de se envolver com o seu chefe que, para se safar dos problemas, a transformou em grande culpada pelo seus crimes.

Para sobreviver no presídio, Macarena começa a modificar o seu jeito e não demora muito para que ela passe se envolver realmente com as mais diversas ilegalidades enquanto busca uma maneira de pagar a fiança.

Toy Boy

Fresquinha na Netflix, a série chegou em fevereiro e conta a história de Hugo (Jesús Mosquera), um stripper que ficou preso por sete anos e agora lida com a liberdade provisória enquanto tenta provar a sua inocência.

O objetivo de Hugo é deixar claro que a morte do marido da sua amante foi todo arquitetado por ela para incriminá-lo. Por enquanto, há apenas a primeira temporada.

As Telefonistas

As Telefonistas

O drama de época se passa no final da década de 1920 e acompanha um grupo de amigas vindas de diferente lugares da Espanha que se encontram em uma central de telefones para trabalharem.

Em um mundo com as diferenças entre os gêneros ainda bem fortes, elas precisam lidar com as oportunidades que vão aparecendo em seus caminhos enquanto lutam por sucesso e independência em suas vidas. Girl power total!

Merlí

Levando o nome do personagem principal, o trabalho mostra o professor Merlí ensinando filosofia para seu alunos do ensino médio. Parece algo sem graça, mas a ideia do profissional é incentivar seus pupilos a pensarem livremente a partir dos conhecimentos que passa a eles.

Com certa referência ao filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989), o método de ensino de Merlí acaba dividindo opiniões entre os alunos, colegas de trabalho e as famílias. 

Os episódios também tem um “quê” interessante. Eles têm, como títulos, nomes de grandes pensadores da humanidade, de Sócrates e Aristóteles a Nietzsche e Schopenhauer. 

A Casa

Partindo para o lado dos filmes, A Casa, assim como o poço, fez alarde na plataforma. Apesar de críticas em razão do terceiro ato, já partindo para o final da trama, o suspense espanhol tem uma boa consistência durante o desenho do protagonista.

Com uma atuação de impressionar, Javier Gutiérrez, que dá vida a Javier, incomoda o espectador do começo ao fim durante a transformação psicológica do personagem.

O publicitário se vê obrigado a mudar drasticamente o seu estilo de vida de alto padrão após um ano desempregado e desiludido com o mercado de trabalho, no qual encontra muita dificuldade em se inserir novamente.

O título do longa vem justamente do apartamento onde ele morava com a família. Por não ter condições de manter o imóvel, se mudam para um local mais simples.

Inconformado com isso, ele decide invadir a antiga moradia utilizando a cópia da chave que ainda possuía para investigar a vida dos novos moradores e entender o que fazem para terem sucesso financeiro. Sendo assim, os arcos passam a ser mais sombrios e Javier exibe o seu lado mais horrível.

---

Tags: ,