Isabel Fillardis volta a cantar depois de vencer um câncer na língua

Por - 14/09/21

Foto: Divulgação

Quando já era atriz, profissão na qual estreou em 1993 como a Ritinha, na novela “Renascer”, Isabel Fillardis nutria paralelamente outra paixão, que teve que ser deixada em modo “pause” por cota da novela. Mas o telento falou mais alto e ela alavancou em 1998, quando foi revelada também como cantora quando do grupo “As Sublimes”. Agora, a artista está retomando a carreira musical e na quinta-feira, 15 de setembro, lançará o lyric video de sua primeira canção solo, “Meu lugar”, que chegou às plataformas de áudio recentemente. A música faz parte do EP “Bel, muito prazer”, previsto para sair ainda este ano.

“Esse é um projeto que foi muito pensado. Ele tem a minha cara e fala sobre essa nova mulher que eu sou. É inspirado nas minhas vivências e transformações”, disse a artista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. .

Isabel se referiu especialmente às mudanças ocorridas nos últimos sete anos. No final de 2013, ela deu à luz Kalel, seu terceiro filho, hoje com 7 anos. Ele nasceu prematuro após uma gestação de risco e ainda sofreu uma apneia logo depois do parto. Precisou ficar 15 internado na UTI e, segundo a mãe, sobreviveu “por um milagre”. Logo depois desse susto, ela foi diagnosticada com um câncer na língua.

“Eu corri o risco de não conseguir mais falar normalmente. Cantar, então, nem pensar. Essa experiência, por si só, me fez repensar. Fora, claro, a possibilidade de morrer. A partir daí, comecei a refletir sobre como a minha arte e a minha voz são importantes. Foi um verdadeiro divisor de águas para mim.

Veja +: Isabel Fillardis revela que já sofreu inúmeros episódios de racismo

FALTA DE TRABALHO E PROBLEMAS FINANCEIROS

Depois de interpretar uma médica na novela “Topíssima”, da Record TV, Isabel está no ar em “Gênesis”, como a Rainha Amanishakheto. Mas a atriz passu por um longo hiato na profissão. Ela sofreu com a falta de trabalhos, o que acarretou em sérios problemas financeiros.

“Foram sete anos muito difíceis em todos os sentidos. Por isso, tenho encarado essa estreia na carreira musical solo com um verdadeiro renascimento. Me sinto mais forte e preparada hoje para encarar os desafios. A ideia é, assim que possível, fazer shows pelo país. Não vou parar por aqui”, disse.

Veja +: Linda voz de Isabel Fillardis dá tom à narração da Biografia de Elza Soares

Divorciada desde 2015 do engenheiro Júlio César Santos, a atriz mora com os seus três filhos: além de Kalel, tem Analuz, de 20 anos, e Jamal, de 18. Isabel conta que o período da pandemia tem sido complicado por conta dos cuidados com Jamal, que tem Síndrome de West, uma espécie de epilepsia que se manifesta sobretudo na infância e demanda cuidados especiais.

“Principalmente no início, fiquei muito preocupada com ele. Fizemos uma verdadeira barreira química de proteção para evitar que ele fosse contaminado. Fora isso, houve problemas comuns para todos os pais, como a adaptação com as aulas on-line.

ENTENDA O CÂNCER DE LÍNGUA

A língua é dividida em duas partes: os dois terços posteriores são a parte oral da língua, enquanto o terço anterior é a base da língua. O câncer de língua é um tipo de câncer de boca que, de acordo com Cancer Treatment Centers of America (CTCA), se desenvolve na parte oral da língua. Este tipo de câncer geralmente se origina em células pequenas, conhecidas como células escamosas, que recobrem totalmente a superfície da língua. Qualquer câncer que se desenvolva na base da língua é chamado de câncer de orofaringe.

Se você suspeita que possa estar com câncer de língua, consultar com o seu dentista é o primeiro passo. Ele pode realizar um exame oral minucioso. Mas você pode ficar de olho nos sintomas elencados pela CTCA, que podem indicar a presença de câncer de boca: Dor de garganta crônica; Dor ao mastigar ou engolir; Dor crônica na mandíbula ou na língua; Mancha vermelha ou branca em qualquer parte da boca, especialmente na língua, que não desaparece; Dormência crônica na boca; Problemas em movimentar a língua ou mandíbula.

Veja +: Âncora da Globonews teve câncer bucal

Ao notar um ou mais sintomas que indicam a possibilidade de câncer de língua, converse com seu dentista. É extremamente importante manter as consultas com seu dentista, pois ele tem conhecimento técnico para um diagnóstico correto. Se o profissional encontrar alguma lesão suspeita na cavidade oral, ele realizará uma biópsia.

Caso necessário, outros métodos de investigação serão realizados por um médico. Uma endoscopia, por exemplo, pode ser realizada para dar uma olhada mais atenta na sua garganta e em seus pulmões. Um raio-x de mandíbula, tórax e pulmões mostrará se o câncer se espalhou, e uma tomografia computadorizada vai revelar se há a possibilidade de haver qualquer tumor maligno. Assim como um raio X, um exame de ressonância magnética é útil para determinar se o câncer está em estágio de metástase, afetando outra parte do corpo. Se o seu médico não conseguir determinar a causa de seus sintomas, ele pode lhe indicar a um otorrinolaringologista.

Veja +: Vocalista do Iron Maiden enfrentou um câncer de língua

TRATAMENTO

Qualquer forma de câncer representa um risco à vida, portanto, merece a melhor atenção médica possível para garantir que o tratamento escolhido seja o ideal para você. No entanto, a melhor maneira de evitar os sintomas de câncer de língua é levar uma vida mais saudável.

A chave para o tratamento de qualquer tipo de câncer é o diagnóstico precoce, antes que ele comece a se espalhar. Especialmente quando se trata de câncer de língua, várias abordagens de tratamento são possíveis, dependendo do tamanho da lesão e se ele se espalhou ou não para os linfonodos do pescoço. Tumores pequenos e isolados podem ser removidos cirurgicamente. O câncer que tenha se espalhado para esses linfonodos devem receber o mesmo tipo de tratamento, desde que seja seguido por sessões de radioterapia para destruir quaisquer células cancerígenas restantes. Naturalmente, a quimioterapia é outra opção de tratamento que você pode explorar com seu médico.

Veja +: Michael Douglas quase perdeu parte da mandíbula e da garganta

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Nicki Minaj não toma vacina e é criticada por dar formações erradas sobre a Covid-19

A Fazenda 13: Inês Brasil ‘invade’ o reality

Lurdes Maria, filha de Madonna, mostra axilas peludas no MET

Gracyanne Barbosa posa completamente nua e pede respeito

Cuspe liberado e tretas à vista: o que esperar de ‘A Fazenda 13’?

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino