João Luiz entra em ‘ação de guerrilha’ contra comida artificial e relembra o reality: ‘Sem arrependimentos’

Por - 18/08/21

Joao Luiz na PaulistaDivulgação

Você está na Avenida Paulista, no coração da capital de São Paulo, e se depara com uma ação de guerrilha. Lá estão o ex-BBB21 e professor de geografia João Luiz Pedrosa, o chef César Costa e as influenciadoras digitais Luisa Motta e Julianne Dias. Juntos, numa iniciativa da foodtech Liv Up, eles propuseram um modo de repensar o modelo do sistema de alimentação atual.

No último mês, a conversa sobre a qualidade da alimentação tem ganhado destaque em diversos estudos e notícias. O que está em pauta é a composição dos alimentos e falta de transparência da indústria alimentar com o consumidor. O movimento tem levado as pessoas a refletirem sobre o tema e sobre o futuro da alimentação no Brasil e no mundo.

Apoiador da agricultura familiar e de um novo modelo para o sistema tradicional da indústria de alimentação no Brasil, João Luiz não hesitou em para ir para as ruas questionar o modelo convencional e convidar toda a indústria de alimentos artificiais e ultraprocessados a repensar como tem atuado para mudar isso.

Com uma placa, em frente ao MASP, João chegou a causar curiosidade de quem passava na rua sobre o tema da manifestação, assim como outros formadores de opinião que levantaram suas placas em outros pontos da cidade de São Paulo com frases como “Lugar de comida artificial é em loja de decoração e não no supermercado” e questionamentos sobre quão acessíveis os orgânicos são para o público geral com a reflexão: “O orgânico é caro ou você anda comprando no mercado errado?”.

A relação do mineiro com a comida, conhecemos no reality. Foram muitas as vezes em que ele comandou a xepa, mesmo com o “domínio” de Fiuk. O professor bateu um papo com a reportagem de OFuxico e, além de relembrar algumas situações do programa, explicou sua participação na ação de guerrilha.

Confira!  

OFuxico: No “Big Brother Brasil”, suas investidas na cozinha eram muito elogiadas. Sua alimentação mudou de lá pra cá? Como você lida com essa questão da agricultura saudável?
João Luiz Pedrosa: “Eu sempre procurei manter um equilíbrio na minha alimentação, mas tenho procurado cada vez mais opções mais saudáveis e que sejam saborosas também, como é o caso de Liv Up. Acho importante fazer uma alimentação saudável e ver essa questão da indústria alimentícia estar preocupada também em oferecer opções mais orgânicas, que sejam saudáveis e que também fujam daquela estrutura básica que a gente encontra geralmente quando pensamos em refeições low carb, etc.”

OFuxico: Você era o participante com menos seguidores no início do programa e hoje, conquistou a publicidade mais do que alguns “camarote”, além de reafirmar seu ofício de educador, mesmo que não esteja em sala de aula. Qual o peso que participar de ações como essa, em prol da alimentação saudável, tem em sua vida hoje?
João Luiz Pedrosa: “É muito gratificante poder participar de ações como essa e ver que continuo exercendo meu trabalho com credibilidade, poder usar minha voz para também levar informações e trazer produtos de marcas que acredito e que tenham valores parecidos com os meus como indicação para meus seguidores.”

OFuxico: Qual o maior êxito e o maior arrependimento da participação no ‘BBB21’?
João Luiz Pedrosa: “Meu maior êxito é poder dar uma vida mais confortável para meus pais e poder realizar sonhos que eu já tinha. Não tenho arrependimentos da minha participação, fui eu mesmo e fiz tudo o que tive vontade de fazer.”

OFuxico: Como está o novo ofício de apresentador, no “Trends”? Pretende dar continuidade nesse setor?
João Luiz Pedrosa: “Tem sido uma experiência incrível poder linkar o meu lado comunicador, mas continuar exercendo também meu papel de educador, trazer para o público a realidade e novos projetos que vêm surgindo na educação pública brasileira. Além do Trace, eu estreiarei no próximo mês como apresentador no “Entrevistas”, que celebrará o centenário de Paulo Freire e será transmitido na TV Futura e também no GloboPlay. Quero continuar explorando cada vez mais esse lado na minha carreira”

OFuxico: Você tem se revelado um ótimo modelo! Já havia essa pretensão antes do programa? Como lida com a sua beleza e o universo fashion?
João Luiz Pedrosa: “Muito obrigado! Hahaha Eu estou adorando explorar mais meu lado fashionista e ser uma inspiração para as pessoas. Sempre gostei muito desse universo e para mim a moda é um reflexo da nossa personalidade também. Mas, não me cobro. Gosto de me cuidar e de me sentir confortável.”

OFuxico: Dá pra observar que você só tem participado de ações com algum cunho educativo e social. O que te fez aceitar essa proposta da campanha?
João Luiz Pedrosa: “A Liv Up tem muitos valores parecidos com os meus. Ela é uma marca que mostra preocupação com seus consumidores, que traz informações legais e tem propósitos em prol de uma vida mais saudável. São coisas que também acredito e fazem muito sentido para mim.”

OFuxico: O que vem por aí? 
João Luiz Pedrosa: “Vem por aí, a estreia do ‘Entrevistas’ no Canal Futura e no GloboPlay, novidades no meu IGTV e meu livro, que será lançado em breve!”

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

The Masked Singer Brasil: Renata Ceribelli é a segunda fantasia revelada

Mulher diz que casou com fantasma de Michael Jackson e dá detalhes da relação

VIRGINDADE EM CENA: Assim como Cora, relembre outros personagens virgens das novelas

Giovanna Ewbank encanta com ensaio em família e surpreende com nova coleção

Mirella relembra traição e bate boca com Raíssa Barbosa

---

Tags:

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.