Notícias às 14:38

Joelma revela que trabalho segurou seu casamento com Ximbinha

Reprodução/Instagram

Joelma é sem sombra de dúvidas uma das artistas mais amadas do Brasil, seja durante sua passagem pela banda Calypso, seja em carreira solo.

Em entrevista para a revista Quem, a artista contou um pouco sobre sua trajetória, a relação com Ximbinha e o quão aberta está para o amor.

“Este ano, completo 28 anos de carreira, comecei com 19 e já vou fazer 47. Foi muita luta até chegar aqui. Sofri muito preconceito, por ser do norte. Me lembro de uma cena em que estava no interior dividindo camarim com mais três bandas…”, começou ela.

"Quando falava que era de Belém do Pará, as pessoas se levantavam e parecia que nós tínhamos uma doença contagiosa. Sabendo disso, meu empresário dizia para falar que éramos de São Paulo. Mas quando eu entrava, dava um berro tão grande dizendo: 'Isso é Calypso, do Belém do Pará'”.

Quanto a suas origens, a artista aprendeu a se orgulhar dela desde criança, e se considera privilegiada por ter nascido em um lugar tão lindo

“Fui criada na rua com toda liberdade, me sentia um passarinho fora da gaiola. Para mim, estava no melhor lugar do mundo. Quando os paraenses vinham para São Paulo, eles tinham que mentir que eram de outro lugar. Eu não”, contou.

Sempre tive muito orgulho de onde eu vim. Desde pequenininha, aprendi que não sou melhor do que ninguém, mas ninguém é melhor do que eu. Não abaixo minha cabeça para ninguém, mas também não levanto. Para mim, nós somos todos iguais”, declarou ela.

Filho de Joelma revela ter sido bloqueado pela mãe após ir morar com Ximbinha
Joelma lança clipe épico e cinematográfico de Coração Vencedor

Inspirações femininas e separação de Ximbinha

Outra forte inspiração de Joelma são as mulheres de sua família: abisavó, Cantiliana, avó, Raimunda, e minha mãe, Maria de Nazareth.

“As histórias delas foram se repetindo e todas foram abandonadas pelos maridos. E naquela época era muito mais díficil, porque mulher sofria muito preconceito por ser mãe solteira”, revelou a artista.

“Aumentou muito a violência contra a mulher na pandemia, mas acredito que isso não é de agora. A pandemia só foi o estopim. Por isso, a importância de denunciar”, reforçou ela.

Agora também mãe (de Yasmin, Natália e Yago), a cantora não deseja que suas filhas passem pelo mesmo processo que ela passou com Ximbinha, e inclusive tenta esconder as brigas que tinha com o ex-marido.

“Não deixar acontecer, tem que lutar muito… Aconteceu no início comigo. Bem no início e no final do meu relacionamento. Mas quando começou a afetar os meus filhos, eu decidi que isso não podia mais acontecer. Acho que nosso casamento durou muito ainda, porque a gente trabalhava demais. E o trabalho era o meu refúgio. Eu aguentava, porque ali eu me refazia, me renovava, me reiventava”.

Ela continuou: “E isso me segurou muito na relação. Mas quando começou a afetar os meus filhos, eu disse: 'Agora, não dá mais'. Quando é só com você, ainda dá para segurar. Como a gente passava pouco tempo em casa, eles nunca viram acontecer. Quando meu filhos presenciaram (a agressão por parte de Ximbinha), foi a gota d'água. Aí, tomei a decisão e foi a melhor coisa que fiz para não deixar acontecer com eles, o que aconteceu comigo”.

“Percebi quando me separei. Chegava nos aeroportos e em vários lugares e as mulheres me abraçavam e agradeciam dizendo que salvei a vida delas. E eu ficava pasma e dizia: 'Mas eu não te conheço'. E elas diziam que quando dei um basta, incentivei elas a tomarem a melhor decisão da vida e agora elas eram felizes e livres”, revelou a performer.

“Teve uma mulher, uma vez, que me disse que estava há dez anos sofrendo pelo ex-marido. Isso é tempo demais! Eu consegui superar porque aprendi a perdoar. Quando você perdoa, aquela coisa horrível sai de você, junto com aquele rancor, aquele ódio. Para você ser feliz de verdade, tem que aprender a perdoar. E tem que aprender a pedir perdão também quando erra”, disse.

“Eu peço perdão quando erro com meus filhos. Nós somos seres-humanos imperfeitos. Aprendi que para ser feliz de verdade é preciso perdoar e pedir perdão. Mas não é uma coisa fácil. Você tem que entender que perdoar não é confiar. Perdoa, mas não precisa conviver, chegar perto”.

Joelma sobre Coração Vencedor: ‘Foi um presente de Deus’
‘Fios ruivos de Joelma eram de laces naturais’, diz estilista

Aberta a um novo amor

Mesmo que esteja solteira há muito tempo, Joelma não está fechada para um novo amor, e contou na entrevista que pretende se casar novamente.

“É que estou no meu melhor momento, em uma paz tão grande. Quando estou sozinha, fico tão feliz. Estou tão bem que não quero ninguém para estragar este momento e me tirar nem um porcento de paz. Acho que este não é o momento de casar”, explicou ela sobre a vida amorosa.

“Os meus fãs foram muito importantes naquele momento, porque eu estava realmente muito fragilizada e queria dar uma parada na carreira de uns seis meses, viajar para fora do país, me renovar e voltar para fazer meu trabalho. Mas eles não deixaram”, contou em seguida.

“Eles acharam que eu iria encerrar minha carreira. Então, começaram uma campanha na internet para eu não abandoná-los, fazer um trabalho novo. Me tranquei dois meses em um estúdio montando show e CD novos. Quando voltei, naquele momento, que eu estava muito fragilizada, eles me carregaram no colo”.