Notícias às 04:00

Jornal britânico revela protocolo caso Príncipe Philip morra

Reprodução/Instagram

O Príncipe Philip está hospitalizado, e embora o marido da rainha Elizabeth II esteja bem, segundo o jornal Edinburgh Live, já existe, há vários anos, um plano para quando o Duque de Edimburgo morrer ou até mesmo a própria monarca inglesa. Trata-se da 'Operação Forth Bridge', um dos procedimentos rígidos que seriam aplicados após a morte de Philip. 

Com o Príncipe e a Rainha Elizabeth II na casa dos 90, há planos para ambos sobre o que acontecerá no caso de sua morte. Sua Majestade é intitulada 'Operação Unicórnio', no entanto, o nome da operação de seu marido é em homenagem à Ponte Forth. E o plano estabelece todas as etapas a serem seguidas, desde o luto nacional até a sepultura. 

Do início ao fim, há uma lista de todas as coisas que acontecerão durante a Operação Forth Bridge, quando chegar a hora.

Sem festas para os 100 anos

Em caso de morte do duque, o Palácio de Buckingham fará um anúncio, que primeiro será dado à Press Association – uma agência de notícias multimídia que opera no Reino Unido e Irlanda – e à BBC. 

Em algumas ocasiões, o público é informado quando um membro da realeza está em seu 'leito de morte', no entanto, a notícia é mais provável de ser anunciada após a morte do Príncipe Philip. 

Se o protocolo for seguido, Lord Chamberlain consultará o primeiro-ministro e, em seguida, buscará os desejos específicos da rainha em relação ao anúncio da morte. 

Isso acontecerá logo em seguida, no entanto, se a morte ocorrer durante a noite, ela deve ser anunciada às 8h da manhã do dia seguinte.

Príncipe Harry tem apenas 1% da aprovação dos britânicos

 

E assim como se a Rainha falecesse, o país entrará instantaneamente em um período de luto nacional. Isso significa que uma série de regras devem ser seguidas, como baixar todas as bandeiras a meio mastro em homenagem ao duque. 

Jornalistas, apresentadores de TV e outros, devem usar preto, como uma demonstração de respeito e luto. 

O duque de Edimburgo tem direito a um funeral de estado completo, pois é o marido da rainha. Mas segundo relatos, o príncipe se sente desconfortável em imaginar um evento tão grande e prefere algo mais discreto. 

Ainda segundo a publicação, seu corpo permaneceria na Abadia de Westminster, antes de ser enterrado na Capela de São Jorge, em Windsor. 

Philip espera ter um culto particular na Capela, no estilo de um funeral militar, seguido por um enterro nos jardins de Frogmore. 

De acordo com fontes, o príncipe esteve fortemente envolvido em seus planos de funeral, depois de passar por vários problemas de saúde nos últimos anos. 

Diz-se também que apenas familiares, amigos e chefes de estado dos países da Commonwealth comparecerão ao funeral, de acordo com o jornal The Independent. 

No entanto, não está claro o que aconteceria se o duque de 99 anos falecesse durante a pandemia, onde existem diferentes regras legais atualmente no Reino Unido e no mundo, sobre comparecimento a funerais e velórios.

Príncipe Philip cansou de passar a quarentena com Rainha

 

Ele está bem

Nesta segunda-feira (22), Príncipe William visitou um centro de vacinação e, de acordo com o site Daily Mail, o monarca foi questionado sobre o estado de saúde do avô Príncipe Philip. 

"Sim, ele está bem, eles estão de olho nele", disse William. 

O marido da Rainha Elizabeth está internado em um hospital de Londres desde o dia 16 de fevereiro. 

Recentemente, o príncipe Philip pegou todo mundo de surpresa ao precisar ser internado em um hospital em Londres, capital da Inglaterra. O duque de Edimburgo, que está com 99 anos, se sentiu mal e passará um tempo em observação de forma preventiva.

Príncipe Philip passa aniversário isolado com Rainha Elizabeth

Notícias Relacionadas