Jornalistas mulheres falam dos desafios da profissão em série promovida pelo Twitter

Por - 31/03/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

A importância da informação de credibilidade nunca ficou tão evidente quanto no momento em que o mundo enfrenta sua pior crise de saúde pública em muitas décadas. Além de profissionais da área da saúde, jornalistas também podem se considerar na linha de frente no combate à pandemia. Mas mesmo que nos dias de hoje esse papel fundamental fique ainda mais claro, a participação de jornalistas em situações críticas para a sociedade sempre existiu. E a atuação de mulheres nesse campo ainda tem desafios e nuances específicas.

Douglas Tavolaro deixa presidência da CNN Brasil

Com o objetivo de destacar as conquistas e dificuldades da profissão, o Twitter Brasil convidou cinco mulheres jornalistas a contarem suas histórias. A série #ElaEmPauta teve seu primeiro vídeo publicado hoje no perfil do @TwitterBrasil na plataforma, com participação de Luciana Barreto (@lubarretotv), âncora da CNN.

 

"Assim como no mercado de trabalho de maneira geral, as mulheres enfrentam questões particulares no exercício do jornalismo. Queremos trazer histórias que inspirem, conscientizem e levantem debates sobre a importante contribuição das mulheres como as vozes que levam informação para as pessoas", afirma Mariana Amaral, gerente de parcerias do Twitter Brasil.

A iniciativa foi inspirada na série #HerStory, realizada pelo Twitter nos Estados Unidos no ano passado. Agora, além do Brasil, o Twitter também replicará o modelo dos depoimentos no Reino Unido, Índia, Japão e Coreia ao longo dos próximos meses.

No Brasil, os vídeos serão publicados a cada mês, sempre na mesma sequência de Tweets. Além de Luciana, Fabiana Moraes (@fabi2moraes) também já gravou seu depoimento.

Carla Vilhena sobre retorno ao jornalismo: ‘Decidi voltar para cumprir a missão de informar neste momento tão difícil’

---

Tags: