Jubileu de Rainha Elizabeth II: Saiba como vai ser a celebração dos 70 anos de reinado

Por - 01/06/22

Rainha Elizabeth IIGrosby Group

Rainha Elizabeth II completou 70 anos de reinado em 2022, mais precisamente no dia 6 de fevereiro e celebrará o marco histórico, já que é a primeira monarca a alcançar tal feito, com muitos eventos públicos e atividades comunitárias.

Os eventos seguirão acontecendo durante todo o ano, mas as principais celebrações começam nesta quinta-feira (2 de junho) e vão até domingo (5 de junho).

Leia+: Rainha Elizabeth finalmente vai conhecer a bisneta Lilibet, filha de Harry e Meghan

Confira o que vai rolar!

Quinta-feira, 2 de junho

Logo de cara, na noite de quinta-feira, mais de 1.500 militares, 400 músicos e 250 cavalos desfilarão na quinta-feira (2) pelo centro de Londres, entre o Palácio de Buckingham e a praça da Horse Guards Parade, para o tradicional “Trooping the Colour”, ou “Desfile do Estandarte”. Uma saudação com armas também deverá acontecer.

Este é um desfile tradicional em todos os anos de reinado, mas foi cancelado em 2020 e em 2021, devido à pandemia da Covid-19, e promete ser o mais marcante de todos.

A cerimônia poderá ser assistida em telões instaladas no St James’ Park e ao vivo na BBC e no canal Sky, não apenas no Reino Unido, mas também no exterior. Um sobrevoo de 70 aviões da Força Aérea Britânica também é aguardado, mas o número exato dependerá das condições climáticas.

Assim que o desfile terminar, a Família Real britânica deve aparecer na sacada, como já é tradição. No entanto, Príncipe Andrew, envolvido em polêmicas de abuso sexual, e Príncipe Harry e Meghan Markle, não devem aparecer, pelos menos neste momento.

Jubileu de Rainha Elizabeth II
Jubileu de Rainha Elizabeth II – Grosby Group

Sinalizadores mantidos

Uma longa tradição no Reino Unido, que acontece para celebrar Casamentos, Coroações, Jubileus reais, também está mantida: o acendimento de mais de quase 2 mil sinalizadores, espalhados pelo mundo.

Antes, eles serviam ferramenta de comunicação, mas agora são símbolos de união e fronteiras. No ano de 1897, os faróis foram acesos para celebrar o Jubileu de Diamante de Rainha Vitória, assim como em 1977, 2002 e 2012, nos Jubileus de Prata, Ouro e Diamante da Rainha Elizabeth II, e em 2016, para celebrar o 90º aniversário de Sua Majestade.

Mais de 1.500 sinalizadores serão acesos em todo o Reino Unido, Ilhas do Canal, Ilha de Man e Territórios Ultramarinos do Reino Unido.

O farol principal, envolvendo a Árvore das Árvores, que fica no Palácio de Buckingham, será aceso em uma cerimônia especial no Palácio de Buckingham às 21h (horário local).

Jubileu de Rainha Elizabeth II
Jubileu de Rainha Elizabeth II – Grosby Group

Sexta-feira, 3 de junho

Um ato raro também irá acontecer: o sinal da catedral de St. Paul, em Londres, que pesa mais de 16,5 toneladas, irá tocar durante uma missa de Ação de Graças. Isso só aconteceu em oito ocasiões especiais e esta será a primeira vez para uma celebração real. Ele ficou silenciado por 41 anos até ser restaurado em 2021.

Sábado, 4 de junho

No sábado, adoradora de cavalos que é, Rainha Elizabeth II, acompanhada pela Família Real, vai participar do Derby em Epson Downs, uma tradicional disputa entre jóqueis.

Depois disso, vai acontecer a “Platinum Party”, que terá uma ampla cobertura pela BBC e contará com muitos shows e famosos, somando mais de 22 mil pessoas, sendo 5 mil “trabalhadores-chave”.

Entre os principais nomes do evento estão a banda Queen, que terá participação especial de Adam Lambert, Diana Ross, George Ezra, Alicia Keys, Andrea Bocelli, Elton John, Duran Duran, Rod Stewart, Nile Rodgers e Mabel.

Guardas da Família Real Britânica
Guardas da Família Real Britânica – Grosby Group

Domingo, 5 de junho

Como se não bastasse todas as comemorações até então, o domingo reserva talvez os eventos mais populares em torno do Jubileu de Rainha Elizabeth II. Contando com mais de 10 mil artistas e voluntários e somando cerca de 200 mil eventos, que vão desde tentativas de recordes mundiais para a festa de rua mais longa ou então a mesa mais longa, até churrascos no jardim de suas casas.

Além disso, pessoas de todo o mundo também estão se juntando a mais de 600 grandes almoços de jubileu internacionais que estão sendo planejados em toda a Commonwealth e além – do Canadá ao Brasil, da Nova Zelândia ao Japão e da África do Sul à Suíça.

Ainda um evento chamado “Rio da Esperança” incluirá 200 bandeiras desfilando pelo The Mall, sendo feitas por crianças convidadas a criar uma imagem de suas esperanças e aspirações para o planeta nos próximos 70 anos.

Jubileu de Rainha Elizabeth II
Jubileu de Rainha Elizabeth II – Grosby Group

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais