Juliana Paes relembra polêmica com posicionamento político: ‘Me desestabilizou’

Por - 18/08/21

Retrato Juliana Paes

De uns dois anos para cá, Juliana Paes tem lidado com crises de ansiedade frequentes. Tudo começou na novela “A Dona do Pedaço”, exibida pela Rede Globo em 2019. O diagnóstico apontou transtorno de estressa pós traumático, causado por várias experiências desagradáveis.

Em uma entrevista para o jornal O Globo, a atriz comentou sobre esse e outros assuntos, como posicionamento político e o remake da novela “Pantanal”.

Veja +: Juliana Paes revela se aceitaria participar do ‘BBB’

CONFIRA!

MARIA MARRUÁ

No remake da novela “Pantanal”, que ainda está em fase de desenvolvimento, Juliana Paes interpretará Maria Marruá, mãe da protagonista Juma. A atriz contou que fez umas mudanças na rotina para encarar a personagem.

“Parei de fazer unha e sobrancelha. Amo mudar para os personagens. Parte do meu trabalho de criação acontece depois da caracterização, do figurino. Mas é um mixed feelings porque é difícil abrir mão de pequenas vaidades. É besteira fazer a unha? É, mas estou acostumada”, disse ela.

Veja +: Haters: Comentário em vídeo polêmico de Juliana Paes fez Agatha Moreira repensar suas postagens na internet

Juliana ainda revelou que não teve a expectativa de ser chamada para fazer a protagonista.

“Quando falo que vou fazer ‘Pantanal’, as pessoas dizem ‘ah, vai fazer a Juma’. Digo que é a mãe dela e me perguntam: ‘Mãe? Como assim?’. Só passei a pensar nisso depois dessa repercussão. Eu achei muito natural, me vejo como a mãe, já estou entregue a esse momento. Jamais criei a expectativa de ser a Juma. Acho que é uma forma de eu me defender desse mundo que, às vezes, não é bacana com as mulheres mais velhas”.

Veja +: Juliana Paes alfineta com post político e web reage: ‘Não cansa de passar vergonha’

ENVELHECIMENTO

Juliana Paes também afirmou que à medida que a idade avança, diminui o número de personagens bons.

“Papeis para mulheres de meia idade não estão aí disponíveis na feira. Ainda se faz muita dramaturgia para jovem. O que pode melhorar o cenário é o mercado de streaming, que tem uma variação de temáticas, de abordagens. Isso talvez abra o leque. O público também está mudando, sabe bem o que quer assistir”, afirmou.

Veja +: Relembre quando Juliana Paes recebeu a vacina contra a Covid-19

No entanto, a artista afirmou que não se assusta com o envelhecimento.

“Não que assuste, mas demanda atenção. Envelhecer na frente da TV é difícil, envelhecer ainda é um tabu. Por outro lado, hoje há mais ferramentas. Botox, laser, fios, enzimas para estimular colágeno. Claro que vou me cuidar, o público quer isso, mas preciso escolher bem para não entrar nesse trem desenfreado. Está todo mundo ficando com a mesma expressão. Também quero ter minha marquinha de expressão”, disse.

Veja +: Juliana Paes mostra conversa divertida com o filho no Whatsapp

POLÍTICA

Em junho deste ano, Juliana Paes compartilhou em sua conta no Instagram um vídeo em que critica a forma como a médica Nise Yamaguchi foi tratada na CPI da Covid. A atriz foi cobrada por amigos e fãs de não ter um posicionamento político e rebateu com outro vídeo que deu o que falar.

“Fiquei instável, me desestabilizou. Pensei: ‘Fui respeitosa, não fui agressiva. O que pode ter feito surgir algo raivoso?’. Talvez tenha subestimado meu poder de opinião. Tomou uma proporção maior do que eu podia alcançar. Eu vivia um momento ótimo, cuidando das crianças, mas comecei a receber mensagens e indiretas que me trouxeram aquela velha sensação de angústia. Não fiz aquilo para ninguém, só queria falar de mim. Talvez tenha levantado a bola sobre uma questão séria que vivemos, a dificuldade de conversar sem romper. E também sobre a real liberdade de escolha em se posicionar”.

“O debate público está falido. Ninguém está disposto a ouvir o outro, ninguém conversa de verdade. As pessoas precisam estar mais comprometidas com o resultado de seus debates do que ganhar ou perder uma guerrinha virtual. Debater ideias não tem a ver com atacar, colocar o outro no lugar de quem não sabe nada, dizer que ele vive em uma bolha porque não concorda com tudo o que você diz. Nunca defendi político, defendo a livre circulação de ideias. Quero que as pessoas possam defender suas ideias não importando qual é o espectro político partidário a que essa ideia corresponde”, completou.

Veja +: Juliana Paes se pronuncia após Bolsonaro desrespeitar jornalista: ‘Péssimo, deselegante’

Juliana foi muito cobrada por se posicionar sobre a gestão do governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus.

“Se teve uma coisa que eu fiz foi apoiar a vacina. A gestão da pandemia foi desastrosa. Tudo foi resolvido no gatilho, no improviso. Mas adianta eu falar sobre isso todo dia? Até que ponto é eficaz na resolução do problema ou está gerando mais briga e polarização? Cada vez que se fala algo somos colocados de um lado da trincheira. A gente tem que poder se sentir livre para falar ou calar sem ser taxado de militante ou omisso. Meu partido é o diálogo”.

Veja +: Juliana Paes abandona os cachos para atuar em Pantanal

PERDAS

Em 2018, Juliana Paes chegou a ficar rouca por semanas até que exames constataram edemas e cistos nas cordas vocais.

“Marquei a cirurgia, mas veio a pandemia e não fiz. Faço exercícios vocais constantemente. Foi um processo bem difícil e doloroso. Não consigo mais atingir algumas notas. Quando fiz os exames, pensei: ‘Meu Deus, vou ficar muda?’. A médica disse teria que me acostumar com outro timbre. É como perder um pedacinho do braço, um talento. Sempre adorei cantar e tinha isso disponível para os meus personagens. Se eu for a um karaokê agora, tenho que cantar outras músicas. Falo rindo, mas isso, junto com uma estafa mental, de trabalho, e de perdas pessoais, mexeu fundo. Desencadeou uma crise de ansiedade que nunca tinha vivido”, disse.

A atriz passou por muitas perdas e não conseguiu digerir direito o luto, pois estava em época de gravações.

Veja +: Juliana Paes relembra clique sensual e pede: ‘Por mais dias felizes’

“Primeiro foi minha cachorra, Chloé. Ela estava há 21 anos comigo. Já esperava a morte dela. O problema foi a forma… Ela morreu afogada na minha piscina. Uma semana depois, foi meu tio mais próximo, irmão da minha mãe. Depois de sete dias, meu tio favorito, com quem eu tinha uma mentoria espiritual. Foram perdas próximas e não consegui viver o luto porque estava gravando”.

Durante a novela “A Dona do Pedaço”, Juliana Paes começou a sofrer com crises de ansiedade, mas como ela sempre foi muito alto astral nem a família acreditava que ela não estava bem.

“Durante a A Dona do Pedaço, comecei a sentir uma sensação de angústia, palpitações e crises de labirintite. Via tudo tontear em cena, com o texto na cabeça. Pedi ajuda, e um médico começou a me acompanhar. Como sou essa pessoa que está sempre rindo, alegre, o entorno não credibilizasse essas dores, como se eu não estivesse autorizada a ficar triste. Isso me atrapalhou muito nesse processo, até com a família”.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:

The Masked Singer Brasil: Renata Ceribelli é a segunda fantasia revelada

Médium diz que casou com fantasma de Michael Jackson

VIRGINDADE EM CENA: Assim como Cora, relembre outros personagens virgens das novelas

Giovanna Ewbank encanta com ensaio em família e surpreende com nova coleção de roupa

Mirella relembra traição e bate boca com Raíssa Barbosa: ‘Seja mulher para assumir’

Tags: ,