Justiça manda Danilo Gentili apagar postagens gordofóbicas contra Thaís Carla

Por - 18/03/22

Danilo Gentili e Thais CarlaFoto: Divulgação e reprodução/ Instagram @thaiscarla

Por determinação da Justiça da Bahia, Danilo Gentili terá que excluir as publicações de cunho gordofóbico feitas nas redes sociais sobre Thais Carla. A influenciadora digital bailarina afirma que o apresentador e comediante se apropriou de seus vídeos, divulgados profissionalmente nas redes sociais, e passou a divulgá-los, incluindo piadas de tom “jocoso” e “degradantes’. No processo, a ex-dançarina plus size de Anitta, alega ainda que foi vítima de preconceito pelo comediante.

Leia +: Governo censura comédia de Danilo Gentili após acusações de pedofilia

A ação da bailarina foi feita em tutela de urgência e a liminar foi concedida pelo juiz João Batista Perez Garcia Moreno Neto, da 2ª VSJE de Causas Comuns Comarca de Salvador (BA), na última segunda-feira, 14 de março.

“Alega, ainda, que o demandado é famoso no país inteiro, por valer-se de comédia preconceituosa e pejorativa contra populações minoritárias, socialmente vulneráveis, como negros, pessoas gordas, com deficiência, mulheres e LGBTQIA+, para promover seus trabalhos de stand-up comedy, inclusive na TV”, diz a determinação judicial.

Leia +: Thaís Carla acusa Maíra Cardi de gordofobia

Na decisão, o juiz João Batista Perez Garcia Moreno Neto considerou que os documentos e vídeos anexados no processo evidenciam que o apresentador além de divulgar os dados pessoais e imagem da autora sem autorização, a expôs, ridicularizando-a com diversas frases preconceituosas.

“Da análise da documentação acostada pela autora, evidencia-se, num juízo de cognição preliminar, que a atitude do réu extrapolou os limites da liberdade de expressão”

Leia +: Thais Carla tem vídeo repostado por Miley Cyrus no Instagram

Na primeira decisão sobre o caso, proferida em 9 de março, o juiz João Batista Perez Garcia Moreno Neto determinou o prazo de cinco dias para que o titular do The Noite apagasse todos os conteúdos relacionados à autora da ação de suas páginas no Twitter e Instagram, sob pena de multa diária de R$ 150 em caso de descumprimento. Além disso, Thaís pede o pagamento de indenização de R$ 30 mil por danos morais diante do uso indevido da imagem e nome, para fins lucrativos, em tom vexatório, bem como por preconceito e discriminação (gordofobia). Até o fechamento desta matéria, os tweets permaneciam na página do apresentador.

SAIBA DETALHES DO PROCESSO

Thaís Carla afirmou, no processo, feito pelos advogados Janaína Abreu e Ives Bittencourt, da Abreu e Bttencourt Advocacia e Consultoria Jurídica, que recebeu diversos ataques e comentários de ódio de internautas, gerados através das postagens de Danilo Gentili. Com quase três milhões de fãs na web, a dançarina e influenciadora digital costuma fazer postagens sobre o preconceito contra pessoas gordas e procura ao máximo elevar a autoestima. Segundo os advogados da influenciadora,

Leia +: Thaís Carla diz ter sido vítima de preconceito de nutricionista

Gentili faz comentários ofensivos sobre a dançarina desde 2019. Em um deles, o comunicador ironiza a “boa forma” atribuída à modelo plus size escrita em uma reportagem sobre ela. Em outro tuíte, o artista também debochou de uma notícia em que destacava que a bailarina havia reclamado do tamanho do assento de um avião: “Eu nunca vi essas pessoas reclamarem que a cadeira do McDonald’s é pequena”, disse o apresentador do SBT.

No processo, a defesa de Thais explicou como as postagens problemáticas afetavam o trabalho da empresária. “Alega que foi vítima de preconceito pelo demandado, o qual apresenta manifestada fobia e aversão às pessoas às quais não considera semelhante”.

Leia +: Instagram censura foto de Thais Carla seminua

“De forma desumana, cruel, perseguidora e insensível, utilizando de maneira irresponsável o debate sobre a liberdade do humor e de maneira falaciosa o direito à expressar-se livremente, o Réu expõe e ridiculariza a Autora em seu trabalho, incitando ódio, perseguições virtuais e discursos discriminatórios que, na medida em que atingem diretamente a pessoa exposta, causa uma série de danos morais, psicológicos e existenciais”, diz trecho do processo.

A dançarina quer que a ação inspire não só pessoas gordas que são vítimas de postagens pejorativas, mas também outras vítimas de ódio e invisibilização na internet: “Fiz isso não só por mim. Internet não é terra de ninguém. Tudo tem consequências. Não devemos sofrer caladas”, disse ela.

Vale destacar que esta foi a primeira vez que houve um amparo direto para violações gordófobicas, um marco histórico para toda comunidade plus. O humorista carioca Léo Lins, de 39 anos, é namorado de Aline Mineiro, que esteve confinada no reality “A Fazenda 13”, da Record TV.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino