Notícias às 15:33

K-pop: BTS, BLACKPINK e até Maroon 5 recebem certificado de platina na Coreia do Sul

Reprodução/Instagram/Divulgação

Na última quinta-feira (8), a Gaon Chart, um dos principais sistema de charts (que analisam vendas e reproduções musicais) da Coreia do Sul liberou os dados recentes dos números para álbuns, downloads e streamings. BTS, BLACKPINK e outros grupos foram citados, atingindo marcas de sucesso na plataforma.

No sistema da Gaon, os disco ganham certificados de platina quando conseguem vender 250.000 cópias físicas do CD. Mas quando número aumenta para Para ficar claro, o Gaon Chart, um dos principais charts do país, certifica os álbuns de platina assim que alcançam 250 mil em vendas. Assim que chegam a um milhão ou mais que isso, o certificado muda para "milhão", assim, simples.

Em relação ao download, um artista ou grupo consegue a medalha de platina com 2,5 milhões de arquivos baixados, e diamante ao bater os 10 milhões. Para streaming, os números ficam ainda maiores. Ao chegar a marca de 100 mihões de reproduções, é platina, e um bilhão torna-se certificado "bilhão".

K-pop: Rosé, do BLACKPINK, lança o MV de Gone. Assista!

Veja as conquistas

 

Álbum

SHINee conseguiu o primeiro certificado de platina por Don’t Call Me. O girl group TWICE conseguiu um certificado duplo de platina por Eyes wide open, assim como o TXT e o mini-álbum minisode1 : Blue Hour. Vale lembrar que é dupla platina por terem vendido 500 mil cópias.

Download de música

Apesar de ter sido lançada em 2019, Boy With Luv, parceria do BTS com a cantora Halsey, o primeiro certificado de platina da canção veio agora, ficando atrás de Taeyeon por Four Seasons e Chungha por Gotta Go.

Streaming de música

Teve gente que conseguiu esse número expressivo e ficou acima de BLACKPINK e o hit How You Like That. Foi o cantor solo Maktub com To You My Light e o certificado duplo platina. Give You My Heart, de IU, também apareceu na lista.

Os norte-americanos da banda Maroon 5 surpreenderam ao serem mencionados com a música Memories. Parece que são sucessos no país asiático, né?!

Confira o ABC dos grupos mais populares do K-pop
BTS retorna ao trabalho com o lançamento de Film Out

Notícias Relacionadas