Karen Junqueira sobre estupro: ‘Meu silêncio não ajuda em nada’

Por - 27/01/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Cerca de cinco meses atrás, a atriz Karen Junqueira revelou publicamente que foi vítima de um estupro aos 12 anos. A violência marcou a vida da artista, mas hoje ela transformou a dor em uma força para ajudar outras pessoas, por isso quer criar uma campanha para conscientizar pais e responsáveis.

Karen Junqueira relata estupro aos 12 anos por pai de amiga

“Antes de decidir publicar a carta aberta, eu pensava: 'O meu silêncio não ajuda em nada'. Então, eu quis transformar o que eu vivi em algo positivo. Reparei que, em muitos casos, muitas mulheres abriam a boca depois de se posicionar", contou ela em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

"Também tenho conversado com uma psicóloga que é perita judicial e trabalha com casos parecidos. Ela tem me ajudado a montar a campanha. A ideia é conscientizar os pais para falar em casa sobre educação sexual", explicou ela.

Karen enfatizou que acredita ser um assunto importante ainda muito norteado pelo preconceito e desinformação.

"Fazer isso não se trata de ensinar precocemente sobre sexo, mas de promover o diálogo. A gente precisa diminuir esse tabu”, disse.

Karen Junqueira e Rodrigo Medina terminam casamento

Por experiência própria, a atriz, que está no ar com a reprise de Haja Coração, esperou muito tempo para de fato contar a respeito do que viveu aos pais e, consequentemente, às outras pessoas.

“Há muitas crianças que nunca contaram nada aos pais, por vergonha, culpa ou medo de serem ameaçadas. Porque muitas vezes o abusador é um conhecido da família. Eu fiz quase dez anos de terapia e, para mim, foi um processo de libertação falar. Eu tirei um peso das costas", afirmou.

"Compreendi que as palavras podem ser poderosas também para que isso não volte a acontecer com outras pessoas. Compreendo que cada um tem o seu tempo de superar e entender, mas, quando a criança não tem essa liberdade em casa, depois de adulto vêm os fantasmas. Hoje acredito que temos que massificar essas informações para que cheguem ao máximo de pessoas possível”, concluiu ela, incisiva.

Karen Junqueira comparece a pré-estreia de A Vida em Si

---