Kirk Douglas comemora 100 anos nesta sexta-feira

Por - 09/12/16

O ator Kirk Douglas, pai da também estrela de Hollywood Michael Douglas, celebra 100 anos de vida nesta sexta-feira (9). O antigo ator, apelidado de ‘lenda viva’ do cinema por muitos, estreou em 1946, depois de uma infância marcada por dificuldades econômicas. Batizado como Issur Danielovitch, Kirk cresceu era de um bairro pobre de Nova York, onde os pais, vindos da Bielorrússia, escolheram viver.

Numa autobiografia, publicada em 1988, Douglas descreveu a pobreza que se perpetuava no lar da família: “O meu pai, que era negociador de cavalos na Rússia, arranjou um cavalo e uma pequena carroça e tornou-se um sucateiro, comprando trapos velhos, peças de metal, e outras tralhas em troca de moedas de 10, 5 e 1 centavos de dólar… até na rua de Eagle, uma das zonas mais pobres da cidade, onde todas as famílias tinham dificuldades, o sucateiro estava no último degrau da escada. E eu era o filho do sucateiro”.

Depois de ter servido os EUA na II Guerra Mundial e dispensado por lesões de guerra, Kirk regressou à cidade de Nova York, onde começou por trabalhar em radionovelas, publicidade e no teatro. Depois de várias mostras de talento no cinema, foi em seu oitavo filme que Douglas se afirmou na sétima arte, com o filme Champion, de 1949, e que lhe valeu a nomeação para o Oscar. As décadas de 50 e 60 o eternizaram como um dos melhores atores da época, contracenando com as atrizes mais populares, como Laura Bacall e Eve Miller.

Foi também nos anos 50 que Douglas conheceu aquela que apelida como alma gêmea, Anne Buydens, com quem casou em 1954, depois que o primeiro matrimônio, com Diane Douglas, durou oito anos.

“Tive a sorte de encontrar a minha alma gêmea há 63 anos. Acredito que o nosso maravilhoso casamento e as nossa ‘hora dourada’ de conversa ao serão ajudaram-me a sobreviver a tudo”, revelou o ator, ainda com 99 anos, à publicação Closer Weekly, no início do mês de dezembro.

Os anos sessenta marcaram também a estreia de Kirk como produtor na obra Spartacus, que também protagonizou. A película custou mais de 11 milhões de euros (algo que hoje seria R$ 37 milhões), notabilizando-se como uma das produções mais caras até então.

Mais de uma década depois, em 73, o pai de Michael Douglas decidiu passar para trás das câmeras e sentar-se na cadeira de diretor no set de filmagem de Scalawag. O êxito que até então acompanhava Kirk, que havia debutado em televisão um ano antes, não saudou a estrela de Hollywood na função de diretor e o ator e produtor apenas produzir mais um filme, dois anos depois.

Com presença em tantos filmes e séries, 91 no total, Kirk Douglas se prepara para o centenário com 27 premiações na prateleira, entre elas dois Globos de Ouro. Sem nunca ter conquistado um Oscar durante os seus anos na ativa, a Academia reconheceu seu talento em 1996 com o Oscar Honorário.

Kirk Douglas, cuja festa do 100º aniversário é organizada por Michael Douglas e Catherine Zeta-Jones, terá a presença de cerca de 200 pessoas, entre amigos e família. Preocupado com os outros, o astro disse: “O meu único trabalho é permanecer saudável e descansado para que possa marcar presença de forma encantadora. E, claro, dar um discurso pequeno e ‘intemporal’ que terei de praticar com o meu terapeuta de modo que as pessoas me entendam”.