Notícias às 12:10

Leonardo Machado morre aos 42 anos, em Porto Alegre

Divulgação

Foi confirmada, ainda na noite da última sexta-feira (28), a morte de Leonardo Machado. O ator lutava, desde 2016, contra um câncer no fígado.

Conhecido por participações em projetos da Rede Globo, o gaúcho marcou presença em três minisséries e quatro novelas da emissora carioca.

Além das produções especiais da RBS TV, Leonardo participou de projetos como Na Forma da Lei e Viver a Vida, novela exibida em 2010.

Por mais de dez anos, Leonardo Machado foi a cara do Festival de Cinema de Gramado, sendo um dos apresentadores do evento. Em 2009, ganhou o Kikito de Melhor Ator pelo filme Em Teu Nome, em que interpreta um estudante durante a ditadura militar.

Em mais de 20 anos de carreira, foram 14 peças de teatro. A mais recente, Fala do Silêncio, ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo do Porto Alegre em Cena, no ano passado.

No cinema, Leonardo Machado atuou em 36 curtas-metragens e 23 longas. A produção mais recente estreou nesse ano. Em Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, o ator vive o melhor amigo do personagem de Edson Celulari.

Leonardo deixa dois longas que ainda não estrearam. Em Legalidade, do diretor Zeca Britto, ele interpreta Leonel Brizola, e no filme A Cabeça de Gumercindo Saraiva, de Tabajara Ruas, Leonardo interpreta o Capitão Francisco.

O ator vai ser velado neste sábado (29), na Sala Álvaro Moreyra do Teatro Renascença, em Porto Alegre, das 10h às 17h. Após o velório, ele será cremado, no Crematório Metropolitano, em cerimônia fechada para amigos e familiares.