Loki: o que esperar da ambiciosa série da Marvel no Disney+

Por - 09/06/21

Divulgação/Disney+ e Marvel Studios

A Marvel pretende fazer de 2021 seu grande ano em questão de lançamentos, e já está caminhando para sua terceira série original do Disney+: “Loki”.

Depois do sucesso de “Wandavision” e “Falcão e o Soldado Invernal”, “Loki” promete ser ainda mais ambiciosa e importante para o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), e nós do OFuxico separamos o que esperar da produção.

Confira o que esperar de Loki!

Carisma de Loki

Ao longo desses 13 anos de lançamento de filmes da Marvel, Loki (Tom Hiddleston) se destacou como um dos personagens mais amados de todos os tempos, não sendo surpresa nenhuma ele ter sua própria série.

Quase nenhum outro antagonista/anti-herói do UCM chegou a ter tanto desenvolvimento quanto o Deus da Trapaça, que tenta dar um golpe no trono de Asgard em “Thor (2011)”, ajuda na invasão chitauri em “Os Vinagdores (2012)”, decide auxiliar Thor em “Thor: O Mundo Sombrio (2013)”, se reconecta à família em “Thor: Ragnarok (2017)”, morre pelas mãos de Thnaos no início de “Vingadores: Guerra Infinita (2018)” e uma versão de outra realidade, similar à de “Os Vinagdores (2012)”, foge com o Tesseract em “Vingadores: Ultimato (2019)”, devendo ser o ponto de partida para a série.

Para poder se familiarizar com todos estes acontecimentos e estar ainda mais preparado para “Loki”, é possível maratonar todos estes filmes no Disney+.

Multiverso e viagem no tempo

Como citamos acima, o Loki que vamos acompanhar na série é uma versão alternativa do que morreu em “Vingadores: Guerra Infinita”, que vai se aproveitar de um deslize dos heróis mais poderosos da Terra em “Vingadores Ultimato” para escapar com o Tesseract.

Todavia, já podemos notar nos trailers que essa fuga não deve durar muito tempo, pois ele deve ser capturado e levado à Autoridade de Variância de Tempo (TVA – Time Variance Authority), a agência encarregada de manter o multiverso em ordem, e é aqui que temos o trunfo da série.

A trama deve abordar a ida de Loki a diversas realidades alternativas da que conhecemos, permitindo uma história fora do padrão e recheada de possibilidades, trazendo um frescor ao Universo Cinematográfico Marvel.

TVA

Já que falamos da TVA, hora de descrever como funciona esta agência liderada por Mobius (Owen Wilson) e que deve ser tão protagonista da série quanto o próprio Loki.

Com ares de repartição pública, o local conta com funcionários uniformizados — alguns até de roupa social e gravata — e bem asseados, sem falar em bastante focados em suas funções específicas. E entre os elementos visuais característicos de um escritório, estão ali estações de trabalho com mesas, papeladas, unifilas, elevadores, computadores, recepcionista, seguranças e outros.

Porém, essa descrição se aplica apenas ao estereótipo físico do TVA, que por si só já provoca uma certa estranheza, levando-se em conta sua disparidade com o universo que Loki habita. Mas a pergunta que não quer calar é: para que realmente serve essa força de autoridade?

Na trama, a força é uma organização burocrática responsável por manter a ordem do tempo e espaço. Basicamente, eles podem predeterminar o que acontece no passado, presente e futuro e ficam de olho com quem brinca com viagens no tempo. Se algo for feito para alterar a história ou o curso do futuro, a TVA vai processor o acusado como um criminoso do tempo, e ele será julgado.

A TVA apareceu pela primeira vez nos quadrinhos de “Thor” na década de 1980. Naquele momento, a força foi apresentada como uma autoridade que tinha por objetivo manter o multiverso em ordem, assim como suas linhas de tempo. Entretanto, o órgão era apenas secundário nas historinhas, e agora ganha status de protagonista.

A TVA é protagonista da série no mesmo nível que o Loki

Outros Loki’s

Uma das maiores possibilidades (e mais interessantes, diga-se de passagem) de se explorar o Multiverso, é mostrar outras versões do Loki, que devem dar a cara por aqui no decorrer dos seis episódios, afinal,a  versão protagonista é inclusive chamada de “variante” diversas vezes nos trailers.

Aparentemente, duas versões puderam ser vistas nos trailers: o Loki Presidente (referenciando um quadrinho da Marvel na época das eleições de 2016, critica a Donald Trump) e, basicamente no modo “piscou, perdeu”, um Loki Rei de Asgard, se sentando no trono da cidade dourada.

Versão do Loki como presidente dos Estados Unidos

Por conta de fotos vazadas das filmagens, a Lady Loki é uma das mais pedidas e maiores apostas para dar as caras, sendo a versão alternativa do Deus da Trapaça mais conhecida do público.

Outra versão alternativa do Loki nos Quadrinhos é o Kid Loki, e a confirmação de Jack Veal no elenco da série em um papel não revelado só aumentou ainda amis as expectativas para interpretar este personagem.

Convenhamos, o ator mirim de fato lembra o Loki, não é mesmo?

Mistura de ação, comédia e confusão

Voltando a aspectos técnicos de “Loki”, ela deve seguir uma diretriz bastante comum ao Universo Cinematográfico da Marvel: uma mistura de ação com comédia.

Pelos trailers, vemos diversas cenas cortadas do Deus da Trapaça em ação, inclusive usando um poder verde que remete a magia em uma delas, além de combates corpo a corpo e com as adagas clássicas do personagem.

Porém, o trailer de apresentação de Mobius revela um tom de comédia que deve ser muito frequente na produção, casando com o humor ácido que o próprio Loki sempre apresentou ter nos outros filmes.

Por fim, a série deve trazer um tom de mistério muito forte, de deixar o espectador curioso para saber o que está acontecendo a cada episódio, similar ao que “WandaVision” fez, deixando os fãs até memso confusos.

Nesse caso, podemos considerar “Loki” a mistura perfeita de “WandaVision” e “Falcão e o Soldado Invernal”, não é mesmo?

Futuro da Marvel

Vamos fechar esta lista falando das teorias e possibilidades de como “Loki” pode se conectar e ser de suma importância ao futuro do Universo Cinematográfico da Marvel.

A maior delas está no fato de se aprofundar e finalmente apresentar de vez o multiverso ao público, temática que deve ser cada vez mais recorrente nas próximas produções e séries.

“What If…”, série em formato de animação da Marvel para o Disney+, reimaginará eventos importantes do universo, ou seja, se passará por todo o multiverso além da realidade principal.

O segundo filme do Doutor Estranho, intitulado “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, já revela em seu título que vai tratar do assunto. Aliás, “Loki” tem como roteirista Michael Waldron, um dos roteiristas do segundo longa do mago supremo, que também vai contar com Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), protagonista de “WandaVision”.

Ainda, caso Kid Loki venha mesmo a aparecer, ele é um importante membro do grupo Jovens Vingadores, cujos participantes estão sendo apresentados aos poucos e devem ganhar destaque futuramente.

E você, está aniamdo para assistir “Loki”?  A série é estrelada por Tom Hiddleston, Owen Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Sophia Di Martino, Wunmi Mosaku e Richard E. Grant. A diretora é Kate Herron, e o roteiro foi assinado por Michael Waldron. Os episódios saem toda quarta-feira no Disney+.

---

Tags: